domingo, 28 de novembro de 2010

FESTIVIDADES DE COMEMORAÇÃO DO DIA DA PADROEIRA DO ANO DE 2010

As festividades de comemoração do Dia da Padroeira de Nazaré da Mata serão realizadas pela Prefeitura Municipal, através do Prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho, NADO, na terça-feira dia 07 de Dezembro de 2010, a partir das 20h e terá como atrações neste dia as Bandas: Forró Calango Aceso, Voadores do Forró, e a atração principal, Saia Rodada.

Neste dia uma grande estrutura será montada para receber estas atrações. Será armado o Palco na Praça Papa João XXIII, popular Praça da Catedral, “vamos relembrar os grandes sucessos do Forró Calango Aceso, curtir as músicas dos Voadores do Forró, e com certeza a população, e em especial a juventude, nazarena, assim como de toda a Região, deverá ir ao delírio, com o ápice da Festa que será o grandioso Show de Saia Rodada, e o importante e que todos que participem do Evento possam divertir-se mais uma vez com muita tranquilidade, com um clima harmonioso e de segurança, o palco principal do irá receber toda estrutura do Show das Bandas, são muitas toneladas de equipamento de som e luz que compõe o espetáculo”, destacou o Prefeito Nado.

O Prefeito Nado, afirmou ainda que a festividade está sendo realizada com muita dificuldade financeira, devido à crise pela qual estão passando os municípios brasileiros, “este é um esforço único de Nazaré da Mata e estamos fazendo tudo o que é possível para realizar esta Festa. Tivemos que fazer muitas contas e negociar com as Bandas, para ter certeza que conseguiríamos fazer a Festa, sem comprometer o pagamento do salário dos servidores”, explicou o Gestor.

“Acreditamos no sucesso da Festa e sabemos da importância econômica que o Evento tem para a cidade, muitos autônomos programam-se para esta Festa e complementam a renda de suas famílias”, afirmou o Prefeito Nado, aproveitando a oportunidade para convidar a todos para se divertirem nas Festividades de comemoração do Dia da Padroeira de Nazaré da Mata, Nossa Senhora da Conceição.

FESTIVIDADES DE COMEMORAÇÃO DO DIA DA PADROEIRA DO ANO DE 2010

As festividades de comemoração do Dia da Padroeira de Nazaré da Mata serão realizadas pela Prefeitura Municipal, através do Prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho, NADO, na terça-feira dia 07 de Dezembro de 2010, a partir das 20h e terá como atrações neste dia as Bandas: Forró Calango Aceso, Voadores do Forró, e a atração principal, Saia Rodada.

Neste dia uma grande estrutura será montada para receber estas atrações. Será armado o Palco na Praça Papa João XXIII, popular Praça da Catedral, “vamos relembrar os grandes sucessos do Forró Calango Aceso, curtir as músicas dos Voadores do Forró, e com certeza a população, e em especial a juventude, nazarena, assim como de toda a Região, deverá ir ao delírio, com o ápice da Festa que será o grandioso Show de Saia Rodada, e o importante e que todos que participem do Evento possam divertir-se mais uma vez com muita tranquilidade, com um clima harmonioso e de segurança, o palco principal do irá receber toda estrutura do Show das Bandas, são muitas toneladas de equipamento de som e luz que compõe o espetáculo”, destacou o Prefeito Nado.

O Prefeito Nado, afirmou ainda que a festividade está sendo realizada com muita dificuldade financeira, devido à crise pela qual estão passando os municípios brasileiros, “este é um esforço único de Nazaré da Mata e estamos fazendo tudo o que é possível para realizar esta Festa. Tivemos que fazer muitas contas e negociar com as Bandas, para ter certeza que conseguiríamos fazer a Festa, sem comprometer o pagamento do salário dos servidores”, explicou o Gestor.

“Acreditamos no sucesso da Festa e sabemos da importância econômica que o Evento tem para a cidade, muitos autônomos programam-se para esta Festa e complementam a renda de suas famílias”, afirmou o Prefeito Nado, aproveitando a oportunidade para convidar a todos para se divertirem nas Festividades de comemoração do Dia da Padroeira de Nazaré da Mata, Nossa Senhora da Conceição.

ENCONTRO DE CONSELHEIROS OFERECIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

No dia 23 de Novembro do ano em curso realizou-se em Nazaré da Mata, no Auditório do Colégio Municipal Dom Mota, um Encontro oferecido pela Secretaria de Educação do Município, em torno da formação de Conselheiros.


Na ocasião, contamos com a magnífica presença da professora Ieda Nogueira, Presidente Nacional da UNCME - União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação, bem como, membro do Conselho Estadual de Educação, pessoa de renome no Estado de Pernambuco, ou melhor no Brasil, que foi a palestrante do Evento.


A presidir os trabalhos da mesa estava o Secretário Municipal de Educação, Aderito Hilton, conjuntamente a sua equipe, todos engajados para promover o Evento tendo como premissa a responsabilidade e atenção aos convidados, pois no pleno estavam presentes representantes dos conselhos do município, e a meta da Secretaria de Educação é fazer as coisas simples com responsabilidade.


Foi um momento de imenso teor democrático, onde a palestrante consegue nos sensibilizar em torno da participação, buscando que os presentes assumam as responsabilidades de conselheiros, intervindo nas questões sócio-político-pedagógicas. Foi um momento riquíssimo, de conhecimento, bem como formação de atitudes.


No ato, o Secretário anuncia que Nazaré da Mata, hoje, preocupada com o desenvolvimento da cidadania, através da gestão pública municipal vem implementando algumas questões que possibilitam o desenvolvimento cidadão, dentre elas a criação de uma casa para os Conselhos Municipais, onde funcionarão todos os Conselhos do Município nesse recinto.


Na oportunidade, os presentes parabenizaram e agradeceram ao Prefeito Nado, por todos os investimentos, e pela atenção, de forma real e prática, ao slogan do Governo. “Prefeitura Nazaré da Mata - Trabalhando pela Cidadania”.

IBGE APRESENTA NOVOS DADOS DA POPULAÇÃO NO PRÓXIMO DIA 5 DE DEZEMBRO

Serão apresentados, no dia 05 de Dezembro de 2010, pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os resultados finais do Censo Demográfico 2010. Dentre as informações a serem reveladas, está a de que o Município de Nazaré da Mata é 62.º em contingente populacional do Estado de Pernambuco.


Realizado, entre os dias 1.º de Agosto e 31 de Outubro, em todos os 5.565 municípios do Brasil, o Censo Demográfico 2010 também mostrou que a Cidade passou a ser o oitavo município mais populoso da Zona da Mata Norte de Pernambuco.


No último Censo realizado em 2000, a população da Cidade era de 29.254 habitantes. Hoje, após a realização do 12º Censo Demográfico brasileiro, o Município apresenta uma população de 30.163 habitantes.


O objetivo do Censo é contar quantos somos e como vivemos, através da análise de características dos domicílios, das relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça e religião.


O Assessor Técnico Especial, Wester Robson, afirmou “que devido ao aumento do contingente populacional do Município, Nazaré da Mata para o índice 1,2 no Fundo de Participação dos Municípios, o que é uma importantíssima questão para a nossa Cidade, uma vez que poderão ser aumentados os investimentos nas áreas da saúde, educação e infra-estrutura, entre outros”.


Além da alteração de faixa do FPM, devido o crescimento populacional, outra questão importante a ser ressaltada é a possibilidade, com a promulgação da EC n.º 58, do aumento do número de vereadores, possibilitando uma maior representatividade da população nazarena.


Os dados de divulgação que estão sendo apresentados pelo Censo, através do site - http://www.censo2010.ibge.gov.br/dados_divulgados/, poderão ser questionados pela Prefeitura de Nazaré da Mata até o dia 24 de Novembro.

NAZARÉ DA MATA RECEBE O PROJETO “ARTE PARA DAR O QUE FALAR”

Artistas Plásticos fazem residência artística e desenvolvem trabalho com jovens surdos em Nazaré da Mata

Nazaré da Mata foi o local escolhido por 06 artistas plásticos pernambucanos que irão fazer residência artística trabalhando, através de Oficinas, com grupo de 60 jovens surdos dos municípios da Zona da Mata, atendidos pelo CREFAS - Centro de Referência e Formação da Criança e Adolescentes Surdos. A ação acontece até o dia 10 de dezembro de 2010, e recebe o nome de “ARTE PARA DAR O QUE FALAR”.

Após este período, o Projeto, cujo financiamento é do FUNCULTURA, ganha exposição permanente dos trabalhos na principal Praça da Cidade e no Parque dos Lanceiros. A abertura será no dia 12/12 com um grande Show e Performance VJ.

Para aplicação das Oficinas serão formadas duplas de artistas que irão, semanalmente, aplicar oficinas de arte para esses jovens, que na segunda metade do Projeto usarão o conhecimento em intervenções urbanas coletivas. Os artistas são Izidório Cavalcanti, Fábio Rafael, Thelmo Cristóvam, Galo de Souza, Jacaré e Mozart Santos.

Além do FUNCULTURA, a “ARTE PARA DAR O QUE FALAR” é apoiado pela Cáritas Regional NE II, Cáritas Suíça, CREFAS e Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata.

CREFAS - Nasceu da solidariedade entre instituições da Suíça (Cáritas Suíça e Associação de Surdos de Zurique) e do Brasil (AMUNAM– Associação das Mulheres de Nazaré da Mata e Cáritas Regional NE II) e presta atendimento a crianças surdas desde 2006.

CONHEÇA COMO CADA ARTISTA IRÁ TRABALHAR

Izidório Cavalcanti – Pesquisa com pintura em objetos pessoais dos alunos criando links de afetividade entre eles;
Fábio Rafael – pesquisa com monotipia e criação de cartazes lambe-lambe;
Galo de Souza – Oficina de grafitagem;
Jacaré – construção de esculturas a partir de sucata realizando trabalhos com garrafas PET;
Mozart Santos – criação de máscaras de molde vazado (stencil) para pintura e teatro de sombras com as mãos e captação de imagens em vídeo com performance VJ, e
Thelmo Cristóvam – pesquisa psicoacústica, em ramo multidisciplinar, que envolve áreas transversais como matemática, física, biologia e música. A intenção é entender como funcionam os processos cognitivos, físicos e biológicos da escuta.

ESTUDANTES NAZARENOS ASSISTEM PEÇA TEATRAL NO CINEMA SÃO LUÍZ

Juntamente a alunos de mais 23 Escolas Públicas do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Cabo, Abreu e Lima, Palmares e Carpina, estudantes da Escola Dom Vieira, situada à Rua Coelho Neto, S/N, no Bairro do Juá, município deNazaré da Mata, assistiram, no último dia 27 de Outubro, no Cinema São Luiz, na Cidade do Recife, à Peça Teatral Holandesa, intitulada - HISTÓRIAS DE ALÉM-MAR. O Espetáculo é patrocinado pelo FUNCULTURA - Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, e relata a vinda do Conde Maurício de Nassau à Pernambuco.


Pela segunda vez que o Espetáculo foi encenado no local para estudantes da Rede Estadual de Ensino, com sessões realizadas às 8h30 e 10h30. No dia 18 de outubro, aconteceu a primeira apresentação que e contou com a presença de cerca de 1.500 mil jovens, e no mês de novembro, o Espetáculo - Histórias de Além-Mar, já têm apresentações agendadas, para ocorrem no Cine-Teatro Polytheama, na cidade de Goiana, assim como no Cinema Theatro Guarany, na cidade de Triunfo.


Desde o ano passado, quando foi lançado, o Espetáculo está refazendo a rota de Nassau aqui no Estado, indo para cidades como Recife, Itapissuma, Igarassu, Itamaracá e Olinda.


O texto do espetáculo é assinado por Carlos Lagoeiro e Bouke Oldenhof, com direção da holandesa Claudia Maoli. No elenco, os pernambucanos Andrêzza Alves, Júnior Aguiar, Arthur Canavarro, Marinho Falcão e Carlos Ferrera.


Os atores, bem versáteis, se vestem com um figurino de época e interpretam desde navegadores e monarcas a índios. Uma lona delimita o espaço cênico, circundado por bandeiras, estandartes, figurinos, baús, atabaques africanos e um boi voador. A peça também conta com a presença de um percussionista.
“É Através do Teatro queremos apresentar a este estudante a importância de Maurício de Nassau, não apenas sócio-econômica, mas também cultural para Pernambuco” frisou um, dos Diretores de Escola, presente no Evento.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE NAZARÉ DA MATA

Empreendimento, proposto pela COMPESA, a Barragem de Morojozinho, a ser implantada em Nazaré da Mata para reforçar o sistema de abastecimento de água do município.


A Agência Estadual de Meio Ambiente, juntamente com a Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, realizaram a Audiência Pública referente ao empreendimento Barragem de Morojozinho. O evento ocorreu, em Nazaré da Mata, no dia 20 de Outubro de 2010, na Associação Comercial Industrial de Nazaré da Mata, situada na Avenida Otacílio de Azevedo, Bairro do Juá.

O empreendimento, proposto pela COMPESA - Companhia Pernambucana de Saneamento deverá ser, implantado, no Engenho Morojó, em Nazaré da Mata. A barragem será localizada a, cerca de, 6,8 km a oeste da sede do Engenho, tem como finalidade reforçar o abastecimento de água do município de Nazaré da Mata que, atualmente, passa por sérias dificuldades, com um sistema precário de abastecimento.

Durante a Audiência Pública foram discutidos os impactos ambientais, apresentados no EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental), do Projeto de construção da Barragem de Morojozinho, em Nazaré da Mata, nesta que foi uma das etapas cumpridas para a execução do empreendimento. O encontro transcorreu sem polêmicas, havendo apenas alguns questionamentos a respeito da obra e de questões ambientais.

Apesar da realização da Audiência Pública, salientou-se o fato de que a população ainda poderia manifestar-se, em um prazo de dez dias junto à CPRH através do envio de e-mail, por carta ou pessoalmente, apresentando sugestões antes da decisão da concessão da Licença Ambiental, documento imprescindível para serem iniciadas as obras da barragem. Segundo previsão da CPRH, a análise dos estudos de impactos ambientais realizados pela companhia deverá ser concluída em 50 dias.

Segundo o diretor de Controle Operacional da COMPESA, Dr. Sérgio Torres, responsável pela apresentação do Projeto durante a Audiência Pública, que contou com bem mais de 400 participantes, a obra da barragem já foi licitada e a empresa contratada está aguardando apenas a análise da CPRH dos estudos ambientais para liberação da licença, quando só então a obra poderá ser iniciada.

“Este projeto é muito importante para Nazaré porque vai permitir a regularidade do fornecimento de água da cidade num horizonte de 20 anos, acabando assim com o colapso do abastecimento no verão, levando parte da população a ser atendida por carros-pipa”, enfatizou Sérgio Torres.
Nazaré da Mata não foge a regra da maioria dos municípios da região da Mata Norte, que enfrentam deficiências de produção por escassez de fontes hídricas. Sérgio Torres adiantou que o projeto da barragem é simples e deverá ser concluído em seis meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.

Por sua vez, os resultados do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, foram apresentados, pela Sra. Simone Souza - Técnica da Consultoria contratada pela COMPESA, que durante cerca de 40 minutos, explicou todas as fases do diagnóstico e avaliações dos impactos ambientais sobre este empreendimento. “O trabalho foi executado por uma equipe de 14 profissionais, que após análise dos impactos positivos e negativos do projeto, indica a bacia hidrográfica escolhida pela COMPESA como a melhor alternativa para construção da barragem”, frisou Simone Souza.


O Relatório de Impacto Ambiental da Barragem de Morojozinho está disponível no Site do CPRH, desde o mês de agosto, que também disponibiliza a versão impressa do documento em seu Centro de Documentação e Informação Ambiental. O documento aborda questões relativas à implantação e operação do empreendimento, bem como os impactos ambientais e suas medidas de mitigação e compensação.


Uma equipe de mobilização social coordenada pela Agência Ambiental percorreu os municípios de Nazaré da Mata e Buenos Aires, divulgando o Evento em diversos segmentos das duas localidades, a exemplo de Prefeituras Municipais, Secretarias de Infra-Estrutura e Meio Ambiente, além de Organizações Não-Governamentais, entre outros órgãos, e principalmente a própria população. O trabalho considerado importante, uma vez que tem como principal objetivo informar sobre a importância da participação numa Audiência Pública para aqueles moradores a serem beneficiados pelo empreendimento, e foi percebido através do grande contingente de participantes.


A barragem será construída em uma área de 6.24 hectares no Engenho Morojó, localizado no próprio município de Nazaré da Mata, o acesso à Barragem de Morojozinho será feito por meio BR-408, na altura do trevo de acesso ao município de Buenos Aires. Do trevo, através da PE-059, percorrem-se três quilômetros até se chegar ao Engenho Coqueiro, do lado direito dessa rodovia, está localizada uma estrada que leva ao Engenho Morojó, onde passa o Rio Morojozinho, sobre o qual está planejada a construção da referida Barragem, e deverá beneficiar cerca de 40 mil pessoas.

A Barragem de Morojozinho irá regularizar o abastecimento de água de Nazaré da Mata, que enfrenta problemas de falta de água, principalmente no verão, quando cai o nível dos rios que atendem a Cidade, e terá a capacidade de acumular 3,1 milhões de metros cúbicos de água, o que permitirá a retirada de 58 litros de água por segundo. O investimento ultrapassa a casa dos R$ 4 milhões.

MAIS DE 14 MILHÕES TERÃO ACESSO A BANDA LARGA ATÉ FIM DO ANO

Até o final do ano, 100 cidades brasileiras vão ter acesso à Internet por meio de Banda larga, beneficiando mais de 14 milhões de pessoas. A informação é da Telebrás.


O Leilão para contratação de equipamentos e serviços do PNBL - Plano Nacional de Banda Larga foi aberto no dia 29 de Outubro de 2010 e teve o resultado divulgado, na última sexta-feira, dia 05 de Novembro de 2010. A empresa PADTEC, única brasileira na disputa, foi à vencedora. Com isso, caberá à empresa iluminar as fibras ópticas já instaladas em diversas Regiões do País para possibilitar a transmissão de dados, visando a implantação da Internet de Banda larga. A PADTEC vai oferecer soluções baseadas na tecnologia DWDM - Dense Wavelength Division Multiplexing, para compor a rede nacional de telecomunicações da Telebrás.


Segundo o presidente da Telebrás, Rogério Santana, a meta do PNBL é garantir Internet em alta velocidade e baixo preço a mais de 40 milhões de pessoas até 2014, com planos de até R$ 35,00 (trinta e cinco reais) e velocidade mínima de 512 Kbps. Hoje, há no País cerca de 12 milhões de usuários de banda larga. A escolha das primeiras localidades levou em consideração critérios como a distância da linha de fibras ópticas, de até 50km, o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, além da proporção de acessos no município.


Santana anunciou que haverá mais dois leilões neste mês. O pregão para a aquisição de programas de computador, os softwares, e serviços será realizado no dia 19 de novembro, enquanto, o Leilão para contratar enlaces de rádio digital para distribuir o sinal até a sede dos municípios contemplados pelo PNBL está marcado para o dia 22 de novembro.

Vale salientar que o Leilão da Telebrás, atende às regras da Medida Provisória 495/2010, que dá preferência às empresas que têm fábrica no País.
Em Nazaré da Mata, através da ATI - Agência de Tecnologia do Estado de Pernambuco, órgão do Gorno do Estado, a Empresa CMTech - Soluções em Tecnologia (http://www.cmtech.com.br/) está realizando, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, os estudos e a elaboração do Projeto para a interação do município com o pólo de tecnologia da informação de Pernambuco e fortalecimento dos vínculos de cooperação com o Governo do Estado de Pernambuco e o Governo Federal.

O Secretário de Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, José Humberto, declarou: “que a universalização da Banda larga é uma política estratégica para qualquer País, seja para o aumento da produtividade das empresas, como também, para o acesso à informação, acredito que a intenção do Governo Federal, através da implantação do PNBL é dar acesso à infraestrutura para os que hoje não conseguem contratar a Rede e oferecer o serviço em diversas cidades combatendo as disparidades sociais e econômicas, principalmente no que diz respeito ao acesso à informação, servindo para aumentar a eficiência do Estado, que terá um canal direto com a população”.


“Há questões de demanda a serem resolvidas no país, e que geram grande gargalo, uma delas é o fato de mais de 32 milhões de usuários, que podem pagar pelo serviço de banda larga, não terem acesso à Rede por falta de infraestrutura, outro problema diz respeito às pessoas que não têm acesso por morarem em regiões pobres do país, onde a banda larga ainda não chegou, porém com o PNBL o acesso à banda larga, pelos seus custos e dificuldades operacionais para assistir às populações menos favorecidas, que vivem em regiões distantes dos grandes centros urbanos brasileiros, passará a ser uma realidade. É a Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, Trabalhando pela Cidadania, também no fomento a Tecnologia”, concluiu o Secretário José Humberto.

FESTIVAL CANAVIAL SERÁ REALIZADO EM NAZARÉ DA MATA E EM OUTRAS REGIÕES

Com inéditos Encontros gigantes de Sanfoneiros, Mestres e Cirandeiros, assim como a realização de Seminários, Palestras e Shows, e também muitas outras manifestações artísticas, deverão movimentar as Cidades de Nazaré da Mata, e também, Tracunhaém, Aliança, Condado e Vicência neste período de final de ano.

Mais uma vez a diversidade cultural, presente na Zona da Mata Norte, do Estado de Pernambuco, estará reunida. Esse encontro ocorrerá durante o FESTIVAL CANAVIAL, que em sua versão 2010, tem inicio previsto para o próximo dia 19 de Novembro e programação que se estenderá até o dia 04 de Dezembro, o Festival promove desde a valorização da cultura regional da mata norte até ações de incentivo à leitura.

Vale salientar que mais uma vez a festa acontece não só em um lugar, mas em vários lugares, mais especificamente em 05 cidades, em Nazaré da Mata, Tracunhaém, Aliança, Condado e Vicência, abrigando uma programação bem extensa, incluindo encontros de mestres, sanfoneiros e cirandeiros, apresentações de maracatus e caboclinhos. Além disso, teremos espaços voltados para seminários e palestras, além da presença de diversos educadores fomentando à leitura para lugares onde não se tem acesso aos livros.


Outras manifestações artísticas estarão presentes nas oficinas de xilogravura, contação de histórias, concurso de redação e recital de poesias.


Novamente a programação desenvolvida para o Festival Canavial se apresenta através de Projetos premiados pelo Ministério da Cultura e pela FUNDARPE, consolidando, ainda mais, uma política cultural para a região da Mata Norte, através de um Festival que tem como objetivo contribuir com as políticas públicas da região, que a algum está integrada ao Movimento Canavial, responsável pela existência do grande número de projetos executados pelos Pontos de Cultura e grupos culturais da região.

As atrações se concentrarão em sete pontos de cultura escolhidos pelo Ministério da Cultura e pela FUNDARPE, pelas Escolas, Praças e Logradouros públicos, Engenhos, Distritos e Sedes dos grupos culturais. O evento, orçado em R$ 352 mil, pode ter uma segunda etapa a realizar-se no mês de Dezembro.

MARACATU DE NAZARÉ DA MATA É TEMA DE UM LIVRO DE FOTOGRAFIAS LANÇADO EM RECIFE

O Fotógrafo recifense Rildo Moura lançou seu olhar sobre o Maracatu Rural com o livro “Cores do Maracatu”, com imagens que traduzem toda a beleza do maracatu rural através das pessoas que o compõem. O Evento aconteceu na Livraria Cultura, na cidade do Recife, no último dia 21 de Outubro, às 19h.

Tradição secular da cultura brasileira, o Maracatu Rural seduz pela beleza cênica, pelo valor de sua simbologia e pelo seu colorido extravagante, notável, por exemplo, na figura mais que característica do Caboclo de Lança. Essa riqueza visual foi captada pelo fotógrafo Rildo Moura, no seu livro CORES DO MARACATU.

Até o momento do desfile, muito se passa para que Caboclos de Lança surjam com suas minimalistas indumentárias nas Ruas de Nazaré da Mata. Todo o processo que envolve a tradição popular do Maracatu Rural, doravante será contado, em fotos, no livro CORES DO MARACATU, que o fotógrafo recifense Rildo Moura lançou dia 21 de Outubro de 2010, às 19h, na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, Bairro do Recife.

Para executar este belíssimo trabalho, apoiado pela Chesf, Rildo Moura foi até Nazaré da Mata, que é considerada a Terra do Maracatu Rural, no período de Carnaval e nos Encontros de Maracatus que ocorrem na Cidade. Registrou todo o processo que guia a celebração da “guerra bonita”, indo desde a confecção das fantasias e adereços até a apresentação em si, por meio de imagens que foram capturadas, com cliques, sobre as pessoas que dão vida a este folguedo carnavalesco do Município.

Ele esteve por três anos, participando com espectador, e fotografando, em Nazaré da Mata, Cidade Pólo do Carnaval Pernambucano, do Encontro de Maracatus, evento que reúne a maior concentração de Maracatus Rurais do Estado de Pernambuco, e as fotos do livro exploram toda a beleza desta arte.

O diferencial deste trabalho de Rildo Moura é que ele não se limitou a capturar apenas o folguedo popular, mas se preocupou em registrar as pessoas que o compõem e sua dedicação aos detalhes: a preparação dos caboclos de lança, as baianas enfeitadas nos seus vestidos, os artesãos preparando as indumentárias, o rei e a rainha à espera do cortejo.

E assim Rildo moura conseguiu registrar, desde a confecção das roupas, na qual acontece o cuidadoso bordado dos adereços, passando pelos momentos em que o Rei e a Rainha estão desfilando com todo o cortejo, pelas ruas nazarenas, após saírem das suas Sedes, até o Encontro de Maracatus, momento do ápice das manifestações, que ocorre na segunda-feira de Carnaval, na Praça Papa João XXIII, popular Praça da Catedral, situada no Centro de Nazaré da Mata.

Nesta empreitada, contou também com orientações de Walter Firmo, renomado fotógrafo carioca, que conheceu durante um workshop no Recife, e que assina o prefácio do livro e orientou na construção do título.

RILDO MOURA – Começou como fotógrafo de “brincadeira”, em 1986, após receber seu primeiro salário e comprar uma câmera. O hobby foi ganhando importância em sua vida graças a um crescente desejo pelo apuro técnico. A partir de 2000, Rildo passa a investir mais seriamente na carreira, tendo participado de grupos de fotografia e mostras coletivas, como o PASPATU e o CAFÉ TORTONI, em São Paulo.

Atualmente, é membro, da seção pernambucana, da FOTOTECH - Associação de Fotógrafos. Em 2008, publicou Teatro de Santa Isabel – Guia Fotográfico, com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura da Cidade do Recife, revelando detalhes geralmente ignorados daquele teatro.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE NAZARÉ DA MATA: RECEBE PRÊMIO GESTOR NOTA 10

O Secretário de Educação, Aderito Hilton, foi contemplado com o Prêmio Gestor Nota 10, oferecido pela Obregon Congressos e Feiras, que por contenção de despesas não viajou para participar da solenidade. A premiação homenageou secretários municipais, durante o Educando 2010, que aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de Novembro, no Salão do Recanto das Águas Resort Spa, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A premiação é uma homenagem ao Secretário pelo trabalhado desenvolvido ao longo do não de 2010 a frente da Secretaria de Educação do Município de Nazaré da Mata.

A Pesquisa realizada pela Obregon Congressos e Feiras, destacou 100 municípios de todo o Brasil, e entre eles Nazaré da Mata é a referencia em Educação da Mata Norte.
Os critérios adotados, pelo Instituto, requerem todos os investimentos e valorização dos alunos e profissionais na área de educação, com o desempenho, avaliados pelos índices exigidos pelo FUNDEP, com aplicações de recursos sendo um dos critérios de maior rigorosidade.

Este é mais um dos prêmios recebido pelo Secretário, Aderito Hilton, ao longo de sua gestão. Além do Prêmio Gestor Nota 10, ele já foi agraciado na gestão compreendida entre os anos de 2000 e 2004, com inúmeras premiações, sendo destacado entre os melhores Secretários de Educação de todo o país, que se destacaram em um universo de mais de 5 mil municípios.

De acordo com o Secretário os Prêmios são o resultado de investimentos sérios, onde a prioridade é o aluno. “Reformamos Escolas, e autorizamos a contrução de uma nova, trabalhamos pela qualificação de professores, lutamos pela qualidade da educação infantil”.
O Secretário, Aderito, enfatizou que muito foi feito, mas que o caminho é longo. “Conseguimos melhorar o Índice da Educação Básica do Município, e tivemos resultados expressivos em nosso Município, mas isso é apenas o começo de um trabalho que ainda irá gerar muitos frutos”.

Aderito Hilton assumiu a pasta da Secretária de Educação em 2009, desde lá vem trabalhando para transformar a forma como é feita a educação no município. “Queremos que nossos alunos do ensino público tenham as mesmas condições de aprendizado que os alunos do ensino particular. Podendo disputar de igual para igual no mercado de trabalho, e isso, só será possível com a parceria e comprometimento do Prefeito NADO, dos nossos professores, coordenadores e gestores escolares”.

PRÊMIO GESTOR NOTA 10: EDUCANDO 2010

O Educando 2010 traz com ele a 5ª Jornada Nacional de Gestores da Educação, onde serão premiados os gestores destaques nacionais no ano de 2010 com o Premio Gestor Nota 10.
Esse Prêmio é o mais importante na área da Educação, onde avalia, e destaca, nacionalmente na área da Educação, seus principais administradores.
As lideranças das Secretarias de Educação e de outras instituições públicas ou privadas deste segmento poderão participar, buscando e levando do Evento as ideias inovadoras e bem sucedidas apresentadas.

PREFEITURA DE NAZARÉ DA MATA E LIGA DESPORTIVA COMEMORAM O SUCESSO DA FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL 2010

O Cruzeiro Futebol Clube é Campeão do Campeonato de Futebol de Nazaré da Mata do ano de 2010.

O Cruzeiro Futebol Clube venceu o Campeonato Municipal de Futebol Amador de Nazaré da Mata, em sua Edição 2010, com uma série de jogos equilibrados em todos os aspectos: disciplinar, físico e tático.

A Prefeitura de Nazaré da Mata e a Liga Desportiva comemoraram o grande sucesso de um dos principais Eventos Esportivos do Município - o Campeonato Municipal de Futebol Amador, cuja organização é da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, através do Secretário Leonardo Martins.

O Cruzeiro Futebol Clube manteve a regularidade no torneio, com isso venceu seus adversários. E na grande final o Cruzeiro Futebol Clube bateu o Veneno Esporte Clube, pelo placar de 2 x 1, e com se diz na gíria do futebol “de virada é mais gostoso”, depois de estar vencendo por 1 x 0 no primeiro tempo o Veneno não suportou a pressão Cruzeirense e tomou a virada, quem estava no Estádio Alfredo Coutinho assistiu o duelo da juventude contra a experiência, e acreditem mesmo o futebol sendo um esporte de força e preparo físico, nesta final prevaleceu a experiência dos jogadores do Cruzeiro que souberam impor seu ritmo e neutralizar o Veneno da equipe adversária literalmente falando.

Comandada pelo Técnico Reginaldo a equipe do Cruzeiro Futebol Clube usou a categoria de alguns dos seus jogadores para vencer a meninada do Veneno. E o Cruzeiro torna-se assim com todos os méritos, a equipe que veio da Zona Rural que mais ganhou títulos em Nazaré da Mata contabilizando, três Títulos de Campeão Nazareno.

A final do Campeonato Municipal de Futebol Amador ocorreu no domingo 19 de Setembro de 2010, a partir das 14h30min no Estádio Alfredo Coutinho, no Bairro do Juá, sendo merecido também o destaque para a arbitragem da Final do Campeonato que ficou por conta do árbitro da Federação Pernambucana de Futebol, Enéias Leite.

O Prefeito NADO afirmou que: “É bom saber que as práticas esportivas estão acontecendo como deveriam. O futebol da nossa Cidade sempre foi motivo de orgulho e por isso deve ser objeto de investimento, ao passo que mantém seus seguidores praticando atividades físicas, formando-os e incluindo-os na sociedade como cidadãos, e também, mantendo-os longe de atividades escusas e das drogas”.

O Secretário Leonardo Martins, declarou: “É assim que tem que ser. Este foi o compromisso assumido pelo Prefeito NADO durante a sua campanha, e esta sendo cumprido, uma vez que, a proposta do Governo Municipal é sempre dar total apoio ao esporte amador em nosso Município”.

“Parabenizo o excelente trabalho dos Clubes nazarenos, de todos os desportistas do futebol da nossa Cidade envolvidos com o Campeonato, e principalmente do Presidente da Liga desportiva de Nazaré da Mata, e meu amigo, Joás Candido Dias. É a Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, Trabalhando pela Cidadania, também no Esporte”, concluiu o Secretário Leonardo Martins.

NAZARÉ DA MATA É INCLUÍDA NO PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA

O Governo Federal anunciou a Lista dos Municípios, incluídos no Plano Nacional da Telebrás, e Nazaré da Mata é um dos contemplados.


O Governo anunciou na sexta-feira, 27 de Agosto de 2010, a Lista das 100 primeiras cidades que serão cobertas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) além das 16 capitais já divulgadas anteriormente. Segundo o Presidente da TELEBRÁS, Rogério Santanna, a relação contempla municípios da Região Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Entre as cidades pernambucanas contempladas estão Carpina, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Paudalho, Limoeiro e Aliança.

Segundo o Executivo, mesmo em cidades de maior porte, a exemplo de Campinas e Guarulhos, em São Paulo, a rede será expandida para a periferia, de modo a promover a universalização do acesso à banda larga. Rogério Santanna afirmou que mais de 50% (cinquenta por cento) dos Municípios escolhidos têm índice de penetração inferior a 0,19% (zero vírgula dezenove por cento) no acesso.

A escolha foi feita pelo grupo responsável por ditar as ações prioritárias do programa federal, o Comitê Gestor dos Programas de Inclusão Digital (CGPID). Antes do anúncio, era esperado somente a lista de cidades das regiões Nordeste e Sudeste, das 15 capitais e do Distrito Federal. Entretanto, foram incluídos seis municípios de Goiás e outros seis de Tocantins. A expectativa é que mais de 14 milhões de pessoas sejam beneficiadas.

Nesse primeiro momento, Rogério Santanna afirmou que a TELEBRÁS não vai operar diretamente no fornecimento do serviço ao consumidor final. Os agentes desse processo serão pequenos provedores locais, que terão de ofertar internet com velocidade mínima de 512 Kbps ao preço máximo de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). “A qualidade do acesso também será maior do que a ofertada pelo mercado e nada impedirá que o provedor atendido possa ofertar velocidade maior”, concluiu, ao se referir ao mínimo de 512 Kbps para os usuários. Em 2011, 1.063 outras cidades serão cobertas e, segundo o presidente da Telebrás, até 2014 todo o país terá conexão pelo PNBL.

De acordo com Rogério Santanna é necessário que haja a manifestação dos provedores para que o serviço possa ser ofertado para o consumidor final. Caso não haja interesse das empresas, a Telebrás deverá aguardar nova definição do CGPID sobre os critérios para oferta direta do serviço ou trocar as cidades por outras enquadradas no mesmo perfil.

As operadoras de telefonia já oferecem serviços de banda larga em 97 das 100 cidades contempladas pelo PNBL. A informação é do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), que divulgou ontem nota oficial. Segundo a entidade, a meta do governo de chegar a 4.283 municípios até 2014 será ultrapassada pela iniciativa privada já em dezembro deste ano. Atualmente, as redes fixas de banda larga já estão presentes em mais de 4,8 mil municípios e, segundo o Sinditelebrasil, as empresas instalarão suas redes (backhaul) em todos os 5.565 municípios brasileiros até o final deste ano.

A entidade critica que, além de demandar a duplicação da infra-estrutura já existente, a lista divulgada pelo governo contempla cidades com média de Índice de Desenvolvimento Humano - IDH de 0,7 (zero vírgula sete), considerado médio-alto numa escala que vai de zero a 1. Segundo o Sinditelebrasil, além de banda larga fixa, pelo menos três operadoras móveis ofertam serviços de internet rápida pelas redes de terceira geração (3G).

Sobre o critério usado pelo governo de seleção de cidades que estão num raio de 50 quilômetros dos chamados Pontos de Presença (PoP), que dão acesso à rede principal de fibras ópticas (backbone).

Veja a lista das 100 primeiras cidades do PNBL:

Alagoas: Arapiraca, Messias, Palmeira dos Índios, Joaquim Gomes, Pilar e Rio Largo.

Bahia: Feira de Santana, Itabuna, Camaçari, Governador Mangabeira, Eunápolis, Governador Lomanto, Muritiba e Presidente Tancredo Neves.

Ceará: Sobral, São Gonçalo do Amarante, Quixadá, Barreira, Maranguape e Russas.

Espírito Santo: Cariacica, Domingos Martins, Conceição da Barra, Piúma, São Mateus, Vila Velha e Itapemirim.

Goiás: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Águas Lindas de Goiás, Itumbiara e Alexânia.

Maranhão: Imperatriz, Paço do Lumiar, Presidente Dutra, Porto Franco, Grajaú e Barra do Corda.

Minas Gerais: Barbacena, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Ibirité, Sabará, Uberaba, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.

Paraíba: Campina Grande, Campo de Santana, Araruna, Riachão, Dona Inês, Bananeiras e Duas Estradas.

Pernambuco: Carpina, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Paudalho, Limoeiro e Aliança.

Piauí: Piripiri, Campo Maior, José de Freitas, Piracuruca, Batalha e São João da Fronteira.

Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Nova Iguaçú, São Gonçalo, Piraí, Mesquita, Rio das Flores, Duque de Caxias e Casimiro de Abreu.

Rio Grande do Norte: Santa Cruz, Nova Cruz, Passa e Fica, Parnamirim, Lagoa d´Anta, Extremoz e Açú.

Sergipe: Nossa Senhora da Glória, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Japaratuba, São Cristóvão, Carira.

São Paulo: Campinas, Guarulhos, Pedreira, Serrana, Conchal, Embu e São Carlos.

Tocantis: Gurupi, Araguaína, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Wanderlândia e Porto Nacional.

NAZARÉ DA MATA SERÁ CONTEMPLADA COM UMA NOVA LOJA DA COMPESA

A Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA, através de um projeto de ampliação de seus serviços de atendimento, vai inaugurar, até o final deste ano, 04 (quatro) novas Lojas de Atendimento nas cidades de Nazaré da Mata, Tamandaré, Timbaúba e Cabo de Santo Agostinho.

As unidades de Atendimento, que serão instaladas nestes municípios, ofereceram aos consumidores, serviços como emissão da 2.ª via de fatura mensal, parcelamento de débitos, alteração cadastral, registro de reclamações, entre muitos outros.

Segundo informações fornecidas por Dirigentes da COMPESA, 18 (dezoito) Lojas de Atendimento já foram inauguradas em todo o Estado nos últimos três anos, sendo destas 16 (dezesseis) no Interior do Estado e outras 02 (duas) localizadas na Região Metropolitana do Recife.

A última Loja de Atendimento, inaugurada e, colocada em funcionamento a disposição da população foi aberta no último dia 1.º de Setembro na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado.

Ao todo o investimento, por parte da COMPESA, gira em torno dos R$ 2 milhões, que estão incluídos, entre outros, custos a aquisição de equipamentos, reformas do espaço físico, sistemas e treinamento de pessoal.

Segundo o Diretor Comercial da COMPESA, Décio Padilha, é importante estar cada vez mais perto dos clientes e oferecer um serviço ainda melhor. “Queremos que o cliente possa vir aqui não apenas registrar reclamações. O objetivo é que o cidadão saiba que aqui ele terá seus problemas resolvidos. Esse é o nosso maior desafio, mas estamos prontos para enfrentá-lo”, destacou Padilha.

Os espaços são confortáveis, dentro do padrão uniforme de identidade visual adotado pela COMPESA. Além disso, todos são bem localizados, perto de pontos de referência, como Bancos, para facilitar o acesso da população.

De acordo com Décio Padilha, “este conjunto de ações faz parte da política da COMPESA de descentralizar o atendimento ao público e de se aproximar dos usuários, propiciando agilidade, comodidade na solução de pendências e solicitação de serviços”.

Para o Prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho - NADO, “com uma estrutura física reformulada e moderna, a Loja de Atendimento, irá oferecer um maior acesso a mais aproximação entre a população nazarena e a COMPESA. Mais este equipamento que será instalado em nossa Cidade, é de grande importância para os munícipes, uma vez que estes passarão a contar com uma nova unidade, com um projeto moderno, de fácil acesso e muito bem localizado para resolver inúmeras questões”.

“Ações como esta da implantação desta Loja de Atendimento da COMPESA em Nazaré da Mata, que era uma antiga reivindicação da comunidade, ocorre graças a importantes parcerias firmadas junto ao Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura de Nazaré da Mata, visando beneficiar a população de nossa Cidade. Graças a um grande esforço político-administrativo conseguimos mais essa realização durante nossa Administração, cessando assim mais um ciclo de perdas, consolidando de vez em Nazaré da Mata, um novo ciclo de conquistas e realizações, completou NADO.

Fonte: COMPESA - Companhia Pernambucana de Saneamento.

SUCESSO DO DESFILE CÍVICO É COMEMORADO PELA PREFEITURA DE NAZARÉ DA MATA

As principais Ruas do centro de Nazaré da Mata foram, completamente, tomadas pela população nazarena, na terça-feira (07 de Setembro de 2010), para acompanhar o desfile cívico do Município. A grande concentração aconteceu na Praça Papa João XXIII, popular Praça da Catedral, onde estava o Palanque principal, no qual a Administração Municipal realizava a entrega dos Troféus de participação as Escolas que abrilhantavam o evento com suas participações, trazendo diversos temas atuais e muito interessantes, além das apresentações das Bandas Marciais e Fanfarras, que literalmente empolgavam o publico durante to o percurso.

Durante a manhã, após a Cerimônia de asteamento das Bandeiras, as escolas de nível fundamental realizaram suas apresentações, com suas crianças transbordando de alegria e satisfação devido à participação neste ato de civismo. Já durante a tarde, que estava ensolarada, aconteceram os desfiles das demais Escolas localizadas no Município, fato que trouxe um grande número de pessoas às ruas. As famílias estiveram presentes para acompanhar seus filhos desfilar ou simplesmente para prestigiar o evento cívico.

Todos os estabelecimentos de ensino municipais, estaduais e também rede privada de Nazaré da Mata, que se apresentaram pelas principais ruas, recebiam um grande carinho e atenção das pessoas que lotavam as calçadas, e por suas vez retribuíam com evoluções super entusiasmadas.

O Secretário Municipal de Educação, Aderito Hilton, ressaltou a importância de um Evento, desse porte, e com toda a organização e envolvimento, para o município de Nazaré da Mata. “Podem ficar certos que esse Desfile é a culminância das comemorações da Semana da Pátria, que todas as escolas trabalharam ao longo de toda a semana. Hoje, estamos vivenciando o ápice desse sentimento de patriotismo e cidadania. Essa prática é trabalhada com nossos alunos no dia a dia, pois sabemos que a maior missão da escola é formar cidadãos”, apontou o Secretário.

O Prefeito Nado, o Vice-Prefeito Maurício Andrade, Secretários Municiais além de diversas autoridades acompanharam o desfile. “É o momento de civismo e cidadania. Comemoramos um dos dias mais importantes do nosso País. Como Prefeito, eu estou muito contente de participar de mais este Desfile, onde temos as mais diferentes manifestações cívicas. Há uma semana também em comemoração à Semana da Pátria, estamos realizando atividades que estão diretamente ligadas a este espírito de civismo e patriotismo nas Escolas Municipais, com total participação dos estudantes. E hoje durante o desfile, percebo que não é diferente, os nazarenos entendem claramente a importância desta comemoração”, afirmou O Prefeito Nado.

O Vice-Prefeito, Maurício Andrade, também ressaltou a importância do Desfile como estímulo ao patriotismo e à cidadania e que a independência é sempre uma condição permanente do ser humano. “Temos sempre lutado pela independência em todos os campos da sociedade. Por isso, o dia 07 de Setembro é a data para manifestamos o nosso civismo e o sentimento de nação”, destacou Mauricio.

BANDA TICUQUEIROS DE NAZARÉ DA MATA REALIZA SHOW EM CAMPINAS APRESENTANDO A RIQUEZA CULTURAL DO NORDESTE

Banda Nazarena, “Ticuqueiros”, realiza um grande Show na cidade paulista de Campinas, e apresenta repertório que é uma mescla de rock e ritmos populares.


O Site da Companhia de Turismo - www.campinas.com.br, afirmava para os milhares de usuários da Rede, que os moradores de Campinas e da Região que não fossem viajar no fim de semana prolongado, compreendido entre 04 e 07 de Setembro de 2010, teriam como principal opção: curtir, de graça, o som vibrante dos Ticuqueiros, uma Banda de Nazaré da Mata, interior de Pernambuco, que mescla rock com ritmos populares nordestinos (Maracatu de baque solto, Cavalo-marinho, Coco de roda, Ciranda, Bloco rural e Forró pé-de-serra).

Os Ticuqueiros se apresentaram no dia 05 de Setembro de 2010, às 15h30min, no Sombalanço, do SESC - Campinas, que fica localizado na Rua Dom José I, 270/333, Bonfim. (19) 3737-1500 e teve entrada gratuita.

Na Zona da Mata Norte de Pernambuco, ticuqueiro é o trabalhador rural que, por ordens do feitor, faz a “limpa”, tira a “ticuca”, determinada área de plantio de cana-de-açúcar, o mesmo que “quadra”.

É o ticuqueiro quem, na maioria das vezes, forma os folguedos populares, o maracatu de baque solto, o cavalo-marinho, o coco, a ciranda, o bloco rural, o forró. Tudo é elaborado por ticuqueiros que, com a chegada do verão e o começo do corte da cana, colocam seus 'brinquedos' para ensaiar. O nome da banda é uma referência a este trabalhador rural, personagem fundamental na cultura musical da mata norte.

Os músicos de Nazaré da Mata foram os responsáveis por grandioso Show, que recebeu muitos elogios tanto da crítica especializada, quanto dos espectadores. O grande público que esteve presente ficou satisfeito, empolgado e impressionadíssimo com a apresentação dos Ticuqueiros.

Para a grande alegria e servindo de motivo de orgulho para a população de Nazaré da Mata, a Banda Ticuqueiros realiza apresentações em turnê pelo Sudeste do Brasil. Em suas apresentações desde sua criação, os Ticuqueiros, levam, e elevam, o nome de Nazaré da Mata por onde passam, realizando apresentações que encantam os espectadores.

Os Ticuqueiros conseguiram se estabelecer, graças à coragem e ao grande talento de seus integrantes, tornado-se hoje uma referencia da musicalidade da Mata Norte, de Pernambuco e porque não dizer, do Brasil.

A população de Nazaré da Mata está sorrindo cheia de orgulho, destes grandes garotos, que divulgam por onde passam a cidade de Nazaré da Mata e a cultura da cana-de-açúcar de Pernambuco, através de suas musicas e com seus Shows.

Criada em 2001 em Nazaré da Mata, a banda é resultado do encontro desses jovens nas tradicionais escolas de música da cidade, e produz letras que traduzem o dia-a-dia do homem do interior e seu universo. O primeiro CD dos Ticuqueiros foi lançado em 2007, DOS CANAVIAIS DA ZONA DA MATA, traz 15 faixas que remetem à riqueza cultural e musical da zona da mata norte de Pernambuco.

CABOCLOS DE LANÇA, PAPANGUS E CIRANDEIROS DESFILARÃO NA SAPUCAÍ EM 2011

O Maracatu de Nazaré da Mata, os Papangus de Bezerros e a Ciranda de Abreu e Lima estarão no enredo da Escola de Samba Carioca, Império da Tijuca, que desfilará no Grupo A com tema que remete à cultura popular

Na tarde desta quarta-feira, dia 18 de Agosto de 2010, o carnavalesco Severo Luzardo esteve no Recife para anunciar que duas das referências culturais de Pernambuco vão ganhar destaque no desfile que a Império da Tijuca realiza na Sapucaí no Carnaval 2011. O Carnaval pernambucano vai invadir a Marquês de Sapucaí mais uma vez. Depois da homenagem ao frevo, realizada em 2008 pela Mangueira, agora é a vez de o Maracatu de Nazaré da Mata, dos Papangus de Bezerros e da Ciranda de Abreu e Lima, animarem a festa no Rio de Janeiro.

As manifestações populares do Estado estarão presentes no enredo da escola Império da Tijuca, que desfilará no grupo A do Carnaval 2011 com o tema: O MUNDO EM CARNAVAL – UM OLHAR SOBRE A CULTURA DOS POVOS. A idéia de incluir as Festas Populares de Pernambuco partiu do próprio carnavalesco da Escola, Severo Luzardo, que afirmou: “Durante a pesquisa, procuramos por carnavais que tivessem como marca a originalidade, queremos fugir do lugar-comum”, a estética e a cultura dos papangus capturaram logo a atenção do carnavalesco. “Fiquei encantado pelo visual e pelo fato de que movimenta muitos artesãos locais para ser produzido, não é uma coisa fabricada”, conta.

A partir do contato com a Secretaria de Turismo de Bezerros em busca de apoio, a equipe da escola de samba também conheceu os carnavais de Abreu e Lima e Nazaré da Mata. “Os papangus acabaram abrindo caminho para outros aspectos culturais do Estado. O bordado dos caboclos de lança e a autenticidade das cirandas também me impressionaram bastante”, concluiu Luzardo.

A visibilidade que o desfile no Sambódromo dará para o Carnaval no interior de Pernambuco é a principal motivação para o apoio das prefeituras envolvidas no samba-enredo. “Será uma ótima oportunidade para divulgar a cultura dos municípios pernambucanos, além de valorizar o trabalho dos artesãos locais”, esclareceu Sérgio Aroucha, que é o Presidente da ASTUR - Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco. Os próprios artistas de Bezerros, por exemplo, estão criando as fantasias que serão usadas no Rio de Janeiro. “Paulo Câmara, Secretário de Turismo do Estado, “disse que o governo vai apoiar os municípios, mas não antecipou valores”, concluiu Sérgio Aroucha.

Pernambuco figurará no Sambódromo, no desfile ao lado de festas populares do mundo todo, uma vez que a Escola Império da Tijuca irá apresentar as diferentes festas celebradas no período momesco pelos continentes: da famosa Veneza à desconhecida Trinidad e Tobago, assim como os Carnavais da Bolívia e da República Dominicana. Nos últimos anos, além da homenagem ao centenário do frevo, a cultura regional também fez bonito na avenida em 2002, no desfile da Escola Império da Tijuca, que teve como tema a obra do escritor Ariano Suassuna. A Império da Tijuca será a quinta agremiação a desfilar no Sábado de Zé Pereira. Entra na Marquês de Sapucaí com cinco carros alegóricos, um deles destinado às folias brasileiras.

O Secretário de Turismo e Cultura de Nazaré da Mata, Dario Veiga, não só explicou o porquê da exuberância do Carnaval de seu Município como contou um pouco a respeito da origem da folia no local, “as roupas são verdadeiras obras-de-arte bordadas por trabalhadores rurais, gente analfabeta, mas muito habilidosa. Por isso, a Império da Tijuca terá uma ala que representará o maracatu rural. Nossa proposta é formar cinco grupos que produzam 100 fantasias, o equivalente a cerca de R$ 100 mil. O Maracatu representa o estado de Pernambuco como um todo, mas sua origem está mesmo na Zona da Mata, na época da escravidão”.

Diferentemente das duas outras Cidades, que garantem a participação no desfile mesmo sem o aporte do governo do Estado, o Secretário de Turismo e Cultura de Nazaré, explica que sem a parcela de R$ 100 mil do Governo ficará impossível a fabricação das roupas. “Já enviamos DVD para os cariocas aprenderem os passos do maracatu rural, estamos em contato com os artesões locais - na maioria cortadores de cana, trabalhadores rurais - para a confecção do figurino, que é bordado a mão. A vontade de levar o caboclo de lança para a Sapucaí é muito grande, mas o custo é muito alto”, avalia Dário Veiga.

PREFEITURA DE NAZARÉ DA MATA CONCLUI REFORMA DA ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR OSVALDO NEVES DE ALBUQUERQUE MARANHÃO

Prefeitura de Nazaré da Mata inaugura reforma na Escola Doutor Osvaldo Neves de Albuquerque Maranhão, localizada no Engenho Limeirinha.

O prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho – NADO – inaugurou, na noite do ultimo sábado, 14 de Agosto de 2010, obras de reformas na Escola Municipal Doutor Osvaldo Neves de Albuquerque Maranhão, localizada no Engenho Limeirinha, que atende aos alunos de Limeirinha, e que a partir, já da próxima segunda-feira, 16 de Agosto, os estudantes vão estudar em uma estrutura melhor, segura e mais confortável. São diversas melhorias, que irão beneficiar diretamente o aprendizado dos estudantes e oferecer mais conforto e segurança a eles, professores e funcionários. A solenidade também marcou as comemorações do dia do estudante.

Entre as reformas realizadas na Escola, a Prefeitura entregou a recuperação do teto de toda a Escola, assim como a recuperação do piso do pátio, das salas de aula, dos banheiros, além de promover a troca do piso da cozinha, que também ganhou balcão e mobiliário, novos, e teve todo sua rede hidráulica substituída, juntamente com os banheiros, masculino e feminino, que também tiveram todas as conexões trocadas, e substituição da rede elétrica.

A Escola Municipal Doutor Osvaldo Neves de Albuquerque Maranhão é mais uma unidade de ensino completamente reformada entregue pelo Prefeito NADO desde o início da gestão, que destacou a importância de um espaço alegre e aconchegante, para despertar nas crianças a vontade de aprender. “São obras como essa que ressaltam o nosso compromisso com a educação no Município de Nazaré da Mata. Somos sabedores de que a escola é a extensão da casa dos alunos e, por isso, estamos muitíssimo felizes com esse compromisso realizado. É, sobretudo, um grande investimento na rede de educação, pois, com qualidade nas condições de trabalho dos professores e de ensino para os alunos, contribuímos para a formação de cidadãos e cidadãs de bem”, declarou o Prefeito.

O Prefeito ainda acrescentou: “Nos pautamos a Administração em três, principais, frentes de investimento na Educação, sendo a primeira as reformas e ampliações das escolas, alem da construção de uma nova escola; segundo, programas educativos e doação dos uniformes e kit’s de material escolar, em terceiro, a valorização dos professores, que recebem seus salários pautados no piso nacional da educação. O nosso governo tem o mesmo compromisso com todas as áreas, e estamos trabalhando firme para realizar mais sonhos da comunidade”.

O Prefeito NADO lembrou, ainda, que em um pouco mais de um ano e meio, a Prefeitura de Nazaré da Mata entregou à população, completamente reformadas e ampliadas duas Escolas, o Colégio Municipal Dom Mota e a Escola Natércia de Azevedo, obras realizadas com recursos próprios. Além disso, está em andamento o Projeto de informatização da Rede Municipal de Ensino, com salas de computação para uso dos alunos, implantou programas pedagógicos e de estímulo ao raciocínio, e instituiu a valorização dos professores, com o piso salarial e outras medidas.

O Secretário Municipal de Educação, Aderito Hilton, citou que o objetivo da Administração Municipal é melhorar cada vez mais a educação em Nazaré da Mata. “Sinto orgulho em fazer parte desse Governo, que através de grandes desafios, constrói o novo. Agora, a realidade é outra: temos Escolas de qualidade, transporte escolar digno, e Projetos grandiosos e tudo mais, um sonho nosso que foi realizado graças ao nosso Prefeito NADO e a sua competentíssima Equipe”, afirmou.

O Secretário Aderito, afirmou ainda que as reformas que estão sendo realizadas deixam os alunos mais orgulhosos. “O resultado final deixa os nossos alunos mais contentes, satisfeitos e com o progresso na Escola. Foi um ganho excelente para todos nós. A Prefeitura tem nos presenteado e as crianças retribuem com o avanço na aprendizagem como foi percebido com o crescimento dos resultados apresentados com a boa colocação no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDBE). Só temos que agradecer pelas melhorias na qualidade da educação em nossa Cidade”, assinalou.

Durante a solenidade de inauguração das obras o Vice-Prefeito, Maurício Andrade, lembrou do comprometimento com a melhoria na qualidade de vida do cidadão nazareno, que tem sido um dos principais pilares desta gestão. “É com muita alegria que comemoramos a entrega de mais uma Escola Municipal, completamente reformada e reestruturada, e podemos perceber a cada obra, os sorrisos orgulhosos nos rostos dos alunos e de seus pais, pelas melhorias efetuadas em Nazaré da Mata, durante nossa gestão. Nazaré passa a reescrever o seu nome no caminho do desenvolvimento e nos deixa muito felizes é sabermos que fazemos parte também desta história”, ressaltou.

Uma moradora da Comunidade de Limeirinha, mãe de um aluno, disse que está satisfeita com o ensino e o espaço físico da escola. “Todo dia ele (o filho) vem contando boas e diferentes histórias em nossa casa. Sinto que ele está feliz. Quanto ao ensino, não tenho nada a reclamar, pois os professores são exemplares”, disse.

Felicidade, também, para os alunos. “Estamos realizando um sonho, pois, sabemos que o futuro é construído com uma boa educação”, agradeceu uma estudante de dez anos, que concluiu “que agora será possível aproveitar os intervalos da forma que mais gostamos, pois aqui poderemos na hora do recreio e brincar bastante. Isso é muito bom”.

Também estiveram presentes no Evento os demais Secretários Municipais, funcionários, Autoridades municipais, Vereadores e a população de Limeirinha em geral.

OUTRO GRANDE INVESTIMENTO EM LIMEIRINHA

O Evento também marcou a inauguração do novo sistema de iluminação pública da Comunidade de Limeirinha, que foi implantado, recebendo a instalação 19 luminárias completas.

O Prefeito de NADO declarou “que o sistema de iluminação, que considero ser uma das maiores ações já realizadas nesta Comunidade, é de grande importância para os moradores, uma vez que com essa obra melhorarmos a iluminação e aumentamos a segurança. Ações e obras como esta da iluminação em Limeirinha, são graças a coragem de promover investimentos em áreas importantes com recursos próprios. Graças a um grande esforço político-administrativo grandes obras se concretizam durante nossa Administração, cessando assim mais esta longa espera, que durava muitos anos”.

As obras realizadas recebem determinação de que se realizem os serviços primando pela alta qualidade na execução dos serviços sempre. Os serviços executados em Limeirinha eram uma antiga reivindicação da comunidade. Os moradores receberam a obra com entusiasmo e satisfação.

“Estávamos esperando há muitos anos por essas lâmpadas e luminárias, e agora graças a Deus e ao Prefeito NADO, temos iluminação boa aqui em Limeirinha. Para nós, que moramos aqui é uma verdadeira benção, e seremos beneficiados com certeza com mais tranquilidade e segurança em nossa comunidade”, disse um morador esbanjando satisfação.

As obras, em Limeirinha, na Escola Doutor Osvaldo Neves de Albuquerque Maranhão e no Sistema de Iluminação Pública, representaram um investimento total da ordem de quase R$ 15.000,00.

A POPULAÇÃO DE NAZARÉ DA MATA COMEÇA A RESPONDER OS QUESTIONÁRIOS DO IBGE NO CENSO DEMOGRÁFICO 2010

Teve início no domingo, 1.º de Agosto de 2010, o 12.º Censo Demográfico brasileiro, a partir desta semana e pelos próximos três meses, o contingente de 191.972 recenseadores do IBGE percorrerão os 8.514.876,599 km² do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros, com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos, numa mega operação, que envolve o trabalho direto de aproximadamente 230 mil pessoas e cujos resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos.

CENSO REVELARÁ REALIDADE DE CADA MUNICÍPIO

O Censo Demográfico 2010 já teve início em Nazaré da Mata, e os recenseadores estão aplicando os questionários no município. O processo, que segue até o dia 31 de outubro, irá revelar não apenas o novo retrato da sociedade brasileira, como permitir, no caso de aumento da população, novos benefícios para a nossa cidade, como o aumento da verba do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), maior representatividade na Câmara de Vereadores, etc.

O Prefeito NADO lembra que o processo é seguro e que os recenseadores que trabalharão em Nazaré da Mata, estarão identificados com colete, boné e crachá. “Todos os funcionários estarão devidamente identificados e quem tiver dúvidas se a pessoa é mesmo do IBGE poderá ligar para o número 08007218181 e confirmar a identidade do recenseador, lembrando que este número também serve para casos de denúncia”.

O Prefeito lembra ainda que o tempo de resposta do questionário dura em média 15 minutos, e que as informações repassadas são sigilosas, protegidas por lei federal. Após participar do processo, NADO enfatizou a importância de se dar atenção ao Censo. “Eu peço a todos os nazarenos que recebam em suas casas os recenseadores e que respondam todo o questionário sem medo. Esses dados serão importantes e vão ajudar, e muito, o nosso município, por este motivo, é de primordial importância que os cidadãos atendam aos recenseadores.”, concluiu NADO.

Para o Vice-Prefeito, Maurício Andrade, o Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os municípios brasileiros, investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, o questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.

Sobre os domicílios, haverá questões diversas, que variam desde: sobre o uso de medidor e disponibilidade de energia elétrica, a existência de telefone celular e de motocicleta, acesso à Internet, e em relação aos moradores, o IBGE investigará desde a etnia e línguas indígenas faladas ao recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais e o tempo de deslocamento de casa para o trabalho.

A expectativa de Maurício “é que a população de Nazaré da Mata ultrapasse os 31 mil habitantes, e, uma vez que as informações coletadas durante o Censo serão utilizadas no planejamento das políticas púbicas em nível nacional, estadual e municipal para os próximos dez anos e também servirão para tomadas de decisões da iniciativa privada sobre investimentos, é importante que a população receba bem os recenseadores do IBGE e responda corretamente os questionários, pois Nazaré, só terá a ganhar com isto”.

UM PAÍS QUE CONHECE A SI MESMO SÓ TEM A GANHAR.

Ao longo das próximas semanas, e até 31 de outubro, cada domicílio brasileiro receberá a visita de um recenseador do IBGE. É a partir das informações coletadas por eles que o Brasil poderá se planejar para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

Cada um dos 191.972 recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme - colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.

Vale salientar que, essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para 0800-7218181, das 8h às 22h, ou pelo site do IBGE na Internet, através do link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

Salientamos também que em virtude de grande parcela da população passar a maior parte do dia fora de seus domicílios, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.

Outra grande novidade do Censo 2010 é a opção de preencher todo o questionário pela Internet, porém essa possibilidade só é válida após a visita do recenseador, que fornecerá um envelope lacrado contendo códigos (e-tickets) que dão acesso ao questionário, em site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo e a segurança das informações prestadas. É possível responder de qualquer computador, em casa, no trabalho e até em uma lan house. Se faltar luz ou a conexão com a Internet cair durante a resposta, não há problema. As informações já enviadas estarão salvas. Basta, em momento posterior, acessar novamente o site, informar o e-ticket e seguir respondendo. O máximo que se perde são as informações da tela em que a pessoa estava quando da queda de energia ou conexão.

“O Censo 2010 mostrará um país mais escolarizado, mais inserido no mundo digital, mais envelhecido, com nível de renda melhor, com padrões mais difundidos de acesso aos produtos de consumo, com novas estruturas familiares e com a crescente presença da mulher no mercado de trabalho e no ensino superior. Esse é o retrato que vamos registrar”, é o que afirma o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, avaliando as transformações pelas quais o Brasil passou na última década.

Para conseguir tirar essa “fotografia” mais nítida possível dos brasileiros e de suas condições de vida, o IBGE conta, acima de tudo, com a colaboração da população, que deve receber bem o recenseador e responder o questionário corretamente.

O primeiro resultado total da população será conhecido no dia 27 de novembro, e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do Censo.

ASSINADA A “ORDEM DE SERVIÇO” PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA NO LOTEAMENTO CINCO CORAÇÕES

A Prefeitura de Nazaré da Mata deu mais um passo rumo à construção da primeira Escola Municipal, após muitos anos. No dia 05(cinco) de Julho de 2010(dois mil e dez), aconteceu a Cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, autorizando o início das obras. A previsão é de que tudo fique pronto em 180 dias, dessa forma a Escola deve abrir as portas no primeiro semestre de 2011. A Escola terá uma área construída de 855 m2 inserida em uma área reservada para a construção de 4.800 m2 e o valor orçado da obra é de R$ 844 mil reais, conforme Processo Licitatório n.º 022/2010 - Tomada de Preços n.º 003/2010.


Ao assinar a Ordem de Serviço para o início das obras de construção de uma Escola Municipal no Loteamento Cinco Corações, o Prefeito NADO afirmou: “O empreendimento contará com recursos da ordem de R$ 844.481,55 mil reais, e representa o empenho do Prefeito, do Vice-Prefeito, Secretários e de inúmeros servidores municipais em investir na melhoria de qualidade da educação e na capacitação das crianças de Nazaré da Mata”.

“A nova Escola beneficiará os alunos do Ensino Fundamental de Nazaré da Mata, garantindo acesso ao ensino de qualidade. A estrutura da Escola é composta de 06 salas de aula, 01 sala de informática, 01 sala de leitura, cozinha, dispensa, banheiros, dependência administrativa, com Diretoria, Secretaria e Sala dos Professores, almoxarifado, além de grande pátio. Planejada para garantir espaços adequados, as unidades de ensino possibilitará boas condições de trabalho aos profissionais da educação e de aprendizagem aos alunos”, afirmou NADO.

Para o Secretário Municipal de Educação de Nazaré da Mata, Aderito Hilton, a Escola é mais um avanço do Município de Nazaré da Mata no sentido de oferecer melhores condições de educação e de vida para todos. “Qualidade de vida começa com educação. Estamos prestes a realizar um sonho da comunidade do Loteamento Cinco Corações, além de melhorar a estrutura de Educação do município, como tem acontecido em outras pastas da Administração Municipal”, destacou.

E a comunidade do Loteamento Cinco Corações aguarda ansiosa a inauguração da Escola. Gente como o líder comunitário Edmilson, 49, comemora o fato de que a partir do ano que vem seus que filhos, assim como muitas outras crianças da comunidade vão poder estudar em uma Escola próxima de suas casas e com instalações de super novas e altíssima qualidade. “Estamos muitos satisfeitos com o fato da Escola ser construída em nossa comunidade. Acho importante que o Prefeito NADO, tenha olhado para o Loteamento Cinco Corações que, tantos anos, ficou esquecido nas administrações anteriores, e essa Escola é muito especial para a formação das futuras gerações de nosso município”.

Presentes a Cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, além do Preito NADO e do Vice-Prefeito Mauricio Andrade, estavam o Secretário Municipal de Educação, Aderito Hilton, os demais Secretários Municipais, Diretores, Assessores, o Presidente da Confederação Nacional da Indústria e Deputado Federal, Armando Monteiro Neto, o Deputado Federal José Chaves, Vereadores, diversas Autoridades municipais e a população em geral.