Água e esgotamento sanitário têm calendário de obras na Mata Norte
A Compesa vem realizando investimentos em água e esgoto em vários municípios da Zona da Mata Norte. Os recursos aplicados já somam R$ 140,3 milhões. Desse total, R$ 21,7 destinam-se a obras em execução e mais R$ de R$ 2,2 milhões foram empregados na regularização do abastecimento de água do município de Glória de Goitá, já concluída. Todas as ações fazem parte da meta do Governo do Estado de universalização do abastecimento de água e melhoria do saneamento para todos os pernambucanos.
Esta semana, o governador Eduardo Campos autorizou a licitação de obras em Ferreiros, no valor de R$ 4 milhões. Aliança, por sua vez, será beneficiada com R$ 360 mil em projetos e R$ 700 mil na reforma da Estação de Tratamento, e Camutanga com R$ 2 milhões em obras previstas para serem iniciadas em março. No mês de abril, será a vez de Paudalho (R$ 8,6 milhões); em maio, Vicência (R$ 2,3 mi-lhões); em agosto, Carpina (R$ 10 milhões). Em Nazaré da Mata, município que tem no turismo cultural rural uma de suas principais atividades econômicas, será construída a barragem de Morojozinho, a partir de setembro. O investimento previsto é de R$ 4 milhões.
Investimentos - Estão em andamento as obras de melhoria do sistema de abastecimento de Lagoa de Itaenga (R$ 3,3 milhões), a serem con-cluídas em maio; e de Lagoa do Carro (R$ 2,4 milhões), em junho. No sistema produtor de Limoeiro o investimento previsto é de R$ 9 milhões. Os trabalhos devem ser finalizados até o mês de junho. Imediatamente, será iniciada a obra de melhoria na rede de distribuição da cidade ao custo de R$ 12 milhões.
Com relação a sistemas de esgotamento sanitário existem três projetos já aprovados. O inicio da execução de dois deles está previsto para 2011: em Limoeiro (R$ 38 milhões) e em Paudalho (R$ 30 milhões). No momento, encontra-se em elaboração o projeto para o sistema de Timbaúba (R$ 560 mil). Em Nazaré da Mata, as obras foram iniciadas recentemente. O investimento é de R$ 7 milhões.
ESPAÇO CRIADO PARA PARA DISCUTIR AS QUESTÕES DE NAZARÉ DA MATA. LEIA, SUGIRA, ELOGIE, CRITIQUE, OPINE E COMENTE.
quarta-feira, 10 de março de 2010
NAZARÉ DA MATA TERÁ 95% DE COBERTURA DE ESGOTO
A COMPESA iniciou as obras de implantação da segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário do município de Nazaré da Mata, na Mata Norte. O projeto prevê a construção de estações elevatórias, emissários, implantação da lagoa de maturação e expansão da rede coletora. Com isto, 95% da cidade será contemplada com esgotamento sanitário.

O investimento é de R$ 7,5 milhões, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, repassados pela Caixa Econômica Federal. Doze mil pessoas serão beneficiadas com ação. O termino dos trabalhos está previsto para março de 2011.
A coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Programas – UGP - da Zona da Mata da COMPESA, Teresinha Borba, destaca que com a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário - SES, Nazaré da Mata passa a ser um referencial em qualidade de vida na Mata Norte. “Poucas cidades em todo estado estão neste nível”, afirmou.
O sistema de esgotamento de Nazaré da Mata teve uma primeira fase concluída em 2007, onde foram implantadas a estação de tratamento de esgoto, duas estações elevatórias, rede coletora, ramal de calçada e mil ligações intradomiciliares que beneficiaram parte do centro da cidade e bairro Eugênio Bandeira. Essa fase do projeto foi bancado através de um convênio de cooperação técnica entre o governo do Estado e o Banco Alemão KFW, que beneficiou também Barreiros e Moreno. Nas três cidades o investimento foi de R$ 37,5 milhões.
Já nesta etapa, serão realizadas obras que vão ampliar a cobertura de esgotamento sanitário da cidade com a implantação de 24.336m de ramais de calçada, mais de 14 mil metros de rede coletora, com diâmetro variando de 150 a 250 mm, construção de quatro estações elevatórias e o mesmo montante de emissários, e complementada a obra da ETE com a implantação de uma lagoa de maturação. A COMPESA pretende aumentar em mais 3 mil ligações intradomiciliares.
Precedendo a execução das obras, uma equipe da área social da companhia vem promovendo ações de cunho educativo, inclusive visita porta-a-porta, visando conscientizar a população para o uso adequado e para os benefícios do sistema, que levará mais saúde e qualidade de vida para a população. Segundo a coordenadora do serviço social da COMPESA, Josabet Araújo, outra meta é explicar a população a importância de fazer a conexão do seu imóvel à rede coletora de esgotos. Ela comenta que “seja por receio a cobrança da tarifa do esgoto ou total desconhecimento dos benefícios para a saúde pública e para o meio ambiente, existem muitos registros sobre clientes que se recusam a fazer a interligação dos esgotos sanitários”. A Avenida Maria Edith, no bairro do Juá, foi a primeira a ser visitada.
A COMPESA também promoveu recentemente uma reunião com representantes da sociedade civil e do poder público, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local onde foram passados detalhes da implantação da obra.
Fonte: http://www.compesa.com.br/

O investimento é de R$ 7,5 milhões, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, repassados pela Caixa Econômica Federal. Doze mil pessoas serão beneficiadas com ação. O termino dos trabalhos está previsto para março de 2011.
A coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Programas – UGP - da Zona da Mata da COMPESA, Teresinha Borba, destaca que com a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário - SES, Nazaré da Mata passa a ser um referencial em qualidade de vida na Mata Norte. “Poucas cidades em todo estado estão neste nível”, afirmou.
O sistema de esgotamento de Nazaré da Mata teve uma primeira fase concluída em 2007, onde foram implantadas a estação de tratamento de esgoto, duas estações elevatórias, rede coletora, ramal de calçada e mil ligações intradomiciliares que beneficiaram parte do centro da cidade e bairro Eugênio Bandeira. Essa fase do projeto foi bancado através de um convênio de cooperação técnica entre o governo do Estado e o Banco Alemão KFW, que beneficiou também Barreiros e Moreno. Nas três cidades o investimento foi de R$ 37,5 milhões.
Já nesta etapa, serão realizadas obras que vão ampliar a cobertura de esgotamento sanitário da cidade com a implantação de 24.336m de ramais de calçada, mais de 14 mil metros de rede coletora, com diâmetro variando de 150 a 250 mm, construção de quatro estações elevatórias e o mesmo montante de emissários, e complementada a obra da ETE com a implantação de uma lagoa de maturação. A COMPESA pretende aumentar em mais 3 mil ligações intradomiciliares.
Precedendo a execução das obras, uma equipe da área social da companhia vem promovendo ações de cunho educativo, inclusive visita porta-a-porta, visando conscientizar a população para o uso adequado e para os benefícios do sistema, que levará mais saúde e qualidade de vida para a população. Segundo a coordenadora do serviço social da COMPESA, Josabet Araújo, outra meta é explicar a população a importância de fazer a conexão do seu imóvel à rede coletora de esgotos. Ela comenta que “seja por receio a cobrança da tarifa do esgoto ou total desconhecimento dos benefícios para a saúde pública e para o meio ambiente, existem muitos registros sobre clientes que se recusam a fazer a interligação dos esgotos sanitários”. A Avenida Maria Edith, no bairro do Juá, foi a primeira a ser visitada.
A COMPESA também promoveu recentemente uma reunião com representantes da sociedade civil e do poder público, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local onde foram passados detalhes da implantação da obra.
Fonte: http://www.compesa.com.br/
Assinar:
Postagens (Atom)