segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CERIMÔNIA DE DIPLOMAÇÃO DO GOVERNADOR, VICE, SENADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS DO ESTADO DE PERNAMBUCO.


Cerimônia de Diplomação dos "eleitos", no Pleito Eleitoral de 2010 no Estado de Pernambuco, aconteceu no Teatro Guararapes.



O primeiro a ser diplomado foi o Governador, reeleito, Eduardo Campos, seguido do Vice-governador, João Lyra Neto e depois os Senadores Armando Monteiro e Humberto Costa. Depois veio a diplomação dos Deputados Federais e dos Estaduais.



A entrega do Diploma representa a confirmação de que o Parlamentar está apto para exercer o mandato, a partir do dia 1º de fevereiro de 2011. As últimas eleições registraram uma renovação de 53% na composição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).




A próxima legislatura vai contar com 22 deputados reeleitos, 22 estreantes, dois que tiveram mandatos anteriores na Casa Joaquim Nabuco, e três que já ocuparam o cargo na condição de suplentes.

A solenidade foi Coordenada pelo Desembargador - Roberto Ferreira Lins, que é o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, e a mesa ainda contou com a participação do Presidente da ALEPE, Deputado Guilherme Uchoa, além de representantes de outros órgãos das Administrações Públicas Federal, Estadual e Municipais.


domingo, 28 de novembro de 2010

FESTIVIDADES DE COMEMORAÇÃO DO DIA DA PADROEIRA DO ANO DE 2010

As festividades de comemoração do Dia da Padroeira de Nazaré da Mata serão realizadas pela Prefeitura Municipal, através do Prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho, NADO, na terça-feira dia 07 de Dezembro de 2010, a partir das 20h e terá como atrações neste dia as Bandas: Forró Calango Aceso, Voadores do Forró, e a atração principal, Saia Rodada.

Neste dia uma grande estrutura será montada para receber estas atrações. Será armado o Palco na Praça Papa João XXIII, popular Praça da Catedral, “vamos relembrar os grandes sucessos do Forró Calango Aceso, curtir as músicas dos Voadores do Forró, e com certeza a população, e em especial a juventude, nazarena, assim como de toda a Região, deverá ir ao delírio, com o ápice da Festa que será o grandioso Show de Saia Rodada, e o importante e que todos que participem do Evento possam divertir-se mais uma vez com muita tranquilidade, com um clima harmonioso e de segurança, o palco principal do irá receber toda estrutura do Show das Bandas, são muitas toneladas de equipamento de som e luz que compõe o espetáculo”, destacou o Prefeito Nado.

O Prefeito Nado, afirmou ainda que a festividade está sendo realizada com muita dificuldade financeira, devido à crise pela qual estão passando os municípios brasileiros, “este é um esforço único de Nazaré da Mata e estamos fazendo tudo o que é possível para realizar esta Festa. Tivemos que fazer muitas contas e negociar com as Bandas, para ter certeza que conseguiríamos fazer a Festa, sem comprometer o pagamento do salário dos servidores”, explicou o Gestor.

“Acreditamos no sucesso da Festa e sabemos da importância econômica que o Evento tem para a cidade, muitos autônomos programam-se para esta Festa e complementam a renda de suas famílias”, afirmou o Prefeito Nado, aproveitando a oportunidade para convidar a todos para se divertirem nas Festividades de comemoração do Dia da Padroeira de Nazaré da Mata, Nossa Senhora da Conceição.

FESTIVIDADES DE COMEMORAÇÃO DO DIA DA PADROEIRA DO ANO DE 2010

As festividades de comemoração do Dia da Padroeira de Nazaré da Mata serão realizadas pela Prefeitura Municipal, através do Prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho, NADO, na terça-feira dia 07 de Dezembro de 2010, a partir das 20h e terá como atrações neste dia as Bandas: Forró Calango Aceso, Voadores do Forró, e a atração principal, Saia Rodada.

Neste dia uma grande estrutura será montada para receber estas atrações. Será armado o Palco na Praça Papa João XXIII, popular Praça da Catedral, “vamos relembrar os grandes sucessos do Forró Calango Aceso, curtir as músicas dos Voadores do Forró, e com certeza a população, e em especial a juventude, nazarena, assim como de toda a Região, deverá ir ao delírio, com o ápice da Festa que será o grandioso Show de Saia Rodada, e o importante e que todos que participem do Evento possam divertir-se mais uma vez com muita tranquilidade, com um clima harmonioso e de segurança, o palco principal do irá receber toda estrutura do Show das Bandas, são muitas toneladas de equipamento de som e luz que compõe o espetáculo”, destacou o Prefeito Nado.

O Prefeito Nado, afirmou ainda que a festividade está sendo realizada com muita dificuldade financeira, devido à crise pela qual estão passando os municípios brasileiros, “este é um esforço único de Nazaré da Mata e estamos fazendo tudo o que é possível para realizar esta Festa. Tivemos que fazer muitas contas e negociar com as Bandas, para ter certeza que conseguiríamos fazer a Festa, sem comprometer o pagamento do salário dos servidores”, explicou o Gestor.

“Acreditamos no sucesso da Festa e sabemos da importância econômica que o Evento tem para a cidade, muitos autônomos programam-se para esta Festa e complementam a renda de suas famílias”, afirmou o Prefeito Nado, aproveitando a oportunidade para convidar a todos para se divertirem nas Festividades de comemoração do Dia da Padroeira de Nazaré da Mata, Nossa Senhora da Conceição.

ENCONTRO DE CONSELHEIROS OFERECIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

No dia 23 de Novembro do ano em curso realizou-se em Nazaré da Mata, no Auditório do Colégio Municipal Dom Mota, um Encontro oferecido pela Secretaria de Educação do Município, em torno da formação de Conselheiros.


Na ocasião, contamos com a magnífica presença da professora Ieda Nogueira, Presidente Nacional da UNCME - União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação, bem como, membro do Conselho Estadual de Educação, pessoa de renome no Estado de Pernambuco, ou melhor no Brasil, que foi a palestrante do Evento.


A presidir os trabalhos da mesa estava o Secretário Municipal de Educação, Aderito Hilton, conjuntamente a sua equipe, todos engajados para promover o Evento tendo como premissa a responsabilidade e atenção aos convidados, pois no pleno estavam presentes representantes dos conselhos do município, e a meta da Secretaria de Educação é fazer as coisas simples com responsabilidade.


Foi um momento de imenso teor democrático, onde a palestrante consegue nos sensibilizar em torno da participação, buscando que os presentes assumam as responsabilidades de conselheiros, intervindo nas questões sócio-político-pedagógicas. Foi um momento riquíssimo, de conhecimento, bem como formação de atitudes.


No ato, o Secretário anuncia que Nazaré da Mata, hoje, preocupada com o desenvolvimento da cidadania, através da gestão pública municipal vem implementando algumas questões que possibilitam o desenvolvimento cidadão, dentre elas a criação de uma casa para os Conselhos Municipais, onde funcionarão todos os Conselhos do Município nesse recinto.


Na oportunidade, os presentes parabenizaram e agradeceram ao Prefeito Nado, por todos os investimentos, e pela atenção, de forma real e prática, ao slogan do Governo. “Prefeitura Nazaré da Mata - Trabalhando pela Cidadania”.

IBGE APRESENTA NOVOS DADOS DA POPULAÇÃO NO PRÓXIMO DIA 5 DE DEZEMBRO

Serão apresentados, no dia 05 de Dezembro de 2010, pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os resultados finais do Censo Demográfico 2010. Dentre as informações a serem reveladas, está a de que o Município de Nazaré da Mata é 62.º em contingente populacional do Estado de Pernambuco.


Realizado, entre os dias 1.º de Agosto e 31 de Outubro, em todos os 5.565 municípios do Brasil, o Censo Demográfico 2010 também mostrou que a Cidade passou a ser o oitavo município mais populoso da Zona da Mata Norte de Pernambuco.


No último Censo realizado em 2000, a população da Cidade era de 29.254 habitantes. Hoje, após a realização do 12º Censo Demográfico brasileiro, o Município apresenta uma população de 30.163 habitantes.


O objetivo do Censo é contar quantos somos e como vivemos, através da análise de características dos domicílios, das relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça e religião.


O Assessor Técnico Especial, Wester Robson, afirmou “que devido ao aumento do contingente populacional do Município, Nazaré da Mata para o índice 1,2 no Fundo de Participação dos Municípios, o que é uma importantíssima questão para a nossa Cidade, uma vez que poderão ser aumentados os investimentos nas áreas da saúde, educação e infra-estrutura, entre outros”.


Além da alteração de faixa do FPM, devido o crescimento populacional, outra questão importante a ser ressaltada é a possibilidade, com a promulgação da EC n.º 58, do aumento do número de vereadores, possibilitando uma maior representatividade da população nazarena.


Os dados de divulgação que estão sendo apresentados pelo Censo, através do site - http://www.censo2010.ibge.gov.br/dados_divulgados/, poderão ser questionados pela Prefeitura de Nazaré da Mata até o dia 24 de Novembro.

NAZARÉ DA MATA RECEBE O PROJETO “ARTE PARA DAR O QUE FALAR”

Artistas Plásticos fazem residência artística e desenvolvem trabalho com jovens surdos em Nazaré da Mata

Nazaré da Mata foi o local escolhido por 06 artistas plásticos pernambucanos que irão fazer residência artística trabalhando, através de Oficinas, com grupo de 60 jovens surdos dos municípios da Zona da Mata, atendidos pelo CREFAS - Centro de Referência e Formação da Criança e Adolescentes Surdos. A ação acontece até o dia 10 de dezembro de 2010, e recebe o nome de “ARTE PARA DAR O QUE FALAR”.

Após este período, o Projeto, cujo financiamento é do FUNCULTURA, ganha exposição permanente dos trabalhos na principal Praça da Cidade e no Parque dos Lanceiros. A abertura será no dia 12/12 com um grande Show e Performance VJ.

Para aplicação das Oficinas serão formadas duplas de artistas que irão, semanalmente, aplicar oficinas de arte para esses jovens, que na segunda metade do Projeto usarão o conhecimento em intervenções urbanas coletivas. Os artistas são Izidório Cavalcanti, Fábio Rafael, Thelmo Cristóvam, Galo de Souza, Jacaré e Mozart Santos.

Além do FUNCULTURA, a “ARTE PARA DAR O QUE FALAR” é apoiado pela Cáritas Regional NE II, Cáritas Suíça, CREFAS e Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata.

CREFAS - Nasceu da solidariedade entre instituições da Suíça (Cáritas Suíça e Associação de Surdos de Zurique) e do Brasil (AMUNAM– Associação das Mulheres de Nazaré da Mata e Cáritas Regional NE II) e presta atendimento a crianças surdas desde 2006.

CONHEÇA COMO CADA ARTISTA IRÁ TRABALHAR

Izidório Cavalcanti – Pesquisa com pintura em objetos pessoais dos alunos criando links de afetividade entre eles;
Fábio Rafael – pesquisa com monotipia e criação de cartazes lambe-lambe;
Galo de Souza – Oficina de grafitagem;
Jacaré – construção de esculturas a partir de sucata realizando trabalhos com garrafas PET;
Mozart Santos – criação de máscaras de molde vazado (stencil) para pintura e teatro de sombras com as mãos e captação de imagens em vídeo com performance VJ, e
Thelmo Cristóvam – pesquisa psicoacústica, em ramo multidisciplinar, que envolve áreas transversais como matemática, física, biologia e música. A intenção é entender como funcionam os processos cognitivos, físicos e biológicos da escuta.

ESTUDANTES NAZARENOS ASSISTEM PEÇA TEATRAL NO CINEMA SÃO LUÍZ

Juntamente a alunos de mais 23 Escolas Públicas do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Cabo, Abreu e Lima, Palmares e Carpina, estudantes da Escola Dom Vieira, situada à Rua Coelho Neto, S/N, no Bairro do Juá, município deNazaré da Mata, assistiram, no último dia 27 de Outubro, no Cinema São Luiz, na Cidade do Recife, à Peça Teatral Holandesa, intitulada - HISTÓRIAS DE ALÉM-MAR. O Espetáculo é patrocinado pelo FUNCULTURA - Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, e relata a vinda do Conde Maurício de Nassau à Pernambuco.


Pela segunda vez que o Espetáculo foi encenado no local para estudantes da Rede Estadual de Ensino, com sessões realizadas às 8h30 e 10h30. No dia 18 de outubro, aconteceu a primeira apresentação que e contou com a presença de cerca de 1.500 mil jovens, e no mês de novembro, o Espetáculo - Histórias de Além-Mar, já têm apresentações agendadas, para ocorrem no Cine-Teatro Polytheama, na cidade de Goiana, assim como no Cinema Theatro Guarany, na cidade de Triunfo.


Desde o ano passado, quando foi lançado, o Espetáculo está refazendo a rota de Nassau aqui no Estado, indo para cidades como Recife, Itapissuma, Igarassu, Itamaracá e Olinda.


O texto do espetáculo é assinado por Carlos Lagoeiro e Bouke Oldenhof, com direção da holandesa Claudia Maoli. No elenco, os pernambucanos Andrêzza Alves, Júnior Aguiar, Arthur Canavarro, Marinho Falcão e Carlos Ferrera.


Os atores, bem versáteis, se vestem com um figurino de época e interpretam desde navegadores e monarcas a índios. Uma lona delimita o espaço cênico, circundado por bandeiras, estandartes, figurinos, baús, atabaques africanos e um boi voador. A peça também conta com a presença de um percussionista.
“É Através do Teatro queremos apresentar a este estudante a importância de Maurício de Nassau, não apenas sócio-econômica, mas também cultural para Pernambuco” frisou um, dos Diretores de Escola, presente no Evento.