quinta-feira, 27 de maio de 2010

INICIAM-SE EM NAZARÉ DA MATA AS OBRAS DE REVESTIMENTO ASFÁLTICO.

As obras de revestimento asfáltico tiveram início no Município de Nazaré da Mata no dia em que a Cidade completou 177 anos de Emancipação Política.


No dia 17 de Maio de 2010, a população de Nazaré da Mata, juntamente ao Prefeito Nado, ao Vice-Prefeito Maurício Andrade, Vereadores, Secretários Municipais, Diretores e Assessores, ser iniciadas as obras de revestimento asfáltico em Nazaré da Mata, que era uma antiga reivindicação da população nazarena, e que está se concretizando graças a uma parceria firmada entre o Presidente LULA, o Governador Eduardo Campos e o Prefeito NADO.



É um fato, público e, notório que os atuais Gestores municipais demonstram forte capacidade de articulação e uma grande força política para realizar a obras que Nazaré da Mata precisa, e desta maneira reconduzir nossa Cidade ao seu lugar de destaque na Região da Mata Norte, assim como no Estado de Pernambuco.
O Prefeito NADO acompanhado de inúmeras autoridades se dirigiu até a Rua Dantas Barreto, para observar o início das obras do revestimento asfáltico sobre o calçamento poliédrico (antigo calçamento de pedras), serão asfaltas todas as, principais, Ruas de Nazaré da Mata.



Ao todo em Nazaré da Mata, em um investimento da ordem de mais de 1,7 milhões de reais, termos 3km de ruas asfaltadas, até o findo das obras que tem prazo de 90(noventa) dias para a conclusão, segundo o cronograma da construtora contratada.
Cabe salientar que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, realizou a via previa preparação das de algumas Ruas, com intervenções de nivelamento e recuperação de trechos precários para receber o revestimento.

Técnicos da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura fiscalizam as obras desde o início dos trabalhos. As Ruas são interditadas para a aplicação do revestimento asfáltico, e posteriormente conclusão dos trechos já são liberadas.

O Prefeito de NADO declarou “o revestimento asfáltico, que eu considero ser uma das maiores ações já realizadas em nosso Município, será de grande importância para os motoristas, os comerciantes, os munícipes em geral, uma vez que com a conclusão das obras aperfeiçoaremos as condições de trânsito e tráfego, no percurso que receberá o revestimento, que observei ser de muito boa qualidade”.

“Ações e obras como esta do revestimento asfáltico em Nazaré da Mata, são graças a importantes parcerias firmadas junto ao Governo Federal, Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura de Nazaré da Mata, visando beneficiar a comunidade local. Graças a um grande esforço político-administrativo essa obra acorre durante nossa Administração, cessando assim mais uma longa espera, que já perdurava por tantos anos”, completou NADO.



Segundo o Secretário Municipal de Infra-Estrutura, Abnadab Belarmino, “as determinações repassada pelo Prefeito NADO, são de realizar os serviços primando pela alta qualidade na execução dos serviços”.

“Os serviços executados aqui em Nazaré da Mata eram uma antiga reivindicação da comunidade. Os moradores receberam a obra com entusiasmo e muitos acompanham das calçadas, de suas casas e estabelecimentos comerciais o andamento dos trabalhos de revestimento asfáltico, completou Abnadab.

“Estamos esperando há anos por esse asfalto. Graças a Deus e ao Prefeito NADO, a obra finalmente está se concretizando. A implantação do asfalto em nossa Cidade vem a realizar um antigo sonho do cidadão nazareno, pois traz consigo a melhoria de todo sistema de trânsito e por consequência o desenvolvimento de nosso município. Para nós, comerciantes é uma verdadeira benção, seremos com certeza beneficiados com as boas condições do percurso”, disse o proprietário de uma Loja localizada no Centro de Nazaré da Mata, Djair Melo.

terça-feira, 25 de maio de 2010

NAZARÉ DA MATA RECEBE FILIAL DO LAFEPE.

Na segunda-feira, 17/05/2010, dia em que completou 177 anos de Emancipação Política, Nazaré da Mata foi presenteada com a inauguração da Farmácia do LAFEPE

Foi inaugura na cidade de Nazaré da Mata, 3.ª Farmácia do LAFEPE da Mata Norte, que irá de atender 8 mil pessoas por mês, segundo estimativa do Governo do Estado de Pernambuco, beneficiando a população de Nazaré da Mata.

O Diretor Comercial do LAFEPE, Oséas Moraes, confirmou que a nova unidade estará funcionando de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, e aos sábados, das 8 às 12h, e que a farmácia contará com a presença diária de um farmacêutico. A Farmácia do LAFEPE funciona 220 produtos a disposição da população, sendo 33 de fabricação própria e 187 genéricos que são adquiridos pelo processo de licitação pública.

Dentre os 220 medicamentos comercializados pelo LAFEPE e que atendem a mais de 70% das patologias, encontram-se anti-hipertensivos, antidiabéticos, antiparasitários, antibióticos, anti-ulcerosos, vitaminas, analgésicos e antitérmicos. Com valores até 1.400% mais baixos em relação aos da iniciativa privada, é possível encontrar na Farmácia do LAFEPE medicamentos de fabricação própria, como o analgésico DIPIRONA, envelope com 10 comprimidos de 500 mg ao valor de R$ 0,70 e o mesmo, quando produzido por outros laboratórios, chega a custar R$ 2,80 na rede privada.

Outros exemplos são os anti-hipertensivos HIDROCLOROTIAZIDA e CAPTOPRIL também fabricados pelo LAFEPE. O primeiro envelope com 10 comprimidos de 25 mg, é adquirido ao preço de R$ 0,25 pelo o consumidor. Já em outras lojas, este produto pode ser encontrado por R$ 1,50. O CAPTOPRIL, envelope com 30 comprimidos de 25 mg é adquirido a R$ 1,35 na Farmácia LAFEPE. Este medicamento é comercializado, na rede privada, pelo preço médio de R$ 20,00.

A rede de farmácias LAFEPE atende, atualmente, cerca de 300 mil pessoas por mês, com valor médio do cupom fiscal de R$ 4,90, o que comprova o atendimento às classes sociais menos favorecidas, Farmácia do LAFEPE de Nazaré da Mata, atenderá também a população de municípios circo vizinhos, como Buenos Aires, Tracunhaém, Vicência, Aliança e Itaquitinga, que totalizará 103 mil beneficiados.

Segundo o Prefeito NADO, está ação possibilita a população de Nazaré da Mata a realização de um sonho. “A população de Nazaré da Mata está de Parabéns por mais esta conquista, no dia em que nossa Cidade completou 177 anos de Emancipação Política, está é mais uma ação que ficar marcada na história, e beneficia desde já muitos nazarenos, assim como a população das cidades vizinhas, como afirmou o Secretário Estadual de Saúde”, frisou o Prefeito.

Também prestigiaram a inauguração da Farmácia do LAFEPE de Nazaré da Mata, juntamente ao Prefeito NADO e ao Vice-Prefeito Mauricio, o Secretário Estadual de Saúde, Frederico da Costa Amancio; o Diretor Presidente do LAFEPE, Luciano Vasquez Mendez; a Deputada Federal, Ana Arraes, representando o Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos; o Ex-Secretário de Serviços Públicos da Prefeitura do Recife, José Humberto; o Ex-Secretário Estadual de Articulação Política, Aluísio Lessa; além de Vereadores, Secretários Municipais, Assessores e da população em geral.

domingo, 23 de maio de 2010

APRESENTAÇÕES DE FLÁVIO JOSÉ E FORRÓ MASTRUZ COM LEITE MARCAM AS COMEMORAÇÕES DOS 177 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE NAZARÉ DA MATA .

No sábado 15/05/2010 a população de Nazaré da Mata recebeu Flávio José que fez um Show impecável, já no domingo 16/05/2010 foi à vez do Forró Mastruz com Leite que agitou população com a mescla de antigos e novos sucessos


Quem foi conferir de perto os Eventos de comemoração de aniversário de nossa Emancipação Política foi testemunha de uma grande festa. Milhares de pessoas lotaram a Praça Papa João XXIII, popular Praça da Catedral, para prestigiar não apenas as comemorações dos 177 anos de Emancipação Política do Município de Nazaré da Mata, mas também para acompanhar os Shows do poeta Flávio José, no sábado, e de uma das maiores Bandas de Forró – a Banda Mastruz com Leite, no domingo. Flávio José realizou um Show que muitos de seus fãs denominaram de “impecável”, tocando todos os seus sucessos o cantor fez com que a juventude e os casais apaixonados, literalmente, não parassem de dançar um só minuto, levando os presentes a loucura ao cantar canções em homenagem ao Sanfoneiro Martins e relembrar sua primeira apresentação em Nazaré da Mata, ocorrida a mais de dez anos.



A Banda Mastruz com Leite, que está na estrada a 20 anos, cumpriu a promessa de realizar um grandessíssimo show, tocando muito forró das antigas e levar os forrozeiros a relembrarem o passado, contagiando crianças, jovens, adultos e idosos, que lotaram a Praça Papa João XXIII, e deliram ao assistir o grupo entoar as suas principais canções, assim como sucessos mais atuais e hits do momento. Em mais de duas horas de show o Forró Mastruz com Leite contou com um forte coral, que não enfraqueceu e se mostrou conhecedor de todo o repertório musical. Os vocalistas Neto Leite, Raynner Rylker e Nara Fidélis, assim como o restante do grupo, esbanjaram simpatia no palco e também nos bastidores. Eles realizaram um dos maiores Show da história de Nazaré da Mata, deixando “um gostinho de quero mais”, mesclado ao desejo de que “dentro em breve estaremos de volta”, o que agradou muito a população nazarena.



O Prefeito de Nazaré da Mata – NADO, afirmou que “é importantíssima a efetiva participação da população nos Eventos realizados por nossa Administração, uma vez que apesar de estarmos passando por um momento de ajustes financeiros, todas as atrações que foram contratadas com recursos próprios, receberam antecipadamente, o que demonstra nosso compromisso em promover entretenimento de qualidade para a população, dando continuidade a nossa política de responsabilidade com o erário publico, observando as principais necessidades e condições existentes”.



“Fico feliz de estarmos realizando tão belo e grandioso Evento, em comemoração aos 177 anos de Emancipação Política de Nazaré da Mata, e ao mesmo tempo já ter efetuado os depósitos referentes aos vencimentos do mês de maio dos servidores públicos municipais, esse é um dos motes de nossa Administração, realizar todas as ações dentro de nossa realidade financeira, a fim de cumprirmos nossos compromissos”, completou NADO.

O Secretário de Turismo e Cultura de Nazaré da Mata, Dário Veiga, ressaltou “ser muito emocionante ver o Evento alusivo as comemorações pelos 177 anos de Emancipação Política de Nazaré da Mata materializado, e principalmente, com tanto sucesso, uma vez que sabemos de todo o trabalho e esforços desprendidos, assim como dificuldades, para sua realização”.



“Todas as atrações tiveram seus cachês pagos antes da realização de suas apresentações, inclusive as Bandas - Overdose, Safadões e Brilhante, que são de Nazaré da Mata e que corresponderam fazendo grandes Shows. Vimos à principal Praça da Cidade completamente lotada de nazarenos, que estampavam sorrisos orgulhosos, aos turistas advindos de cidades circo-vizinhas, e até da Capital. Com a realização deste grandioso Evento e com atrações que esbanjaram qualidade, acreditamos que Nazaré chegou a receber mais de 30 mil pessoas, durante os dois dias de festa”, completou Dário.

SEBRAE PERNAMBUCO RECONHECE AS AÇÕES VOLTADAS AO EMPREENDEDORISMO DESENVOLVIDAS EM NAZARÉ DA MATA PELO PREFEITO NADO.

A sexta edição do Prêmio Prefeito Empreendedor em Pernambuco premiou nesta segunda-feira (03/05/2010) os Prefeitos que apresentaram seus Projetos desenvolvidos com Ações voltadas ao Empreendedorismo.


O SEBRAE em Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizaram na segunda-feira (02/05/2010), às 19h, na Blue Angel Recepções, a Cerimônia de entrega do Prêmio Governador Barbosa Lima Sobrinho. A premiação contempla Projetos e Ações em favor das micro e pequenas empresas, elaborados pelas Prefeituras de municípios pernambucanos.

Este ano, cinqüenta e seis prefeitos municipais do estado, inscreveram seus Projetos, deste 18 foram classificados para o Prêmio Prefeito Empreendedor no Estado. Seis projetos serão premiados nas categorias: Grande cidade, Média cidade e Pequena cidade; e nos Destaques Temáticos: Lei Geral, Turismo e Meio Ambiente.

Realizado pelo SEBRAE, em parceria com a Amupe, o Prêmio Prefeito Empreendedor analisa critérios como abrangência sistêmica do projeto, impacto na economia local, relação custo/benefício, continuidade/extensão, exemplaridade e criatividade/inovação. A premiação tem como propósito destacar iniciativas das administrações municipais que apóiam e dão sustentabilidade ao surgimento de novas micro e pequenas empresas ou criam condições para ampliar a capacidade de sobrevivência daquelas já estabelecidas.



Nazaré da Mata marcou presença no Evento com o Secretário de Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico - José Humberto, o Secretário de Administração - Mário Máximo, o Agente de Desenvolvimento Local - Eremilson de Miranda e o Assessor Técnico Especial - Wester Robson que representou o Prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho, que se inscreveu na iniciativa e recebeu certificado pela participação no Prêmio Governador Barbosa Lima Sobrinho, das mãos do Diretor-Superintendente do SEBRAE Pernambuco - Nilo Simões.



Uma novidade é que, este ano, a premiação estava vinculada ao Programa Cidade do Futuro, iniciativa que busca criar um ambiente legal favorável ao surgimento e fortalecimento dos pequenos negócios e à implementação de estratégias de desenvolvimento local sustentável. O objetivo deste evento foi estimular a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais por meio de encontros de oportunidades, palestras e oficinas, além de outras atividades.

Fonte:

SEBRAE Pernambuco
Fone: (81) 2101-8400

QUINTO ENCONTRO DE MESTRES DO MUNDO REÚNE ESTRELAS COMO SIBA, RENATO BORGHETTI E A VELHA GUARDA DA PORTELA.

Em Limoeiro do Norte, Fortaleza, foi pela quarta vez à capital dos mestres do mundo. Durante quatro dias, representantes de saberes como dança, música e artesanato de matrizes indígenas, negras e européias se reuniram para intercâmbio de técnicas e informações.

Todos os 120 mestres, homens e mulheres, participantes do evento mereceram uma sincera reverência tanto pela organização quanto pela população. Os mestres retribuem, mesmo com o cansaço de horas de viagem, todos se esmeram para apresentar suas melhores performances.

Os mestres brasileiros são gente simples, acostumados à lida na roça. É o caso do rabequeiro cearense Antônio Hortêncio, 82 anos. Músico desde a adolescência aprendeu sozinho o cuidado com a afinação e os reparos do violino dos sertões. “Faz uns 15 anos que ele conseguiu trazer os documentos para Fortaleza e entrar nesse negócio de cultura”, destaca a esposa do seu Hortêncio, dona Belinha. Mas antes ele já não estava nesse negócio de cultura? “Regularizado assim, não”, explica sobre a obtenção do registro de músico profissional.

A programação começava a partir das 9h, todos os dias, em roda de mestres, montada no campus da Universidade Federal do Ceará. Numa delas, o pernambucano Zé do Pife pede o auxílio de um zabumbeiro para sessão de forró de pé de serra sem ensaio prévio. Em instantes, uma animada roda é formada com pandeiro, zabumba, rabeca e triângulo. A palavra, improviso, salta à mente de quem pôde assistir ao encontro. Mas, talvez, espontaneidade sirva como melhor definição.
Há cinco anos, o cantor Siba, famoso como vocalista da banda Mestre Ambrósio (uma das representantes do movimento mangue beat, de Recife) morava em São Paulo quando tomou uma posição importante. “Decidi me mudar para Nazaré da Mata cidade de notório destaque cultural de Pernambuco e fazer um mergulho profundo pelas estéticas populares da Zona da Mata Norte, misturado a um som mais bruto do rock and roll”, desenvolve o cantor.



Do projeto, nasceu a Banda Siba e Fluoresta com artistas de Nazaré da Mata. A mescla de ritmos é utilizada em trabalho totalmente autoral de Siba, “não fazemos covers, eu compus as canções e os arranjos”, revela o maestro. Os músicos de Nazaré da Mata foram os responsáveis por uma enorme roda de ciranda no encerramento do 5º Encontro de Mestres do Mundo, no sábado (20 de março) à noite.
Eles não foram os únicos. Renato Borghetti e a Velha Guarda da Portela levantaram a platéia durante os dias de festa. Porém, hit mesmo fez o paulista de Lagoinha Amarildo Pereira. A canção de um verso só apresentada a todo instante de tão óbvia, faz rir: “A véia que o trem matou, morreu”, era repetida em looping até virar refrão chiclete. “Essa música é um clássico caipira de Canarinho e Passarinho. Ela está no meu repertório há uns 10 anos e eu canto para divertir o povo mesmo”, assume Pereira.

Ao fim do evento sobra a sensação de que a sabedoria de todos os mestres do mundo não cabe em poucas linhas.

quarta-feira, 10 de março de 2010

PREDEFINIÇÃO DA DATA PARA INÍCIO DAS OBRAS DA BARRAGEM DE MOROJOZINHO

Água e esgotamento sanitário têm calendário de obras na Mata Norte

A Compesa vem realizando investimentos em água e esgoto em vários municípios da Zona da Mata Norte. Os recursos aplicados já somam R$ 140,3 milhões. Desse total, R$ 21,7 destinam-se a obras em execução e mais R$ de R$ 2,2 milhões foram empregados na regularização do abastecimento de água do município de Glória de Goitá, já concluída. Todas as ações fazem parte da meta do Governo do Estado de universalização do abastecimento de água e melhoria do saneamento para todos os pernambucanos.

Esta semana, o governador Eduardo Campos autorizou a licitação de obras em Ferreiros, no valor de R$ 4 milhões. Aliança, por sua vez, será beneficiada com R$ 360 mil em projetos e R$ 700 mil na reforma da Estação de Tratamento, e Camutanga com R$ 2 milhões em obras previstas para serem iniciadas em março. No mês de abril, será a vez de Paudalho (R$ 8,6 milhões); em maio, Vicência (R$ 2,3 mi-lhões); em agosto, Carpina (R$ 10 milhões). Em Nazaré da Mata, município que tem no turismo cultural rural uma de suas principais atividades econômicas, será construída a barragem de Morojozinho, a partir de setembro. O investimento previsto é de R$ 4 milhões.

Investimentos - Estão em andamento as obras de melhoria do sistema de abastecimento de Lagoa de Itaenga (R$ 3,3 milhões), a serem con-cluídas em maio; e de Lagoa do Carro (R$ 2,4 milhões), em junho. No sistema produtor de Limoeiro o investimento previsto é de R$ 9 milhões. Os trabalhos devem ser finalizados até o mês de junho. Imediatamente, será iniciada a obra de melhoria na rede de distribuição da cidade ao custo de R$ 12 milhões.

Com relação a sistemas de esgotamento sanitário existem três projetos já aprovados. O inicio da execução de dois deles está previsto para 2011: em Limoeiro (R$ 38 milhões) e em Paudalho (R$ 30 milhões). No momento, encontra-se em elaboração o projeto para o sistema de Timbaúba (R$ 560 mil). Em Nazaré da Mata, as obras foram iniciadas recentemente. O investimento é de R$ 7 milhões.

NAZARÉ DA MATA TERÁ 95% DE COBERTURA DE ESGOTO

A COMPESA iniciou as obras de implantação da segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário do município de Nazaré da Mata, na Mata Norte. O projeto prevê a construção de estações elevatórias, emissários, implantação da lagoa de maturação e expansão da rede coletora. Com isto, 95% da cidade será contemplada com esgotamento sanitário.



O investimento é de R$ 7,5 milhões, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, repassados pela Caixa Econômica Federal. Doze mil pessoas serão beneficiadas com ação. O termino dos trabalhos está previsto para março de 2011.

A coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Programas – UGP - da Zona da Mata da COMPESA, Teresinha Borba, destaca que com a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário - SES, Nazaré da Mata passa a ser um referencial em qualidade de vida na Mata Norte. “Poucas cidades em todo estado estão neste nível”, afirmou.

O sistema de esgotamento de Nazaré da Mata teve uma primeira fase concluída em 2007, onde foram implantadas a estação de tratamento de esgoto, duas estações elevatórias, rede coletora, ramal de calçada e mil ligações intradomiciliares que beneficiaram parte do centro da cidade e bairro Eugênio Bandeira. Essa fase do projeto foi bancado através de um convênio de cooperação técnica entre o governo do Estado e o Banco Alemão KFW, que beneficiou também Barreiros e Moreno. Nas três cidades o investimento foi de R$ 37,5 milhões.

Já nesta etapa, serão realizadas obras que vão ampliar a cobertura de esgotamento sanitário da cidade com a implantação de 24.336m de ramais de calçada, mais de 14 mil metros de rede coletora, com diâmetro variando de 150 a 250 mm, construção de quatro estações elevatórias e o mesmo montante de emissários, e complementada a obra da ETE com a implantação de uma lagoa de maturação. A COMPESA pretende aumentar em mais 3 mil ligações intradomiciliares.

Precedendo a execução das obras, uma equipe da área social da companhia vem promovendo ações de cunho educativo, inclusive visita porta-a-porta, visando conscientizar a população para o uso adequado e para os benefícios do sistema, que levará mais saúde e qualidade de vida para a população. Segundo a coordenadora do serviço social da COMPESA, Josabet Araújo, outra meta é explicar a população a importância de fazer a conexão do seu imóvel à rede coletora de esgotos. Ela comenta que “seja por receio a cobrança da tarifa do esgoto ou total desconhecimento dos benefícios para a saúde pública e para o meio ambiente, existem muitos registros sobre clientes que se recusam a fazer a interligação dos esgotos sanitários”. A Avenida Maria Edith, no bairro do Juá, foi a primeira a ser visitada.

A COMPESA também promoveu recentemente uma reunião com representantes da sociedade civil e do poder público, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local onde foram passados detalhes da implantação da obra.

Fonte: http://www.compesa.com.br/