terça-feira, 20 de julho de 2010

MARACATU CAMBINDA BRASILEIRA NA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2010.

Na sua 20ª edição o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2010), evento homenageia os 50 anos do Movimento de Cultura Popular e celebrará Música, Dança, Teatro, Circo, Cinema, Exposições e Oficinas durante dez dias.



Durante os dias 15 e 24 de Julho, o Agreste de Pernambuco será o centro das atenções do turismo cultural brasileira com a 20ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2010), que também recebe a terceira etapa deste ano do Festival Pernambuco Nação Cultural. Uma verdadeira maratona cultural, que contará com vários pólos atrativos. Serão dez dias de oficinas, fóruns de discussão, ações gastronômicas, shows, espetáculos de teatro e dança, exposições de arte e fotografia, mostra de cinema e circo.

Nesta edição, o FIG está homenageando os 50 anos do Movimento de Cultura Popular, que, de 1960 a 1964, durante o governo de Miguel Arraes e Pelópidas Silveira, revolucionou o sistema de educação e alfabetização do Estado por meio de uma articulação cultural.

Na edição em que o Festival completa 20 anos, a expectativa é que mais de 400 mil de pessoas de diversas localidades do Brasil passem pela FIG.

Pólos:

GUADALAJARA - Também conhecido como Palco das Multidões, a Esplanada Guadalajara abrigará os shows mais aguardados pelo público. Os shows terão início sempre às 21h.

PALCO POP - A programação do Palco Pop, que este ano dividirá o mesmo espaço com o Palco Forró, começa no dia 17 de julho e segue até o dia 24. Os shows terão início sempre às 18h.

PALCO FORRÓ - O Palco Forró, localizado no Parque Euclides Dourado, tem início no dia 17. Os shows deste palco começarão às 23h.

PALCO INSTRUMENTAL - A partir do dia 19, os amantes da música instrumental podem se dirigir ao Parque Ruben Van Der Linden (Pau Pombo), sempre às 18h.

ARTES CÊNICAS - Espetáculos locais e nacionais de teatro, circo e dança formam a programação de Artes Cênicas do FIG 2010, que ficará concentrada no Teatro Luiz Souto Dourado e no Parque Euclides Dourado, mais precisamente na Lona de Circo e no Pavilhão de Teatro e Dança. A programação de Artes Cênicas tem início no dia 16 de julho, a partir das 10h.

FOTOGRAFIA - Durante o Festival, o público poderá conferir exposições fotográficas no Parque Euclides Dourado e na Casa Galeria Galpão, relativas às três edições do Prêmio de Fotografia Pernambuco Nação Cultural. São imagens clicadas por fotógrafos residentes em Pernambuco. Em cada edição, um tema específico. Na primeira, as fotos selecionadas dizem respeito aos Patrimônios Imateriais (Cavalo-Marinho, Caboclinho e Maracatu Nação e Maracatu Rural). A segunda reúne imagens da cultura das 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco. E a terceira edição do prêmio tem como tema “Cidades, Paisagens Contemporâneas”.

MÚSICA ERUDITA - Durante o Festival de Inverno de Garanhuns, a Catedral de Santo Antônio se transformará num reduto da música erudita, recebendo uma programação especial montada pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e a 6.ª edição do Projeto Virtuosi na Serra, reunindo grandes nomes da música nacional e internacional. A programação do CPM acontece de 16 a 19 de julho, com duas sessões diárias, às 16h30 e às 21h.

ARTESANATO - O artesanato também terá um destaque especial no FIG 2010 e contará com um pavilhão exclusivo no Parque Euclides Dourado. O espaço funcionará de 16 a 24 de julho, das 14h às 22h, e reunirá quatro grandes estandes, um para cada macrorregião do Estado.

CINEMA - No FIG 2010, os amantes do cinema também terão o seu espaço garantido. De 16 a 22 de julho, o público poderá conferir, gratuitamente, uma mostra especial com filmes nacionais e internacionais no Cine Eldorado 2.

FÓRUM REGIONAL DE CULTURA - No dia 14 de julho, antecedendo a abertura oficial do FIG 2010, Garanhuns sedia o Fórum Regional de Cultura do Agreste Meridional, que colocará em discussão as prioridades das ações culturais para a região e intensificará o diálogo entre a sociedade e o Poder Público. O encontro será realizado na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns, das 8h às 17h. Até dezembro, o Fórum percorrerá todas as regiões do Estado.

OFICINAS - Durante o Festival, quem estiver por Garanhuns poderá participar de oficinas institucionais, de formação cidadã e de linguagens.

PALCO CULTURA POPULAR - Localizado na Avenida Santo Antônio, no Centro de Garanhuns, o Palco Cultura Popular mostrará a diversidade cultural de Pernambuco com apresentações de grupos de cultura de raiz. O palco funcionará das 10h às 18h.

A programação tem início no dia 19 de julho com a apresentação do Grupo Folclórico Bacamarteiro (Abreu e Lima-PE), do Afoxé Alafin Oyó (Olinda-PE) e do Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda (Olinda-PE).

No dia 20 de julho, apresentam-se o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu (Igarassu-PE), o Grupo Xaxado Cabras de Lampião (Serra Talhada-PE) e Santino Cirandeiro (Paulista-PE). No dia 21 de julho, o público confere a apresentação do Grupo de Percussão Quebra-Baque (Recife-PE), do Grupo Artístico e Cultural Boi Ta Ta Ta (Recife-PE) e da Mazuca de Agrestina (Agrestina-PE).

No dia 22, sobem ao palco os Caboclinhos Canindé do Recife (Recife-PE), Reisado da Maninçoba (Garanhuns-PE) e a Família Salu e a Rabeca Encantada (Olinda-PE).

No dia 23 de julho, o público terá oportunidade de assistir à Banda de Pífano X (Monteiro-PB), as Sambadeiras (Olinda-PE) e o MARACATU CAMBINDA BRASILEIRA, da cidade de Nazaré da Mata, Terra do Maracatu. O Maracatu Cambinda Brasileira, possui o do Ponto de Cultura Cambinda Brasileira, no Engenho Cumbe, zona rural do município. O Engenho Cumbe é sede do maracatu, inaugurado em Outubro de 2009.

Tendo sido contemplado no Edital 2008 de pontos de cultura pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, o Maracatu Cambinda Brasileira é um dos mais antigos de Pernambuco, fundado em 1918, e é um dos 20 grupos de Maracatu de Nazaré da Mata – Terra do Maracatu.

Como Ponto de Cultura, trabalha com o desenvolvimento das manifestações populares, permitindo a reciclagem dos grupos e criadores e visando, com isso, a melhoria da qualidade de vida dos brincantes.

Fechando a programação, no dia 24, sobem ao palco O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico (Recife-PE), Coco de Umbigada (Olinda-PE), Quentes do Forró e Orquestra Curica (Goiana-PE).

UMA DAS MAIS LÚCIDAS E GRANDIOSAS FIGURAS DO EPISCOPADO BRASILEIRO - DOM TÁVORA - INICIOU SUA VIDA SACERDOTAL NA DIOCESE DE NAZARÉ DA MATA.

No dia 19 de Julho, Dom José Vicente Távora, conhecido como o “Bispo dos Pobres”, ou como ele mesmo se considerava como o “Bispo dos Operários”, completaria 100 anos.


Nascido em 1910, ele contribuiu muito com a história do povo brasileiro, principalmente a dos pobres. Essa foi sua opção pastoral desde o início do seu ministério sacerdotal na Diocese de Nazaré da Mata: estar a serviço de todos, mas preferencialmente dos pobres trabalhadores da cana na região da Zona da Mata de Pernambuco, Um homem de grande capacidade de ação e sensibilidade pastoral, exerceu o seu ministério episcopal voltado especialmente para os mais humildes, e afirmava: “libertar milhões da ignorância equivale a uma segunda abolição da escravidão”.

Seu compromisso com os pobres o levou a aceitar o convite do Cardeal do Rio de Janeiro para trabalhar juntos aos excluídos da então Capital Federal. Lá se encontrou com o Pe. Helder Câmara, cearense, também envolvido com as mesmas causas. Eram tão irmãos, tão unidos, que um chamava o outro de “Eu”. Os três estruturaram a Ação Católica, a CNBB, a Cáritas Brasileira, etc.

Ele chegou a Sergipe em março de 1958 para suceder a Dom Fernando Gomes. Naquele tempo a Diocese de Aracaju que correspondia a todo o Estado de Sergipe era composta por mais de 70 % de analfabetos e por uma população muito pobre.

Desde o tempo em que morava no Rio de Janeiro, juntamente com Dom Helder Câmara, não se cansou em participar das articulações dos bispos brasileiros em busca de soluções de combate à pobreza e ao analfabetismo no Nordeste. Estando em Aracaju continuou sua dedicação incansável na busca de soluções contra a miséria e a fome.

Conseguiu apoio dos bispos e recursos do governo federal para erradicar o analfabetismo através do MEB (Movimento de Educação de Base). A Rádio Cultura de Sergipe servia transmitir as aulas e animar os trabalhadores rurais a se organizarem seus sindicatos. Foi a partir do MEB que surgiram as articulações dos trabalhadores rurais para a criação dos primeiros sindicatos dos trabalhadores rurais e a Federação dos Trabalhadores Rurais.

Durante sua vida pastoral sempre estimulou a luta pela Reforma Agrária em todo o país para se praticar a justiça social no campo. E para assessorar a produção dos pequenos agricultores incentivou a criação da ANCAR (a DEAGRO de hoje). Para cuidar dos imigrantes e pobres abandonados na capital sergipana fortaleceu o SAME (Serviço de Assistência à Mendicância).

Para cuidar das domésticas criou a Casa da Doméstica e estruturou grupos de convivência com as prostitutas da capital. Para os desempregados da capital juntou-se aos empresários para trazer indústrias a fim de gerar emprego e renda.
Não era homem de viver correndo atrás de glórias, mas buscava ser fiel à sua missão de pastor no cuidado com suas ovelhas. Enfrentou desafios de cabeça erguida, desde problemas com o governo Lacerda que acusou o MEB de comunismo como também com o próprio regime militar que o prendeu em sua própria residência.

No tempo da ditadura militar sofreu muito ao ver seu próprio clero dividido – bispo auxiliar e padres – e seus colaboradores diretos ligados ao MEB, a Rádio Cultura e a Ação Católica serem presos e perseguidos. Faleceu, aos 59 anos de idade, na madrugada do dia 3 de abril de 1970.

MARACATU DE NAZARÉ DA MATA É DESTAQUE EM EXPOSIÇÃO NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS.

A Exposição do fotógrafo Helder Ferrer está sendo realizada em Garanhuns, como parte do Festival de Inverno e mostra a cultura do maracatu de baque solto.


Todas as pessoas que passarem pela cidade de Garanhuns durante a realização do 20.º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2010), que acontece até o sábado, dia 24 de Julho de 2010, poderá conferir a EXPOSIÇÃO BAQUE SOLTO, do fotógrafo Helder Ferrer. A Exposição apresenta 23 imagens, em slides, que retratam o universo do maracatu rural.

A mostra é parte integrante da Programação do 20.º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2010), realizada das 16h às 22h, em um local próximo à Esplanada Guadalajara, na Rua Coronel Antônio Victor, 403.

Todas as imagens, exibidas na Exposição Baque Solto, foram feitas durante os festejos Carnavalescos do município de Nazaré da Mata, a Terra do Maracatu.
A mostra também conta com um projeto diferenciado de integração com o público. Um projetor com uma câmera gerará imagens dos visitantes, que receberão um catálogo inédito, com fotos e textos sobre a exposição.

Ao fim do Festival de Inverno de Garanhuns, o Prefeito NADO, juntamente a sua Assessoria Técnica, articulam a vinda do fotógrafo Helder Ferrer, para apresentação da Exposição Baque Solto, no município de Nazaré da Mata.

domingo, 30 de maio de 2010

NAZARÉ DA MATA INAUGURA BIBLIOTECA DO PROGRAMA “INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO” FRUTO DE PARCERIA COM O SESI-PE.

Nazaré da Mata foi um dos municípios de Pernambuco escolhidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI/PE) para receber um programa que contribui para a melhoria da Educação, do acesso à informação e disseminação da cultura: a “Indústria do Conhecimento”.


O SESI Pernambuco e a Prefeitura Municipal Nazaré da Mata, trazem o Programa SESI Indústria do Conhecimento, que inaugurou nesta sexta-feira, dia 28 de maio de 2010, na Praça Barão de Tamandaré, um modulo da Biblioteca “Indústria do Conhecimento” de Nazaré da Mata.



Com a instalação da Biblioteca em Nazaré da Mata, o SESI Pernambuco atinge a marca do décimo módulo da Biblioteca instalado no Estado de Pernambuco, reafirmando o compromisso da entidade com o desenvolvimento sustentável de Pernambuco. Em todo o Brasil, serão 350 bibliotecas lançadas pela CNI.

“A Indústria do Conhecimento é um centro multimídia que oferece acesso gratuito à informação por meio de livros, gibis, vídeos, DVDs, internet e inúmeras atividades de promoção da leitura, cidadania e inclusão digital e abre ao aluno das Escolas de Nazaré da Mata o acesso à educação de primeiro mundo”, disse o Presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, o Deputado Federal Armando Monteiro Neto.

“Com uma estrutura física de 100m², localizada na Praça Barão de Tamandaré, no centro de Nazaré da Mata, a Indústria do Conhecimento possui 10 computadores com acesso à internet, mesas e cadeiras para leitura, pesquisa e estudos e um acervo inicial composto de 1.300 títulos impressos, 10 mil títulos em mídia eletrônica e 100 gibis. Toda esta estrutura estará à disposição da população sem nenhum custo, concluiu Armando Monteiro.



Segundo o Diretor Regional do SESI Pernambuco, Jorge Côrte Real, os centros multimídia vão agir no fortalecimento da base educacional dos jovens de cada região, já que, no futuro, a Biblioteca ainda vai oferecer cursos de curta duração, como informática, inglês, e de empreendedorismo, em parceria com instituições como o SEBRAE. “Esse é o caminho para Pernambuco ter crescimento duradouro e sustentado, galgado no conhecimento, instrumento necessário para o desenvolvimento de qualquer nação”, completa Côrte Real.

Para o Prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho - NADO, o Projeto é uma grande contribuição para um dos pilares de sua Gestão, que é valorização da Educação. “Agradeço ao SESI Pernambuco e ao Sistema FIEPE por esta parceria”, disse ele, acrescentando que “o trabalho em vai continuar para que mais espaços de incentivo à literatura sejam criados, otimizando ainda mais o serviço de educação em Nazaré da Mata”.



Para a construção e estruturação do centro multimídia, o SESI Pernambuco fez um investimento de aproximadamente R$ 300 mil. A Entidade entrega toda a estrutura pronta para o parceiro, que será responsável pela gestão e funcionamento da unidade, cedendo profissionais para serem monitores no local. “Mais uma vez cumprimos o nosso papel social e contribuímos para melhorar a educação e a qualidade de vida da população pernambucana. A qualificação dos cidadãos depende de uma boa educação básica, do acesso à cultura e especialmente à leitura, sendo este o principal motivo de inaugurarmos mais esta Indústria do Conhecimento”, afirma o Superintendente do SESI Pernambuco, Ernane de Aguiar.

O Projeto compõe o programa “Educação para a Nova Indústria”, executado pelo Sistema Indústria em todo o país, que prioriza os investimentos em educação básica e profissional. O SESI tem como meta implantar 230 módulos da Indústria do

Conhecimento em municípios de todos os Estados brasileiros até o final deste ano. O Projeto é uma parceria do SESI com o Governo Federal. Além da infra-estrutura, todos os centros multimídia contam com instrutores treinados, que auxiliam a população a utilizar os computadores e estimulam a assimilação do conhecimento.

A Indústria do Conhecimento é um centro multimídia, com Biblioteca, DVDteca, CDteca e Internet, que permite ao trabalhador e seus familiares o acesso rápido à leitura e ao mundo digital.



Na parceria, o SESI Pernambuco construiu o módulo, doou um acervo de 1.300 livros, 10 mil títulos em mídia eletrônica, periódicos, jornais e 10 microcomputadores. A Prefeitura cedeu o local para a construção da Biblioteca e disponibilizará funcionários para atendimento aos usuários, além de ser responsável pela manutenção do espaço.

Participaram da solenidade, além do Prefeito NADO e do Vice-Prefeito Maurício Andrade, o Secretário Municipal da Educação, Aderito Hilton; Presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, o Deputado Federal Armando Monteiro Neto; o Presidente da FIEPE, Jorge Corte Real; o Superintendente do SESI Pernambuco, Ernane de Aguiar Gomes; o Diretor-Superintendente do SEBRAE Pernambuco, Nilo Simões; o Deputado Federal, José Chaves; o Secretário Licenciado de Serviços Públicos da Prefeitura do Recife, José Humberto; Diretores e Conselheiros da Federação das Indústrias do Estado, Servidores do SESI Pernambuco, Secretários Municipais, Vereadores, Alunos, Professores e pessoas da comunidade em geral.

INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO


Os brasileiros lêem pouco e apenas 12% têm computador em casa, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Para mudar esta realidade, o SESI investe em projetos como a Indústria do Conhecimento – centros multimídia que promovem a inclusão digital e facilitam o acesso do trabalhador e sua família à informação e à leitura.



Cada unidade da Indústria do Conhecimento é equipada com dez computadores conectados a internet, salas de leitura e bibliotecas com livros, CDs, DVDs, gibis, jornais e revistas. São cerca de mil e quinhentos títulos impressos e de mídia eletrônica. Os horários de funcionamento são flexíveis e atendem à necessidade das comunidades.

A infra-estrutura é apenas uma parte do serviço prestado pelo SESI: todos os centros multimídia contam com instrutores treinados, que auxiliam a população a utilizar os computadores e estimulam a assimilação de conhecimento.



Parceria com Setores - Público e Privado


O projeto é uma iniciativa da CNI, executada através do SESI e foi lançado em 2006. A idéia surgiu após a constatação de que o baixo índice de leitura no Brasil é reflexo da deficiência de acervo das bibliotecas escolares e públicas e da dificuldade de acesso à internet. De acordo com pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, 61% da população adulta alfabetizada têm pouco ou nenhum contato com livros.

A Indústria do Conhecimento tem apoio de diversas organizações públicas e privadas em todos os estados do país. O objetivo do SESI é inaugurar cem módulos em todo o país, que podem ser alocados nas comunidades ou nas instalações de empresas.
O projeto “Indústria do Conhecimento” é um espaço destinado à comunidade e aos trabalhadores para que tenham acesso a livros, mídia eletrônica, periódicos e computadores com internet. O projeto surgiu depois da constatação de que o baixo índice de leitura no Brasil é reflexo da deficiência de acervo das bibliotecas escolares e públicas e da dificuldade de acesso à internet.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A PREFEITURA DE NAZARÉ DA MATA ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE BRUNO & MARRONE PARA AS FESTIVIDADES JUNINAS DE 2010.

A PREFEITURA DE NAZARÉ DA MATA ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE “BRUNO & MARRONE” PARA AS FESTIVIDADES JUNINAS DE 2010, ESTA SERÁ UMA DAS MAIORES ATRAÇÕES DO INTERIOR DE PERNAMBUCO


A programação para as Festividades Juninas de Nazaré da Mata começa a ser fechada, e divulgada, pela Prefeitura. Já está confirmada a apresentação de uma atração nacional, que será a dupla, “BRUNO & MARRONE”. O público de Nazaré da Mata, que pela primeira vez vai prestigiar um espetáculo deste porte, vai poder se divertir na véspera de São João com um Mega Show.


NAZARÉ DA MATA - O Prefeito de Nazaré da Mata, NADO, anunciou que a dupla sertaneja “BRUNO E MARRONE” está oficialmente contratada para realizar um Mega Show na Praça Papa João XXIII, popular Praça da Catedral, em Nazaré da Mata, no dia 23 de Juno de 2010, durante os Festejos Juninos.

Ao assumir o mandato de Prefeito, em janeiro de 2010, Egrinaldo Floriano Coutinho – NADO – firmou um compromisso com a população de Nazaré da Mata, para que a partir daquele momento, o Município passaria a comemorar as Festividades de Nazaré da Mata, sempre com grandes Shows, atendendo a uma antiga solicitação da grande maioria dos munícipes, e em especial da juventude, que desejavam a realização de grandes festas para promover o laser e a interação entre eles.

De forma arrojada, o Prefeito NADO não mediu esforços e já proporcionou as apresentações de: Alceu Valença, Petrúcio Amorim, Beto Barbosa, Geraldinho Lins, Cavaleiros do Forró, Flavio José, Mastruz com Leite, Padre Antônio Maria e muitas outras atrações, e agora em 2010 o Prefeito anuncia a contratação de um das maiores duplas do cenário nacional “BRUNO & MARRONE” para fazer um mega show em Praça Pública, no dia 23 de Junho de 2010, prometendo ser a maior festa de São João, de todos os tempos, do Município.



Segundo o Prefeito NADO: “- Havia o desejo da maioria da população para que o mesmo realizasse um grande Show durante os Festejos Juninos de 2010, uma vez que no ano passado a Prefeitura apresentou bons shows para população, mesmo passando por uma situação financeira de dificuldade, assim como a maioria dos municípios brasileiros. E agora em 2010 foi possível contratar BRUNO & MARRONE para animar as comemorações de São João de Nazaré da Mata, e porque não dizer, da Região da Mata Norte”.

“Não poderíamos retroceder, criamos a cultura de comemorar as Festividades em Nazaré da Mata com grandes atrações a fim de dar a alegria e auto-estima ao nosso povo que ficava sempre em desvantagem em relação aos festejos dos outros municípios. Eles me pediram para que como gestor, eu me esforçasse para promover as Festividades com grandeza, como o município merece. Então atendemos a solicitação e transformamos numa grande marca de nossa Administração que se soma às obras que nós estamos realizando”, concluiu NADO.



O Secretário de Turismo e Cultura de Nazaré da Mata, Dário Veiga, destacou: “Esperamos que esse Mega Show, marque uma nova etapa nas festividades de São João de Nazaré da Mata. Este será um Evento muito especial para Nazaré da Mata e toda a Região, e não podíamos deixar de produzir uma festa muito especial para nossa população. Tenho certeza que este espetáculo vai ser especial”.

O Secretário Dário Veiga, aproveitou ainda para convidar a população de Nazaré da Mata, da Região, e de todo o Estado, para prestigiarem o Show de “BRUNO & MARRONE” no dia 23 de Junho de 2010, na cidade de Nazaré da Mata, assim como os demais Shows que a Prefeitura realizará durante os Festejos Juninos.

O GRANDE SUCESSO DE “BRUNO & MARRONE” NO BRASIL


Segundo os especialistas, a dupla “BRUNO E MARRONE” é hoje uma das mais populares duplas sertanejas do Brasil, se tornaram a dupla que mais vendeu discos no início dos anos 2000.

Em 1993, se apresentando constantemente pela região centro-oeste do Brasil, “BRUNO E MARRONE” começaram a se tornar conhecidos, especialmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e, claro, Goiás. Contratados da Warner lançaram os discos Bruno & Marrone Vol. 1, Vol. 2, Acorrentado Em Você, Viagem, Cilada De Amor e Paixão Demais.

Mas foi em 2000 que a dupla passou a figurar nas grandes metrópoles, como revelação no mercado fonográfico. A partir daí, o talento de “BRUNO E MARRONE” passou a ser conhecido nacionalmente. O estilo inconfundível, qualidade vocal e diferenciado repertório, sempre estiveram coerentes com a linha de trabalho da dupla. Popular, carismática, com grande aceitação do público feminino e masculino, de todas as classes sócio-econômicas e faixas etárias.

Com mais de 11 álbuns gravados, mais de 6 milhões de cópias vendidas e mais de 170 shows anuais feitos em todas as regiões brasileiras, Bruno e Marrone se consagraram como os principais artistas populares do país. São recordistas de público em uma só apresentação (120 mil pessoas em Brasília).

Ganhadores do primeiro DVD de ouro entregue no Brasil, do prêmio Gammy Latino de 2002, na categoria Melhor Álbum Sertanejo, e do prêmio Crowley, de Música Mais Executada no País, “BRUNO E MARRONE” são, hoje, artistas populares de enorme prestígio.

Depois de lançar em 2007 o disco "Bruno e Marrone Acústico 2", em dois volumes, a dupla chega em 2009 com um novo álbum, ao vivo. "De volta aos bares" revive o ambiente do início da carreira da dupla. O disco traz 12 faixas inéditas, mas também há espaço para antigos sucessos e regravações.



Entre os grandes sucessos, os fãs poderão curtir “Favo de Mel” e “Como Eu Te Amo”. Já entre as interpretações destaque para “Cavalgada”, de Roberto Carlos, e “Sou Eu” de Chrystian e Ralf.

INICIAM-SE EM NAZARÉ DA MATA AS OBRAS DE REVESTIMENTO ASFÁLTICO.

As obras de revestimento asfáltico tiveram início no Município de Nazaré da Mata no dia em que a Cidade completou 177 anos de Emancipação Política.


No dia 17 de Maio de 2010, a população de Nazaré da Mata, juntamente ao Prefeito Nado, ao Vice-Prefeito Maurício Andrade, Vereadores, Secretários Municipais, Diretores e Assessores, ser iniciadas as obras de revestimento asfáltico em Nazaré da Mata, que era uma antiga reivindicação da população nazarena, e que está se concretizando graças a uma parceria firmada entre o Presidente LULA, o Governador Eduardo Campos e o Prefeito NADO.



É um fato, público e, notório que os atuais Gestores municipais demonstram forte capacidade de articulação e uma grande força política para realizar a obras que Nazaré da Mata precisa, e desta maneira reconduzir nossa Cidade ao seu lugar de destaque na Região da Mata Norte, assim como no Estado de Pernambuco.
O Prefeito NADO acompanhado de inúmeras autoridades se dirigiu até a Rua Dantas Barreto, para observar o início das obras do revestimento asfáltico sobre o calçamento poliédrico (antigo calçamento de pedras), serão asfaltas todas as, principais, Ruas de Nazaré da Mata.



Ao todo em Nazaré da Mata, em um investimento da ordem de mais de 1,7 milhões de reais, termos 3km de ruas asfaltadas, até o findo das obras que tem prazo de 90(noventa) dias para a conclusão, segundo o cronograma da construtora contratada.
Cabe salientar que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, realizou a via previa preparação das de algumas Ruas, com intervenções de nivelamento e recuperação de trechos precários para receber o revestimento.

Técnicos da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura fiscalizam as obras desde o início dos trabalhos. As Ruas são interditadas para a aplicação do revestimento asfáltico, e posteriormente conclusão dos trechos já são liberadas.

O Prefeito de NADO declarou “o revestimento asfáltico, que eu considero ser uma das maiores ações já realizadas em nosso Município, será de grande importância para os motoristas, os comerciantes, os munícipes em geral, uma vez que com a conclusão das obras aperfeiçoaremos as condições de trânsito e tráfego, no percurso que receberá o revestimento, que observei ser de muito boa qualidade”.

“Ações e obras como esta do revestimento asfáltico em Nazaré da Mata, são graças a importantes parcerias firmadas junto ao Governo Federal, Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura de Nazaré da Mata, visando beneficiar a comunidade local. Graças a um grande esforço político-administrativo essa obra acorre durante nossa Administração, cessando assim mais uma longa espera, que já perdurava por tantos anos”, completou NADO.



Segundo o Secretário Municipal de Infra-Estrutura, Abnadab Belarmino, “as determinações repassada pelo Prefeito NADO, são de realizar os serviços primando pela alta qualidade na execução dos serviços”.

“Os serviços executados aqui em Nazaré da Mata eram uma antiga reivindicação da comunidade. Os moradores receberam a obra com entusiasmo e muitos acompanham das calçadas, de suas casas e estabelecimentos comerciais o andamento dos trabalhos de revestimento asfáltico, completou Abnadab.

“Estamos esperando há anos por esse asfalto. Graças a Deus e ao Prefeito NADO, a obra finalmente está se concretizando. A implantação do asfalto em nossa Cidade vem a realizar um antigo sonho do cidadão nazareno, pois traz consigo a melhoria de todo sistema de trânsito e por consequência o desenvolvimento de nosso município. Para nós, comerciantes é uma verdadeira benção, seremos com certeza beneficiados com as boas condições do percurso”, disse o proprietário de uma Loja localizada no Centro de Nazaré da Mata, Djair Melo.

terça-feira, 25 de maio de 2010

NAZARÉ DA MATA RECEBE FILIAL DO LAFEPE.

Na segunda-feira, 17/05/2010, dia em que completou 177 anos de Emancipação Política, Nazaré da Mata foi presenteada com a inauguração da Farmácia do LAFEPE

Foi inaugura na cidade de Nazaré da Mata, 3.ª Farmácia do LAFEPE da Mata Norte, que irá de atender 8 mil pessoas por mês, segundo estimativa do Governo do Estado de Pernambuco, beneficiando a população de Nazaré da Mata.

O Diretor Comercial do LAFEPE, Oséas Moraes, confirmou que a nova unidade estará funcionando de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, e aos sábados, das 8 às 12h, e que a farmácia contará com a presença diária de um farmacêutico. A Farmácia do LAFEPE funciona 220 produtos a disposição da população, sendo 33 de fabricação própria e 187 genéricos que são adquiridos pelo processo de licitação pública.

Dentre os 220 medicamentos comercializados pelo LAFEPE e que atendem a mais de 70% das patologias, encontram-se anti-hipertensivos, antidiabéticos, antiparasitários, antibióticos, anti-ulcerosos, vitaminas, analgésicos e antitérmicos. Com valores até 1.400% mais baixos em relação aos da iniciativa privada, é possível encontrar na Farmácia do LAFEPE medicamentos de fabricação própria, como o analgésico DIPIRONA, envelope com 10 comprimidos de 500 mg ao valor de R$ 0,70 e o mesmo, quando produzido por outros laboratórios, chega a custar R$ 2,80 na rede privada.

Outros exemplos são os anti-hipertensivos HIDROCLOROTIAZIDA e CAPTOPRIL também fabricados pelo LAFEPE. O primeiro envelope com 10 comprimidos de 25 mg, é adquirido ao preço de R$ 0,25 pelo o consumidor. Já em outras lojas, este produto pode ser encontrado por R$ 1,50. O CAPTOPRIL, envelope com 30 comprimidos de 25 mg é adquirido a R$ 1,35 na Farmácia LAFEPE. Este medicamento é comercializado, na rede privada, pelo preço médio de R$ 20,00.

A rede de farmácias LAFEPE atende, atualmente, cerca de 300 mil pessoas por mês, com valor médio do cupom fiscal de R$ 4,90, o que comprova o atendimento às classes sociais menos favorecidas, Farmácia do LAFEPE de Nazaré da Mata, atenderá também a população de municípios circo vizinhos, como Buenos Aires, Tracunhaém, Vicência, Aliança e Itaquitinga, que totalizará 103 mil beneficiados.

Segundo o Prefeito NADO, está ação possibilita a população de Nazaré da Mata a realização de um sonho. “A população de Nazaré da Mata está de Parabéns por mais esta conquista, no dia em que nossa Cidade completou 177 anos de Emancipação Política, está é mais uma ação que ficar marcada na história, e beneficia desde já muitos nazarenos, assim como a população das cidades vizinhas, como afirmou o Secretário Estadual de Saúde”, frisou o Prefeito.

Também prestigiaram a inauguração da Farmácia do LAFEPE de Nazaré da Mata, juntamente ao Prefeito NADO e ao Vice-Prefeito Mauricio, o Secretário Estadual de Saúde, Frederico da Costa Amancio; o Diretor Presidente do LAFEPE, Luciano Vasquez Mendez; a Deputada Federal, Ana Arraes, representando o Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos; o Ex-Secretário de Serviços Públicos da Prefeitura do Recife, José Humberto; o Ex-Secretário Estadual de Articulação Política, Aluísio Lessa; além de Vereadores, Secretários Municipais, Assessores e da população em geral.