domingo, 28 de novembro de 2010

A POPULAÇÃO DE NAZARÉ DA MATA COMEÇA A RESPONDER OS QUESTIONÁRIOS DO IBGE NO CENSO DEMOGRÁFICO 2010

Teve início no domingo, 1.º de Agosto de 2010, o 12.º Censo Demográfico brasileiro, a partir desta semana e pelos próximos três meses, o contingente de 191.972 recenseadores do IBGE percorrerão os 8.514.876,599 km² do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros, com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos, numa mega operação, que envolve o trabalho direto de aproximadamente 230 mil pessoas e cujos resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos.

CENSO REVELARÁ REALIDADE DE CADA MUNICÍPIO

O Censo Demográfico 2010 já teve início em Nazaré da Mata, e os recenseadores estão aplicando os questionários no município. O processo, que segue até o dia 31 de outubro, irá revelar não apenas o novo retrato da sociedade brasileira, como permitir, no caso de aumento da população, novos benefícios para a nossa cidade, como o aumento da verba do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), maior representatividade na Câmara de Vereadores, etc.

O Prefeito NADO lembra que o processo é seguro e que os recenseadores que trabalharão em Nazaré da Mata, estarão identificados com colete, boné e crachá. “Todos os funcionários estarão devidamente identificados e quem tiver dúvidas se a pessoa é mesmo do IBGE poderá ligar para o número 08007218181 e confirmar a identidade do recenseador, lembrando que este número também serve para casos de denúncia”.

O Prefeito lembra ainda que o tempo de resposta do questionário dura em média 15 minutos, e que as informações repassadas são sigilosas, protegidas por lei federal. Após participar do processo, NADO enfatizou a importância de se dar atenção ao Censo. “Eu peço a todos os nazarenos que recebam em suas casas os recenseadores e que respondam todo o questionário sem medo. Esses dados serão importantes e vão ajudar, e muito, o nosso município, por este motivo, é de primordial importância que os cidadãos atendam aos recenseadores.”, concluiu NADO.

Para o Vice-Prefeito, Maurício Andrade, o Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os municípios brasileiros, investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, o questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.

Sobre os domicílios, haverá questões diversas, que variam desde: sobre o uso de medidor e disponibilidade de energia elétrica, a existência de telefone celular e de motocicleta, acesso à Internet, e em relação aos moradores, o IBGE investigará desde a etnia e línguas indígenas faladas ao recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais e o tempo de deslocamento de casa para o trabalho.

A expectativa de Maurício “é que a população de Nazaré da Mata ultrapasse os 31 mil habitantes, e, uma vez que as informações coletadas durante o Censo serão utilizadas no planejamento das políticas púbicas em nível nacional, estadual e municipal para os próximos dez anos e também servirão para tomadas de decisões da iniciativa privada sobre investimentos, é importante que a população receba bem os recenseadores do IBGE e responda corretamente os questionários, pois Nazaré, só terá a ganhar com isto”.

UM PAÍS QUE CONHECE A SI MESMO SÓ TEM A GANHAR.

Ao longo das próximas semanas, e até 31 de outubro, cada domicílio brasileiro receberá a visita de um recenseador do IBGE. É a partir das informações coletadas por eles que o Brasil poderá se planejar para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

Cada um dos 191.972 recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme - colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.

Vale salientar que, essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para 0800-7218181, das 8h às 22h, ou pelo site do IBGE na Internet, através do link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

Salientamos também que em virtude de grande parcela da população passar a maior parte do dia fora de seus domicílios, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.

Outra grande novidade do Censo 2010 é a opção de preencher todo o questionário pela Internet, porém essa possibilidade só é válida após a visita do recenseador, que fornecerá um envelope lacrado contendo códigos (e-tickets) que dão acesso ao questionário, em site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo e a segurança das informações prestadas. É possível responder de qualquer computador, em casa, no trabalho e até em uma lan house. Se faltar luz ou a conexão com a Internet cair durante a resposta, não há problema. As informações já enviadas estarão salvas. Basta, em momento posterior, acessar novamente o site, informar o e-ticket e seguir respondendo. O máximo que se perde são as informações da tela em que a pessoa estava quando da queda de energia ou conexão.

“O Censo 2010 mostrará um país mais escolarizado, mais inserido no mundo digital, mais envelhecido, com nível de renda melhor, com padrões mais difundidos de acesso aos produtos de consumo, com novas estruturas familiares e com a crescente presença da mulher no mercado de trabalho e no ensino superior. Esse é o retrato que vamos registrar”, é o que afirma o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, avaliando as transformações pelas quais o Brasil passou na última década.

Para conseguir tirar essa “fotografia” mais nítida possível dos brasileiros e de suas condições de vida, o IBGE conta, acima de tudo, com a colaboração da população, que deve receber bem o recenseador e responder o questionário corretamente.

O primeiro resultado total da população será conhecido no dia 27 de novembro, e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do Censo.

ASSINADA A “ORDEM DE SERVIÇO” PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA NO LOTEAMENTO CINCO CORAÇÕES

A Prefeitura de Nazaré da Mata deu mais um passo rumo à construção da primeira Escola Municipal, após muitos anos. No dia 05(cinco) de Julho de 2010(dois mil e dez), aconteceu a Cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, autorizando o início das obras. A previsão é de que tudo fique pronto em 180 dias, dessa forma a Escola deve abrir as portas no primeiro semestre de 2011. A Escola terá uma área construída de 855 m2 inserida em uma área reservada para a construção de 4.800 m2 e o valor orçado da obra é de R$ 844 mil reais, conforme Processo Licitatório n.º 022/2010 - Tomada de Preços n.º 003/2010.


Ao assinar a Ordem de Serviço para o início das obras de construção de uma Escola Municipal no Loteamento Cinco Corações, o Prefeito NADO afirmou: “O empreendimento contará com recursos da ordem de R$ 844.481,55 mil reais, e representa o empenho do Prefeito, do Vice-Prefeito, Secretários e de inúmeros servidores municipais em investir na melhoria de qualidade da educação e na capacitação das crianças de Nazaré da Mata”.

“A nova Escola beneficiará os alunos do Ensino Fundamental de Nazaré da Mata, garantindo acesso ao ensino de qualidade. A estrutura da Escola é composta de 06 salas de aula, 01 sala de informática, 01 sala de leitura, cozinha, dispensa, banheiros, dependência administrativa, com Diretoria, Secretaria e Sala dos Professores, almoxarifado, além de grande pátio. Planejada para garantir espaços adequados, as unidades de ensino possibilitará boas condições de trabalho aos profissionais da educação e de aprendizagem aos alunos”, afirmou NADO.

Para o Secretário Municipal de Educação de Nazaré da Mata, Aderito Hilton, a Escola é mais um avanço do Município de Nazaré da Mata no sentido de oferecer melhores condições de educação e de vida para todos. “Qualidade de vida começa com educação. Estamos prestes a realizar um sonho da comunidade do Loteamento Cinco Corações, além de melhorar a estrutura de Educação do município, como tem acontecido em outras pastas da Administração Municipal”, destacou.

E a comunidade do Loteamento Cinco Corações aguarda ansiosa a inauguração da Escola. Gente como o líder comunitário Edmilson, 49, comemora o fato de que a partir do ano que vem seus que filhos, assim como muitas outras crianças da comunidade vão poder estudar em uma Escola próxima de suas casas e com instalações de super novas e altíssima qualidade. “Estamos muitos satisfeitos com o fato da Escola ser construída em nossa comunidade. Acho importante que o Prefeito NADO, tenha olhado para o Loteamento Cinco Corações que, tantos anos, ficou esquecido nas administrações anteriores, e essa Escola é muito especial para a formação das futuras gerações de nosso município”.

Presentes a Cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, além do Preito NADO e do Vice-Prefeito Mauricio Andrade, estavam o Secretário Municipal de Educação, Aderito Hilton, os demais Secretários Municipais, Diretores, Assessores, o Presidente da Confederação Nacional da Indústria e Deputado Federal, Armando Monteiro Neto, o Deputado Federal José Chaves, Vereadores, diversas Autoridades municipais e a população em geral.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

DIA ESTADUAL DO MARACATU .

A beleza das evoluções do maracatu, um fenômeno singular, poderoso, mágico, cósmico, tocando o nosso inconsciente coletivo. É a alma do povo de Nazaré da Mata, irrompendo na vertigem alucinante dos chocalhos dos caboclos de lança em suas evoluções.




O maracatu, uma das mais antigas tradições da cultura popular do Estado de Pernambuco, tem oficialmente, o seu dia de comemoração, 1.º de agosto. A data dedicada ao folguedo homenageia o nascimento do Mestre Luiz de França, do Maracatu Leão Coroado, eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

Maracatu, ou Cambinda, é um cortejo – dança dramática – que re-interpreta o Império Português e as Reinages Francesas (instituições tradicionais da Europa que coroavam anualmente seus reis), convergindo às tradições Africanas. Deriva das nações do Rei do Congo e do Alto do Congo. A instituição Rei do Congo, criada na segunda metade do século 17, tinha por finalidade executar a parte administrativa e a representação do ato dos congos (teatro, música e dança). Os escravos coroavam seus reis e rainhas às portas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Recife.

Chefes tribais africanos trazidos para o Brasil reproduziam gestos da nobreza européia para mostrar a sua força e seu poder, apesar da escravidão. Viajantes do século XVIII já narravam os desfiles destas cortes e as coroações de soberanos do Congo e de Angola no pátio da Igreja do Rosário dos Pretos, no Recife. A palavra maracatu era usada, até o século XIX, para designar qualquer ajuntamento de negros. Pouco a pouco passou a ser empregada para os cortejos de Reis Africanos.

A Lei Estadual n.º 11.506, datada de 22 de dezembro de 1997, não podia ser mais sucinta. Institui em Pernambuco o dia 1.º de Agosto como Dia Estadual do Maracatu e revoga as disposições em contrário.

MARACATU RURAL

Maracatu Rural é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana no qual figuram os conhecidos caboclos de lança. É conhecido também por Maracatu de Baque Solto. Distingue-se do Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado, em organização, personagens e ritmo.
O Maracatu Rural mais antigo é o Cambinda Brasileira. O grupo foi fundado em 1898 e a sede permanece no mesmo lugar, no Engenho do Cumbe, Nazaré da Mata, Zona da Mata de Pernambuco.

Os personagens do Maracatu Rural são: Caboclos de lança (ícones do Carnaval de Pernambuco, junto com os passistas de frevo), Catirina, Mateus, Catita, Reis e Rainhas.

Os principais e mais tradicionais Grupos de Maracatu Rural de Nazaré da Mata, são: Maracatu Leão Brasileirinho, Maracatu Leão Dourado, Maracatu Águia de Ouro, Maracatu Leão de Ouro, Maracatu Leão Africano, Maracatu Leão Formoso, Maracatu Leão Misterioso, Maracatu Leão Cutural, Maracatu Piaba Dourada, Maracatu Leao Nazareno, Maracatu Estrela Brilhante, Maracatu Águia Misteriosa, Maracatu Cambinda Nova, Maracatu Leão da Selva, Maracatu Leão Faceiro, Maracatu Águia Dourada, Maracatu Estrela da Tarde, Maracatu Cambinda Brasileira (o Maracatu mais antigo do Brasil), Maracatu Coração Nazareno (Maracatu formado apenas por mulherse), Maracatu Sonho de Criança (Maracatu formado apenas por crianças).

MARACATU NAÇÃO

Desde o começo, os desfiles traziam vários elementos, sobretudo religiosos, que conservam até hoje, como a Calunga (boneca de cera que encarna os antepassados) e a grande umbela (espécie de chapéu-de-sol) que protege o rei e a rainha, ladeados pelos nobres e plebeus da corte. São mais de 150 pessoas: do ministro ao vassalo, da dama-do-paço ao escravo (que carrega a umbela), do brasabundo (espécie de guarda-costas) ao batuqueiro (músicos).

O ritmo frenético que acompanha o maracatu teve origem nas Congadas, cerimônias de escolha e coroação do rei e da rainha da "nação" negra. Ao primeiro acorde do maracatu, a rainha ergue a calunga para abençoar a "nação". A percussão é baseada em tambores grandes, chamados alfaias, caixas, taróis, ganzás e um gonguê.

Estes grupos são chamados de maracatus nação ou de baque virado ou urbanos. Os mais tradicionais são: Nação do Elefante, Nação do Leão Coroado, Nação da Estrela Brilhante, Nação do Indiano, Nação Porto Rico do Oriente e Nação Cambinda Estrela. Recentemente, surgiram novos grupos preocupados em manter e renovar a tradição dos maracatus, como o Nação Pernambuco.

O Maracatu é a tradição que mantém viva uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras. O ritmo que nasceu no campo, entre os escravos dos engenhos, é hoje responsável por transformar o carnaval de Pernambuco em um dos mais bonitos do país.

ASSINADA A “ORDEM DE SERVIÇO” PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA NO LOTEAMENTO CINCO CORAÇÕES .

A Prefeitura de Nazaré da Mata deu mais um passo rumo à construção da primeira Escola Municipal, após muitos anos. No dia 05(cinco) de Julho de 2010(dois mil e dez), aconteceu a Cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, autorizando o início das obras. A previsão é de que tudo fique pronto em 180 dias, dessa forma a Escola deve abrir as portas no primeiro semestre de 2011. A Escola terá uma área construída de 855 m2 inserida em uma área reservada para a construção de 4.800 m2 e o valor orçado da obra é de R$ 844 mil reais, conforme Processo Licitatório n.º 022/2010 - Tomada de Preços n.º 003/2010.

Ao assinar a Ordem de Serviço para o início das obras de construção de uma Escola Municipal no Loteamento Cinco Corações, o Prefeito NADO afirmou: “O empreendimento contará com recursos da ordem de R$ 844.481,55 mil reais, e representa o empenho do Prefeito, do Vice-Prefeito, Secretários e de inúmeros servidores municipais em investir na melhoria de qualidade da educação e na capacitação das crianças de Nazaré da Mata”.

“A nova Escola beneficiará os alunos do Ensino Fundamental de Nazaré da Mata, garantindo acesso ao ensino de qualidade. A estrutura da Escola é composta de 06 salas de aula, 01 sala de informática, 01 sala de leitura, cozinha, dispensa, banheiros, dependência administrativa, com Diretoria, Secretaria e Sala dos Professores, almoxarifado, além de grande pátio. Planejada para garantir espaços adequados, as unidades de ensino possibilitará boas condições de trabalho aos profissionais da educação e de aprendizagem aos alunos”, afirmou NADO.

Para o Secretário Municipal de Educação de Nazaré da Mata, Aderito Hilton, a Escola é mais um avanço do Município de Nazaré da Mata no sentido de oferecer melhores condições de educação e de vida para todos. “Qualidade de vida começa com educação. Estamos prestes a realizar um sonho da comunidade do Loteamento Cinco Corações, além de melhorar a estrutura de Educação do município, como tem acontecido em outras pastas da Administração Municipal”, destacou.

E a comunidade do Loteamento Cinco Corações aguarda ansiosa a inauguração da Escola. Gente como o líder comunitário Edmilson, 49, comemora o fato de que a partir do ano que vem seus que filhos, assim como muitas outras crianças da comunidade vão poder estudar em uma Escola próxima de suas casas e com instalações de super novas e altíssima qualidade. “Estamos muitos satisfeitos com o fato da Escola ser construída em nossa comunidade. Acho importante que o Prefeito NADO, tenha olhado para o Loteamento Cinco Corações que, tantos anos, ficou esquecido nas administrações anteriores, e essa Escola é muito especial para a formação das futuras gerações de nosso município”.

Presentes a Cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, além do Preito NADO e do Vice-Prefeito Mauricio Andrade, estavam o Secretário Municipal de Educação, Aderito Hilton, os demais Secretários Municipais, Diretores, Assessores, o Presidente da Confederação Nacional da Indústria e Deputado Federal, Armando Monteiro Neto, o Deputado Federal José Chaves, Vereadores, diversas Autoridades municipais e a população em feral.

terça-feira, 20 de julho de 2010

MARACATU CAMBINDA BRASILEIRA NA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2010.

Na sua 20ª edição o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2010), evento homenageia os 50 anos do Movimento de Cultura Popular e celebrará Música, Dança, Teatro, Circo, Cinema, Exposições e Oficinas durante dez dias.



Durante os dias 15 e 24 de Julho, o Agreste de Pernambuco será o centro das atenções do turismo cultural brasileira com a 20ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2010), que também recebe a terceira etapa deste ano do Festival Pernambuco Nação Cultural. Uma verdadeira maratona cultural, que contará com vários pólos atrativos. Serão dez dias de oficinas, fóruns de discussão, ações gastronômicas, shows, espetáculos de teatro e dança, exposições de arte e fotografia, mostra de cinema e circo.

Nesta edição, o FIG está homenageando os 50 anos do Movimento de Cultura Popular, que, de 1960 a 1964, durante o governo de Miguel Arraes e Pelópidas Silveira, revolucionou o sistema de educação e alfabetização do Estado por meio de uma articulação cultural.

Na edição em que o Festival completa 20 anos, a expectativa é que mais de 400 mil de pessoas de diversas localidades do Brasil passem pela FIG.

Pólos:

GUADALAJARA - Também conhecido como Palco das Multidões, a Esplanada Guadalajara abrigará os shows mais aguardados pelo público. Os shows terão início sempre às 21h.

PALCO POP - A programação do Palco Pop, que este ano dividirá o mesmo espaço com o Palco Forró, começa no dia 17 de julho e segue até o dia 24. Os shows terão início sempre às 18h.

PALCO FORRÓ - O Palco Forró, localizado no Parque Euclides Dourado, tem início no dia 17. Os shows deste palco começarão às 23h.

PALCO INSTRUMENTAL - A partir do dia 19, os amantes da música instrumental podem se dirigir ao Parque Ruben Van Der Linden (Pau Pombo), sempre às 18h.

ARTES CÊNICAS - Espetáculos locais e nacionais de teatro, circo e dança formam a programação de Artes Cênicas do FIG 2010, que ficará concentrada no Teatro Luiz Souto Dourado e no Parque Euclides Dourado, mais precisamente na Lona de Circo e no Pavilhão de Teatro e Dança. A programação de Artes Cênicas tem início no dia 16 de julho, a partir das 10h.

FOTOGRAFIA - Durante o Festival, o público poderá conferir exposições fotográficas no Parque Euclides Dourado e na Casa Galeria Galpão, relativas às três edições do Prêmio de Fotografia Pernambuco Nação Cultural. São imagens clicadas por fotógrafos residentes em Pernambuco. Em cada edição, um tema específico. Na primeira, as fotos selecionadas dizem respeito aos Patrimônios Imateriais (Cavalo-Marinho, Caboclinho e Maracatu Nação e Maracatu Rural). A segunda reúne imagens da cultura das 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco. E a terceira edição do prêmio tem como tema “Cidades, Paisagens Contemporâneas”.

MÚSICA ERUDITA - Durante o Festival de Inverno de Garanhuns, a Catedral de Santo Antônio se transformará num reduto da música erudita, recebendo uma programação especial montada pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e a 6.ª edição do Projeto Virtuosi na Serra, reunindo grandes nomes da música nacional e internacional. A programação do CPM acontece de 16 a 19 de julho, com duas sessões diárias, às 16h30 e às 21h.

ARTESANATO - O artesanato também terá um destaque especial no FIG 2010 e contará com um pavilhão exclusivo no Parque Euclides Dourado. O espaço funcionará de 16 a 24 de julho, das 14h às 22h, e reunirá quatro grandes estandes, um para cada macrorregião do Estado.

CINEMA - No FIG 2010, os amantes do cinema também terão o seu espaço garantido. De 16 a 22 de julho, o público poderá conferir, gratuitamente, uma mostra especial com filmes nacionais e internacionais no Cine Eldorado 2.

FÓRUM REGIONAL DE CULTURA - No dia 14 de julho, antecedendo a abertura oficial do FIG 2010, Garanhuns sedia o Fórum Regional de Cultura do Agreste Meridional, que colocará em discussão as prioridades das ações culturais para a região e intensificará o diálogo entre a sociedade e o Poder Público. O encontro será realizado na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns, das 8h às 17h. Até dezembro, o Fórum percorrerá todas as regiões do Estado.

OFICINAS - Durante o Festival, quem estiver por Garanhuns poderá participar de oficinas institucionais, de formação cidadã e de linguagens.

PALCO CULTURA POPULAR - Localizado na Avenida Santo Antônio, no Centro de Garanhuns, o Palco Cultura Popular mostrará a diversidade cultural de Pernambuco com apresentações de grupos de cultura de raiz. O palco funcionará das 10h às 18h.

A programação tem início no dia 19 de julho com a apresentação do Grupo Folclórico Bacamarteiro (Abreu e Lima-PE), do Afoxé Alafin Oyó (Olinda-PE) e do Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda (Olinda-PE).

No dia 20 de julho, apresentam-se o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu (Igarassu-PE), o Grupo Xaxado Cabras de Lampião (Serra Talhada-PE) e Santino Cirandeiro (Paulista-PE). No dia 21 de julho, o público confere a apresentação do Grupo de Percussão Quebra-Baque (Recife-PE), do Grupo Artístico e Cultural Boi Ta Ta Ta (Recife-PE) e da Mazuca de Agrestina (Agrestina-PE).

No dia 22, sobem ao palco os Caboclinhos Canindé do Recife (Recife-PE), Reisado da Maninçoba (Garanhuns-PE) e a Família Salu e a Rabeca Encantada (Olinda-PE).

No dia 23 de julho, o público terá oportunidade de assistir à Banda de Pífano X (Monteiro-PB), as Sambadeiras (Olinda-PE) e o MARACATU CAMBINDA BRASILEIRA, da cidade de Nazaré da Mata, Terra do Maracatu. O Maracatu Cambinda Brasileira, possui o do Ponto de Cultura Cambinda Brasileira, no Engenho Cumbe, zona rural do município. O Engenho Cumbe é sede do maracatu, inaugurado em Outubro de 2009.

Tendo sido contemplado no Edital 2008 de pontos de cultura pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, o Maracatu Cambinda Brasileira é um dos mais antigos de Pernambuco, fundado em 1918, e é um dos 20 grupos de Maracatu de Nazaré da Mata – Terra do Maracatu.

Como Ponto de Cultura, trabalha com o desenvolvimento das manifestações populares, permitindo a reciclagem dos grupos e criadores e visando, com isso, a melhoria da qualidade de vida dos brincantes.

Fechando a programação, no dia 24, sobem ao palco O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico (Recife-PE), Coco de Umbigada (Olinda-PE), Quentes do Forró e Orquestra Curica (Goiana-PE).

UMA DAS MAIS LÚCIDAS E GRANDIOSAS FIGURAS DO EPISCOPADO BRASILEIRO - DOM TÁVORA - INICIOU SUA VIDA SACERDOTAL NA DIOCESE DE NAZARÉ DA MATA.

No dia 19 de Julho, Dom José Vicente Távora, conhecido como o “Bispo dos Pobres”, ou como ele mesmo se considerava como o “Bispo dos Operários”, completaria 100 anos.


Nascido em 1910, ele contribuiu muito com a história do povo brasileiro, principalmente a dos pobres. Essa foi sua opção pastoral desde o início do seu ministério sacerdotal na Diocese de Nazaré da Mata: estar a serviço de todos, mas preferencialmente dos pobres trabalhadores da cana na região da Zona da Mata de Pernambuco, Um homem de grande capacidade de ação e sensibilidade pastoral, exerceu o seu ministério episcopal voltado especialmente para os mais humildes, e afirmava: “libertar milhões da ignorância equivale a uma segunda abolição da escravidão”.

Seu compromisso com os pobres o levou a aceitar o convite do Cardeal do Rio de Janeiro para trabalhar juntos aos excluídos da então Capital Federal. Lá se encontrou com o Pe. Helder Câmara, cearense, também envolvido com as mesmas causas. Eram tão irmãos, tão unidos, que um chamava o outro de “Eu”. Os três estruturaram a Ação Católica, a CNBB, a Cáritas Brasileira, etc.

Ele chegou a Sergipe em março de 1958 para suceder a Dom Fernando Gomes. Naquele tempo a Diocese de Aracaju que correspondia a todo o Estado de Sergipe era composta por mais de 70 % de analfabetos e por uma população muito pobre.

Desde o tempo em que morava no Rio de Janeiro, juntamente com Dom Helder Câmara, não se cansou em participar das articulações dos bispos brasileiros em busca de soluções de combate à pobreza e ao analfabetismo no Nordeste. Estando em Aracaju continuou sua dedicação incansável na busca de soluções contra a miséria e a fome.

Conseguiu apoio dos bispos e recursos do governo federal para erradicar o analfabetismo através do MEB (Movimento de Educação de Base). A Rádio Cultura de Sergipe servia transmitir as aulas e animar os trabalhadores rurais a se organizarem seus sindicatos. Foi a partir do MEB que surgiram as articulações dos trabalhadores rurais para a criação dos primeiros sindicatos dos trabalhadores rurais e a Federação dos Trabalhadores Rurais.

Durante sua vida pastoral sempre estimulou a luta pela Reforma Agrária em todo o país para se praticar a justiça social no campo. E para assessorar a produção dos pequenos agricultores incentivou a criação da ANCAR (a DEAGRO de hoje). Para cuidar dos imigrantes e pobres abandonados na capital sergipana fortaleceu o SAME (Serviço de Assistência à Mendicância).

Para cuidar das domésticas criou a Casa da Doméstica e estruturou grupos de convivência com as prostitutas da capital. Para os desempregados da capital juntou-se aos empresários para trazer indústrias a fim de gerar emprego e renda.
Não era homem de viver correndo atrás de glórias, mas buscava ser fiel à sua missão de pastor no cuidado com suas ovelhas. Enfrentou desafios de cabeça erguida, desde problemas com o governo Lacerda que acusou o MEB de comunismo como também com o próprio regime militar que o prendeu em sua própria residência.

No tempo da ditadura militar sofreu muito ao ver seu próprio clero dividido – bispo auxiliar e padres – e seus colaboradores diretos ligados ao MEB, a Rádio Cultura e a Ação Católica serem presos e perseguidos. Faleceu, aos 59 anos de idade, na madrugada do dia 3 de abril de 1970.

MARACATU DE NAZARÉ DA MATA É DESTAQUE EM EXPOSIÇÃO NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS.

A Exposição do fotógrafo Helder Ferrer está sendo realizada em Garanhuns, como parte do Festival de Inverno e mostra a cultura do maracatu de baque solto.


Todas as pessoas que passarem pela cidade de Garanhuns durante a realização do 20.º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2010), que acontece até o sábado, dia 24 de Julho de 2010, poderá conferir a EXPOSIÇÃO BAQUE SOLTO, do fotógrafo Helder Ferrer. A Exposição apresenta 23 imagens, em slides, que retratam o universo do maracatu rural.

A mostra é parte integrante da Programação do 20.º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2010), realizada das 16h às 22h, em um local próximo à Esplanada Guadalajara, na Rua Coronel Antônio Victor, 403.

Todas as imagens, exibidas na Exposição Baque Solto, foram feitas durante os festejos Carnavalescos do município de Nazaré da Mata, a Terra do Maracatu.
A mostra também conta com um projeto diferenciado de integração com o público. Um projetor com uma câmera gerará imagens dos visitantes, que receberão um catálogo inédito, com fotos e textos sobre a exposição.

Ao fim do Festival de Inverno de Garanhuns, o Prefeito NADO, juntamente a sua Assessoria Técnica, articulam a vinda do fotógrafo Helder Ferrer, para apresentação da Exposição Baque Solto, no município de Nazaré da Mata.