domingo, 30 de maio de 2010

NAZARÉ DA MATA INAUGURA BIBLIOTECA DO PROGRAMA “INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO” FRUTO DE PARCERIA COM O SESI-PE.

Nazaré da Mata foi um dos municípios de Pernambuco escolhidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI/PE) para receber um programa que contribui para a melhoria da Educação, do acesso à informação e disseminação da cultura: a “Indústria do Conhecimento”.


O SESI Pernambuco e a Prefeitura Municipal Nazaré da Mata, trazem o Programa SESI Indústria do Conhecimento, que inaugurou nesta sexta-feira, dia 28 de maio de 2010, na Praça Barão de Tamandaré, um modulo da Biblioteca “Indústria do Conhecimento” de Nazaré da Mata.



Com a instalação da Biblioteca em Nazaré da Mata, o SESI Pernambuco atinge a marca do décimo módulo da Biblioteca instalado no Estado de Pernambuco, reafirmando o compromisso da entidade com o desenvolvimento sustentável de Pernambuco. Em todo o Brasil, serão 350 bibliotecas lançadas pela CNI.

“A Indústria do Conhecimento é um centro multimídia que oferece acesso gratuito à informação por meio de livros, gibis, vídeos, DVDs, internet e inúmeras atividades de promoção da leitura, cidadania e inclusão digital e abre ao aluno das Escolas de Nazaré da Mata o acesso à educação de primeiro mundo”, disse o Presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, o Deputado Federal Armando Monteiro Neto.

“Com uma estrutura física de 100m², localizada na Praça Barão de Tamandaré, no centro de Nazaré da Mata, a Indústria do Conhecimento possui 10 computadores com acesso à internet, mesas e cadeiras para leitura, pesquisa e estudos e um acervo inicial composto de 1.300 títulos impressos, 10 mil títulos em mídia eletrônica e 100 gibis. Toda esta estrutura estará à disposição da população sem nenhum custo, concluiu Armando Monteiro.



Segundo o Diretor Regional do SESI Pernambuco, Jorge Côrte Real, os centros multimídia vão agir no fortalecimento da base educacional dos jovens de cada região, já que, no futuro, a Biblioteca ainda vai oferecer cursos de curta duração, como informática, inglês, e de empreendedorismo, em parceria com instituições como o SEBRAE. “Esse é o caminho para Pernambuco ter crescimento duradouro e sustentado, galgado no conhecimento, instrumento necessário para o desenvolvimento de qualquer nação”, completa Côrte Real.

Para o Prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho - NADO, o Projeto é uma grande contribuição para um dos pilares de sua Gestão, que é valorização da Educação. “Agradeço ao SESI Pernambuco e ao Sistema FIEPE por esta parceria”, disse ele, acrescentando que “o trabalho em vai continuar para que mais espaços de incentivo à literatura sejam criados, otimizando ainda mais o serviço de educação em Nazaré da Mata”.



Para a construção e estruturação do centro multimídia, o SESI Pernambuco fez um investimento de aproximadamente R$ 300 mil. A Entidade entrega toda a estrutura pronta para o parceiro, que será responsável pela gestão e funcionamento da unidade, cedendo profissionais para serem monitores no local. “Mais uma vez cumprimos o nosso papel social e contribuímos para melhorar a educação e a qualidade de vida da população pernambucana. A qualificação dos cidadãos depende de uma boa educação básica, do acesso à cultura e especialmente à leitura, sendo este o principal motivo de inaugurarmos mais esta Indústria do Conhecimento”, afirma o Superintendente do SESI Pernambuco, Ernane de Aguiar.

O Projeto compõe o programa “Educação para a Nova Indústria”, executado pelo Sistema Indústria em todo o país, que prioriza os investimentos em educação básica e profissional. O SESI tem como meta implantar 230 módulos da Indústria do

Conhecimento em municípios de todos os Estados brasileiros até o final deste ano. O Projeto é uma parceria do SESI com o Governo Federal. Além da infra-estrutura, todos os centros multimídia contam com instrutores treinados, que auxiliam a população a utilizar os computadores e estimulam a assimilação do conhecimento.

A Indústria do Conhecimento é um centro multimídia, com Biblioteca, DVDteca, CDteca e Internet, que permite ao trabalhador e seus familiares o acesso rápido à leitura e ao mundo digital.



Na parceria, o SESI Pernambuco construiu o módulo, doou um acervo de 1.300 livros, 10 mil títulos em mídia eletrônica, periódicos, jornais e 10 microcomputadores. A Prefeitura cedeu o local para a construção da Biblioteca e disponibilizará funcionários para atendimento aos usuários, além de ser responsável pela manutenção do espaço.

Participaram da solenidade, além do Prefeito NADO e do Vice-Prefeito Maurício Andrade, o Secretário Municipal da Educação, Aderito Hilton; Presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, o Deputado Federal Armando Monteiro Neto; o Presidente da FIEPE, Jorge Corte Real; o Superintendente do SESI Pernambuco, Ernane de Aguiar Gomes; o Diretor-Superintendente do SEBRAE Pernambuco, Nilo Simões; o Deputado Federal, José Chaves; o Secretário Licenciado de Serviços Públicos da Prefeitura do Recife, José Humberto; Diretores e Conselheiros da Federação das Indústrias do Estado, Servidores do SESI Pernambuco, Secretários Municipais, Vereadores, Alunos, Professores e pessoas da comunidade em geral.

INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO


Os brasileiros lêem pouco e apenas 12% têm computador em casa, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Para mudar esta realidade, o SESI investe em projetos como a Indústria do Conhecimento – centros multimídia que promovem a inclusão digital e facilitam o acesso do trabalhador e sua família à informação e à leitura.



Cada unidade da Indústria do Conhecimento é equipada com dez computadores conectados a internet, salas de leitura e bibliotecas com livros, CDs, DVDs, gibis, jornais e revistas. São cerca de mil e quinhentos títulos impressos e de mídia eletrônica. Os horários de funcionamento são flexíveis e atendem à necessidade das comunidades.

A infra-estrutura é apenas uma parte do serviço prestado pelo SESI: todos os centros multimídia contam com instrutores treinados, que auxiliam a população a utilizar os computadores e estimulam a assimilação de conhecimento.



Parceria com Setores - Público e Privado


O projeto é uma iniciativa da CNI, executada através do SESI e foi lançado em 2006. A idéia surgiu após a constatação de que o baixo índice de leitura no Brasil é reflexo da deficiência de acervo das bibliotecas escolares e públicas e da dificuldade de acesso à internet. De acordo com pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, 61% da população adulta alfabetizada têm pouco ou nenhum contato com livros.

A Indústria do Conhecimento tem apoio de diversas organizações públicas e privadas em todos os estados do país. O objetivo do SESI é inaugurar cem módulos em todo o país, que podem ser alocados nas comunidades ou nas instalações de empresas.
O projeto “Indústria do Conhecimento” é um espaço destinado à comunidade e aos trabalhadores para que tenham acesso a livros, mídia eletrônica, periódicos e computadores com internet. O projeto surgiu depois da constatação de que o baixo índice de leitura no Brasil é reflexo da deficiência de acervo das bibliotecas escolares e públicas e da dificuldade de acesso à internet.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A PREFEITURA DE NAZARÉ DA MATA ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE BRUNO & MARRONE PARA AS FESTIVIDADES JUNINAS DE 2010.

A PREFEITURA DE NAZARÉ DA MATA ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE “BRUNO & MARRONE” PARA AS FESTIVIDADES JUNINAS DE 2010, ESTA SERÁ UMA DAS MAIORES ATRAÇÕES DO INTERIOR DE PERNAMBUCO


A programação para as Festividades Juninas de Nazaré da Mata começa a ser fechada, e divulgada, pela Prefeitura. Já está confirmada a apresentação de uma atração nacional, que será a dupla, “BRUNO & MARRONE”. O público de Nazaré da Mata, que pela primeira vez vai prestigiar um espetáculo deste porte, vai poder se divertir na véspera de São João com um Mega Show.


NAZARÉ DA MATA - O Prefeito de Nazaré da Mata, NADO, anunciou que a dupla sertaneja “BRUNO E MARRONE” está oficialmente contratada para realizar um Mega Show na Praça Papa João XXIII, popular Praça da Catedral, em Nazaré da Mata, no dia 23 de Juno de 2010, durante os Festejos Juninos.

Ao assumir o mandato de Prefeito, em janeiro de 2010, Egrinaldo Floriano Coutinho – NADO – firmou um compromisso com a população de Nazaré da Mata, para que a partir daquele momento, o Município passaria a comemorar as Festividades de Nazaré da Mata, sempre com grandes Shows, atendendo a uma antiga solicitação da grande maioria dos munícipes, e em especial da juventude, que desejavam a realização de grandes festas para promover o laser e a interação entre eles.

De forma arrojada, o Prefeito NADO não mediu esforços e já proporcionou as apresentações de: Alceu Valença, Petrúcio Amorim, Beto Barbosa, Geraldinho Lins, Cavaleiros do Forró, Flavio José, Mastruz com Leite, Padre Antônio Maria e muitas outras atrações, e agora em 2010 o Prefeito anuncia a contratação de um das maiores duplas do cenário nacional “BRUNO & MARRONE” para fazer um mega show em Praça Pública, no dia 23 de Junho de 2010, prometendo ser a maior festa de São João, de todos os tempos, do Município.



Segundo o Prefeito NADO: “- Havia o desejo da maioria da população para que o mesmo realizasse um grande Show durante os Festejos Juninos de 2010, uma vez que no ano passado a Prefeitura apresentou bons shows para população, mesmo passando por uma situação financeira de dificuldade, assim como a maioria dos municípios brasileiros. E agora em 2010 foi possível contratar BRUNO & MARRONE para animar as comemorações de São João de Nazaré da Mata, e porque não dizer, da Região da Mata Norte”.

“Não poderíamos retroceder, criamos a cultura de comemorar as Festividades em Nazaré da Mata com grandes atrações a fim de dar a alegria e auto-estima ao nosso povo que ficava sempre em desvantagem em relação aos festejos dos outros municípios. Eles me pediram para que como gestor, eu me esforçasse para promover as Festividades com grandeza, como o município merece. Então atendemos a solicitação e transformamos numa grande marca de nossa Administração que se soma às obras que nós estamos realizando”, concluiu NADO.



O Secretário de Turismo e Cultura de Nazaré da Mata, Dário Veiga, destacou: “Esperamos que esse Mega Show, marque uma nova etapa nas festividades de São João de Nazaré da Mata. Este será um Evento muito especial para Nazaré da Mata e toda a Região, e não podíamos deixar de produzir uma festa muito especial para nossa população. Tenho certeza que este espetáculo vai ser especial”.

O Secretário Dário Veiga, aproveitou ainda para convidar a população de Nazaré da Mata, da Região, e de todo o Estado, para prestigiarem o Show de “BRUNO & MARRONE” no dia 23 de Junho de 2010, na cidade de Nazaré da Mata, assim como os demais Shows que a Prefeitura realizará durante os Festejos Juninos.

O GRANDE SUCESSO DE “BRUNO & MARRONE” NO BRASIL


Segundo os especialistas, a dupla “BRUNO E MARRONE” é hoje uma das mais populares duplas sertanejas do Brasil, se tornaram a dupla que mais vendeu discos no início dos anos 2000.

Em 1993, se apresentando constantemente pela região centro-oeste do Brasil, “BRUNO E MARRONE” começaram a se tornar conhecidos, especialmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e, claro, Goiás. Contratados da Warner lançaram os discos Bruno & Marrone Vol. 1, Vol. 2, Acorrentado Em Você, Viagem, Cilada De Amor e Paixão Demais.

Mas foi em 2000 que a dupla passou a figurar nas grandes metrópoles, como revelação no mercado fonográfico. A partir daí, o talento de “BRUNO E MARRONE” passou a ser conhecido nacionalmente. O estilo inconfundível, qualidade vocal e diferenciado repertório, sempre estiveram coerentes com a linha de trabalho da dupla. Popular, carismática, com grande aceitação do público feminino e masculino, de todas as classes sócio-econômicas e faixas etárias.

Com mais de 11 álbuns gravados, mais de 6 milhões de cópias vendidas e mais de 170 shows anuais feitos em todas as regiões brasileiras, Bruno e Marrone se consagraram como os principais artistas populares do país. São recordistas de público em uma só apresentação (120 mil pessoas em Brasília).

Ganhadores do primeiro DVD de ouro entregue no Brasil, do prêmio Gammy Latino de 2002, na categoria Melhor Álbum Sertanejo, e do prêmio Crowley, de Música Mais Executada no País, “BRUNO E MARRONE” são, hoje, artistas populares de enorme prestígio.

Depois de lançar em 2007 o disco "Bruno e Marrone Acústico 2", em dois volumes, a dupla chega em 2009 com um novo álbum, ao vivo. "De volta aos bares" revive o ambiente do início da carreira da dupla. O disco traz 12 faixas inéditas, mas também há espaço para antigos sucessos e regravações.



Entre os grandes sucessos, os fãs poderão curtir “Favo de Mel” e “Como Eu Te Amo”. Já entre as interpretações destaque para “Cavalgada”, de Roberto Carlos, e “Sou Eu” de Chrystian e Ralf.

INICIAM-SE EM NAZARÉ DA MATA AS OBRAS DE REVESTIMENTO ASFÁLTICO.

As obras de revestimento asfáltico tiveram início no Município de Nazaré da Mata no dia em que a Cidade completou 177 anos de Emancipação Política.


No dia 17 de Maio de 2010, a população de Nazaré da Mata, juntamente ao Prefeito Nado, ao Vice-Prefeito Maurício Andrade, Vereadores, Secretários Municipais, Diretores e Assessores, ser iniciadas as obras de revestimento asfáltico em Nazaré da Mata, que era uma antiga reivindicação da população nazarena, e que está se concretizando graças a uma parceria firmada entre o Presidente LULA, o Governador Eduardo Campos e o Prefeito NADO.



É um fato, público e, notório que os atuais Gestores municipais demonstram forte capacidade de articulação e uma grande força política para realizar a obras que Nazaré da Mata precisa, e desta maneira reconduzir nossa Cidade ao seu lugar de destaque na Região da Mata Norte, assim como no Estado de Pernambuco.
O Prefeito NADO acompanhado de inúmeras autoridades se dirigiu até a Rua Dantas Barreto, para observar o início das obras do revestimento asfáltico sobre o calçamento poliédrico (antigo calçamento de pedras), serão asfaltas todas as, principais, Ruas de Nazaré da Mata.



Ao todo em Nazaré da Mata, em um investimento da ordem de mais de 1,7 milhões de reais, termos 3km de ruas asfaltadas, até o findo das obras que tem prazo de 90(noventa) dias para a conclusão, segundo o cronograma da construtora contratada.
Cabe salientar que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, realizou a via previa preparação das de algumas Ruas, com intervenções de nivelamento e recuperação de trechos precários para receber o revestimento.

Técnicos da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura fiscalizam as obras desde o início dos trabalhos. As Ruas são interditadas para a aplicação do revestimento asfáltico, e posteriormente conclusão dos trechos já são liberadas.

O Prefeito de NADO declarou “o revestimento asfáltico, que eu considero ser uma das maiores ações já realizadas em nosso Município, será de grande importância para os motoristas, os comerciantes, os munícipes em geral, uma vez que com a conclusão das obras aperfeiçoaremos as condições de trânsito e tráfego, no percurso que receberá o revestimento, que observei ser de muito boa qualidade”.

“Ações e obras como esta do revestimento asfáltico em Nazaré da Mata, são graças a importantes parcerias firmadas junto ao Governo Federal, Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura de Nazaré da Mata, visando beneficiar a comunidade local. Graças a um grande esforço político-administrativo essa obra acorre durante nossa Administração, cessando assim mais uma longa espera, que já perdurava por tantos anos”, completou NADO.



Segundo o Secretário Municipal de Infra-Estrutura, Abnadab Belarmino, “as determinações repassada pelo Prefeito NADO, são de realizar os serviços primando pela alta qualidade na execução dos serviços”.

“Os serviços executados aqui em Nazaré da Mata eram uma antiga reivindicação da comunidade. Os moradores receberam a obra com entusiasmo e muitos acompanham das calçadas, de suas casas e estabelecimentos comerciais o andamento dos trabalhos de revestimento asfáltico, completou Abnadab.

“Estamos esperando há anos por esse asfalto. Graças a Deus e ao Prefeito NADO, a obra finalmente está se concretizando. A implantação do asfalto em nossa Cidade vem a realizar um antigo sonho do cidadão nazareno, pois traz consigo a melhoria de todo sistema de trânsito e por consequência o desenvolvimento de nosso município. Para nós, comerciantes é uma verdadeira benção, seremos com certeza beneficiados com as boas condições do percurso”, disse o proprietário de uma Loja localizada no Centro de Nazaré da Mata, Djair Melo.

terça-feira, 25 de maio de 2010

NAZARÉ DA MATA RECEBE FILIAL DO LAFEPE.

Na segunda-feira, 17/05/2010, dia em que completou 177 anos de Emancipação Política, Nazaré da Mata foi presenteada com a inauguração da Farmácia do LAFEPE

Foi inaugura na cidade de Nazaré da Mata, 3.ª Farmácia do LAFEPE da Mata Norte, que irá de atender 8 mil pessoas por mês, segundo estimativa do Governo do Estado de Pernambuco, beneficiando a população de Nazaré da Mata.

O Diretor Comercial do LAFEPE, Oséas Moraes, confirmou que a nova unidade estará funcionando de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, e aos sábados, das 8 às 12h, e que a farmácia contará com a presença diária de um farmacêutico. A Farmácia do LAFEPE funciona 220 produtos a disposição da população, sendo 33 de fabricação própria e 187 genéricos que são adquiridos pelo processo de licitação pública.

Dentre os 220 medicamentos comercializados pelo LAFEPE e que atendem a mais de 70% das patologias, encontram-se anti-hipertensivos, antidiabéticos, antiparasitários, antibióticos, anti-ulcerosos, vitaminas, analgésicos e antitérmicos. Com valores até 1.400% mais baixos em relação aos da iniciativa privada, é possível encontrar na Farmácia do LAFEPE medicamentos de fabricação própria, como o analgésico DIPIRONA, envelope com 10 comprimidos de 500 mg ao valor de R$ 0,70 e o mesmo, quando produzido por outros laboratórios, chega a custar R$ 2,80 na rede privada.

Outros exemplos são os anti-hipertensivos HIDROCLOROTIAZIDA e CAPTOPRIL também fabricados pelo LAFEPE. O primeiro envelope com 10 comprimidos de 25 mg, é adquirido ao preço de R$ 0,25 pelo o consumidor. Já em outras lojas, este produto pode ser encontrado por R$ 1,50. O CAPTOPRIL, envelope com 30 comprimidos de 25 mg é adquirido a R$ 1,35 na Farmácia LAFEPE. Este medicamento é comercializado, na rede privada, pelo preço médio de R$ 20,00.

A rede de farmácias LAFEPE atende, atualmente, cerca de 300 mil pessoas por mês, com valor médio do cupom fiscal de R$ 4,90, o que comprova o atendimento às classes sociais menos favorecidas, Farmácia do LAFEPE de Nazaré da Mata, atenderá também a população de municípios circo vizinhos, como Buenos Aires, Tracunhaém, Vicência, Aliança e Itaquitinga, que totalizará 103 mil beneficiados.

Segundo o Prefeito NADO, está ação possibilita a população de Nazaré da Mata a realização de um sonho. “A população de Nazaré da Mata está de Parabéns por mais esta conquista, no dia em que nossa Cidade completou 177 anos de Emancipação Política, está é mais uma ação que ficar marcada na história, e beneficia desde já muitos nazarenos, assim como a população das cidades vizinhas, como afirmou o Secretário Estadual de Saúde”, frisou o Prefeito.

Também prestigiaram a inauguração da Farmácia do LAFEPE de Nazaré da Mata, juntamente ao Prefeito NADO e ao Vice-Prefeito Mauricio, o Secretário Estadual de Saúde, Frederico da Costa Amancio; o Diretor Presidente do LAFEPE, Luciano Vasquez Mendez; a Deputada Federal, Ana Arraes, representando o Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos; o Ex-Secretário de Serviços Públicos da Prefeitura do Recife, José Humberto; o Ex-Secretário Estadual de Articulação Política, Aluísio Lessa; além de Vereadores, Secretários Municipais, Assessores e da população em geral.

domingo, 23 de maio de 2010

APRESENTAÇÕES DE FLÁVIO JOSÉ E FORRÓ MASTRUZ COM LEITE MARCAM AS COMEMORAÇÕES DOS 177 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE NAZARÉ DA MATA .

No sábado 15/05/2010 a população de Nazaré da Mata recebeu Flávio José que fez um Show impecável, já no domingo 16/05/2010 foi à vez do Forró Mastruz com Leite que agitou população com a mescla de antigos e novos sucessos


Quem foi conferir de perto os Eventos de comemoração de aniversário de nossa Emancipação Política foi testemunha de uma grande festa. Milhares de pessoas lotaram a Praça Papa João XXIII, popular Praça da Catedral, para prestigiar não apenas as comemorações dos 177 anos de Emancipação Política do Município de Nazaré da Mata, mas também para acompanhar os Shows do poeta Flávio José, no sábado, e de uma das maiores Bandas de Forró – a Banda Mastruz com Leite, no domingo. Flávio José realizou um Show que muitos de seus fãs denominaram de “impecável”, tocando todos os seus sucessos o cantor fez com que a juventude e os casais apaixonados, literalmente, não parassem de dançar um só minuto, levando os presentes a loucura ao cantar canções em homenagem ao Sanfoneiro Martins e relembrar sua primeira apresentação em Nazaré da Mata, ocorrida a mais de dez anos.



A Banda Mastruz com Leite, que está na estrada a 20 anos, cumpriu a promessa de realizar um grandessíssimo show, tocando muito forró das antigas e levar os forrozeiros a relembrarem o passado, contagiando crianças, jovens, adultos e idosos, que lotaram a Praça Papa João XXIII, e deliram ao assistir o grupo entoar as suas principais canções, assim como sucessos mais atuais e hits do momento. Em mais de duas horas de show o Forró Mastruz com Leite contou com um forte coral, que não enfraqueceu e se mostrou conhecedor de todo o repertório musical. Os vocalistas Neto Leite, Raynner Rylker e Nara Fidélis, assim como o restante do grupo, esbanjaram simpatia no palco e também nos bastidores. Eles realizaram um dos maiores Show da história de Nazaré da Mata, deixando “um gostinho de quero mais”, mesclado ao desejo de que “dentro em breve estaremos de volta”, o que agradou muito a população nazarena.



O Prefeito de Nazaré da Mata – NADO, afirmou que “é importantíssima a efetiva participação da população nos Eventos realizados por nossa Administração, uma vez que apesar de estarmos passando por um momento de ajustes financeiros, todas as atrações que foram contratadas com recursos próprios, receberam antecipadamente, o que demonstra nosso compromisso em promover entretenimento de qualidade para a população, dando continuidade a nossa política de responsabilidade com o erário publico, observando as principais necessidades e condições existentes”.



“Fico feliz de estarmos realizando tão belo e grandioso Evento, em comemoração aos 177 anos de Emancipação Política de Nazaré da Mata, e ao mesmo tempo já ter efetuado os depósitos referentes aos vencimentos do mês de maio dos servidores públicos municipais, esse é um dos motes de nossa Administração, realizar todas as ações dentro de nossa realidade financeira, a fim de cumprirmos nossos compromissos”, completou NADO.

O Secretário de Turismo e Cultura de Nazaré da Mata, Dário Veiga, ressaltou “ser muito emocionante ver o Evento alusivo as comemorações pelos 177 anos de Emancipação Política de Nazaré da Mata materializado, e principalmente, com tanto sucesso, uma vez que sabemos de todo o trabalho e esforços desprendidos, assim como dificuldades, para sua realização”.



“Todas as atrações tiveram seus cachês pagos antes da realização de suas apresentações, inclusive as Bandas - Overdose, Safadões e Brilhante, que são de Nazaré da Mata e que corresponderam fazendo grandes Shows. Vimos à principal Praça da Cidade completamente lotada de nazarenos, que estampavam sorrisos orgulhosos, aos turistas advindos de cidades circo-vizinhas, e até da Capital. Com a realização deste grandioso Evento e com atrações que esbanjaram qualidade, acreditamos que Nazaré chegou a receber mais de 30 mil pessoas, durante os dois dias de festa”, completou Dário.

SEBRAE PERNAMBUCO RECONHECE AS AÇÕES VOLTADAS AO EMPREENDEDORISMO DESENVOLVIDAS EM NAZARÉ DA MATA PELO PREFEITO NADO.

A sexta edição do Prêmio Prefeito Empreendedor em Pernambuco premiou nesta segunda-feira (03/05/2010) os Prefeitos que apresentaram seus Projetos desenvolvidos com Ações voltadas ao Empreendedorismo.


O SEBRAE em Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizaram na segunda-feira (02/05/2010), às 19h, na Blue Angel Recepções, a Cerimônia de entrega do Prêmio Governador Barbosa Lima Sobrinho. A premiação contempla Projetos e Ações em favor das micro e pequenas empresas, elaborados pelas Prefeituras de municípios pernambucanos.

Este ano, cinqüenta e seis prefeitos municipais do estado, inscreveram seus Projetos, deste 18 foram classificados para o Prêmio Prefeito Empreendedor no Estado. Seis projetos serão premiados nas categorias: Grande cidade, Média cidade e Pequena cidade; e nos Destaques Temáticos: Lei Geral, Turismo e Meio Ambiente.

Realizado pelo SEBRAE, em parceria com a Amupe, o Prêmio Prefeito Empreendedor analisa critérios como abrangência sistêmica do projeto, impacto na economia local, relação custo/benefício, continuidade/extensão, exemplaridade e criatividade/inovação. A premiação tem como propósito destacar iniciativas das administrações municipais que apóiam e dão sustentabilidade ao surgimento de novas micro e pequenas empresas ou criam condições para ampliar a capacidade de sobrevivência daquelas já estabelecidas.



Nazaré da Mata marcou presença no Evento com o Secretário de Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico - José Humberto, o Secretário de Administração - Mário Máximo, o Agente de Desenvolvimento Local - Eremilson de Miranda e o Assessor Técnico Especial - Wester Robson que representou o Prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho, que se inscreveu na iniciativa e recebeu certificado pela participação no Prêmio Governador Barbosa Lima Sobrinho, das mãos do Diretor-Superintendente do SEBRAE Pernambuco - Nilo Simões.



Uma novidade é que, este ano, a premiação estava vinculada ao Programa Cidade do Futuro, iniciativa que busca criar um ambiente legal favorável ao surgimento e fortalecimento dos pequenos negócios e à implementação de estratégias de desenvolvimento local sustentável. O objetivo deste evento foi estimular a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais por meio de encontros de oportunidades, palestras e oficinas, além de outras atividades.

Fonte:

SEBRAE Pernambuco
Fone: (81) 2101-8400

QUINTO ENCONTRO DE MESTRES DO MUNDO REÚNE ESTRELAS COMO SIBA, RENATO BORGHETTI E A VELHA GUARDA DA PORTELA.

Em Limoeiro do Norte, Fortaleza, foi pela quarta vez à capital dos mestres do mundo. Durante quatro dias, representantes de saberes como dança, música e artesanato de matrizes indígenas, negras e européias se reuniram para intercâmbio de técnicas e informações.

Todos os 120 mestres, homens e mulheres, participantes do evento mereceram uma sincera reverência tanto pela organização quanto pela população. Os mestres retribuem, mesmo com o cansaço de horas de viagem, todos se esmeram para apresentar suas melhores performances.

Os mestres brasileiros são gente simples, acostumados à lida na roça. É o caso do rabequeiro cearense Antônio Hortêncio, 82 anos. Músico desde a adolescência aprendeu sozinho o cuidado com a afinação e os reparos do violino dos sertões. “Faz uns 15 anos que ele conseguiu trazer os documentos para Fortaleza e entrar nesse negócio de cultura”, destaca a esposa do seu Hortêncio, dona Belinha. Mas antes ele já não estava nesse negócio de cultura? “Regularizado assim, não”, explica sobre a obtenção do registro de músico profissional.

A programação começava a partir das 9h, todos os dias, em roda de mestres, montada no campus da Universidade Federal do Ceará. Numa delas, o pernambucano Zé do Pife pede o auxílio de um zabumbeiro para sessão de forró de pé de serra sem ensaio prévio. Em instantes, uma animada roda é formada com pandeiro, zabumba, rabeca e triângulo. A palavra, improviso, salta à mente de quem pôde assistir ao encontro. Mas, talvez, espontaneidade sirva como melhor definição.
Há cinco anos, o cantor Siba, famoso como vocalista da banda Mestre Ambrósio (uma das representantes do movimento mangue beat, de Recife) morava em São Paulo quando tomou uma posição importante. “Decidi me mudar para Nazaré da Mata cidade de notório destaque cultural de Pernambuco e fazer um mergulho profundo pelas estéticas populares da Zona da Mata Norte, misturado a um som mais bruto do rock and roll”, desenvolve o cantor.



Do projeto, nasceu a Banda Siba e Fluoresta com artistas de Nazaré da Mata. A mescla de ritmos é utilizada em trabalho totalmente autoral de Siba, “não fazemos covers, eu compus as canções e os arranjos”, revela o maestro. Os músicos de Nazaré da Mata foram os responsáveis por uma enorme roda de ciranda no encerramento do 5º Encontro de Mestres do Mundo, no sábado (20 de março) à noite.
Eles não foram os únicos. Renato Borghetti e a Velha Guarda da Portela levantaram a platéia durante os dias de festa. Porém, hit mesmo fez o paulista de Lagoinha Amarildo Pereira. A canção de um verso só apresentada a todo instante de tão óbvia, faz rir: “A véia que o trem matou, morreu”, era repetida em looping até virar refrão chiclete. “Essa música é um clássico caipira de Canarinho e Passarinho. Ela está no meu repertório há uns 10 anos e eu canto para divertir o povo mesmo”, assume Pereira.

Ao fim do evento sobra a sensação de que a sabedoria de todos os mestres do mundo não cabe em poucas linhas.