domingo, 28 de novembro de 2010

BANDA TICUQUEIROS DE NAZARÉ DA MATA REALIZA SHOW EM CAMPINAS APRESENTANDO A RIQUEZA CULTURAL DO NORDESTE

Banda Nazarena, “Ticuqueiros”, realiza um grande Show na cidade paulista de Campinas, e apresenta repertório que é uma mescla de rock e ritmos populares.


O Site da Companhia de Turismo - www.campinas.com.br, afirmava para os milhares de usuários da Rede, que os moradores de Campinas e da Região que não fossem viajar no fim de semana prolongado, compreendido entre 04 e 07 de Setembro de 2010, teriam como principal opção: curtir, de graça, o som vibrante dos Ticuqueiros, uma Banda de Nazaré da Mata, interior de Pernambuco, que mescla rock com ritmos populares nordestinos (Maracatu de baque solto, Cavalo-marinho, Coco de roda, Ciranda, Bloco rural e Forró pé-de-serra).

Os Ticuqueiros se apresentaram no dia 05 de Setembro de 2010, às 15h30min, no Sombalanço, do SESC - Campinas, que fica localizado na Rua Dom José I, 270/333, Bonfim. (19) 3737-1500 e teve entrada gratuita.

Na Zona da Mata Norte de Pernambuco, ticuqueiro é o trabalhador rural que, por ordens do feitor, faz a “limpa”, tira a “ticuca”, determinada área de plantio de cana-de-açúcar, o mesmo que “quadra”.

É o ticuqueiro quem, na maioria das vezes, forma os folguedos populares, o maracatu de baque solto, o cavalo-marinho, o coco, a ciranda, o bloco rural, o forró. Tudo é elaborado por ticuqueiros que, com a chegada do verão e o começo do corte da cana, colocam seus 'brinquedos' para ensaiar. O nome da banda é uma referência a este trabalhador rural, personagem fundamental na cultura musical da mata norte.

Os músicos de Nazaré da Mata foram os responsáveis por grandioso Show, que recebeu muitos elogios tanto da crítica especializada, quanto dos espectadores. O grande público que esteve presente ficou satisfeito, empolgado e impressionadíssimo com a apresentação dos Ticuqueiros.

Para a grande alegria e servindo de motivo de orgulho para a população de Nazaré da Mata, a Banda Ticuqueiros realiza apresentações em turnê pelo Sudeste do Brasil. Em suas apresentações desde sua criação, os Ticuqueiros, levam, e elevam, o nome de Nazaré da Mata por onde passam, realizando apresentações que encantam os espectadores.

Os Ticuqueiros conseguiram se estabelecer, graças à coragem e ao grande talento de seus integrantes, tornado-se hoje uma referencia da musicalidade da Mata Norte, de Pernambuco e porque não dizer, do Brasil.

A população de Nazaré da Mata está sorrindo cheia de orgulho, destes grandes garotos, que divulgam por onde passam a cidade de Nazaré da Mata e a cultura da cana-de-açúcar de Pernambuco, através de suas musicas e com seus Shows.

Criada em 2001 em Nazaré da Mata, a banda é resultado do encontro desses jovens nas tradicionais escolas de música da cidade, e produz letras que traduzem o dia-a-dia do homem do interior e seu universo. O primeiro CD dos Ticuqueiros foi lançado em 2007, DOS CANAVIAIS DA ZONA DA MATA, traz 15 faixas que remetem à riqueza cultural e musical da zona da mata norte de Pernambuco.

CABOCLOS DE LANÇA, PAPANGUS E CIRANDEIROS DESFILARÃO NA SAPUCAÍ EM 2011

O Maracatu de Nazaré da Mata, os Papangus de Bezerros e a Ciranda de Abreu e Lima estarão no enredo da Escola de Samba Carioca, Império da Tijuca, que desfilará no Grupo A com tema que remete à cultura popular

Na tarde desta quarta-feira, dia 18 de Agosto de 2010, o carnavalesco Severo Luzardo esteve no Recife para anunciar que duas das referências culturais de Pernambuco vão ganhar destaque no desfile que a Império da Tijuca realiza na Sapucaí no Carnaval 2011. O Carnaval pernambucano vai invadir a Marquês de Sapucaí mais uma vez. Depois da homenagem ao frevo, realizada em 2008 pela Mangueira, agora é a vez de o Maracatu de Nazaré da Mata, dos Papangus de Bezerros e da Ciranda de Abreu e Lima, animarem a festa no Rio de Janeiro.

As manifestações populares do Estado estarão presentes no enredo da escola Império da Tijuca, que desfilará no grupo A do Carnaval 2011 com o tema: O MUNDO EM CARNAVAL – UM OLHAR SOBRE A CULTURA DOS POVOS. A idéia de incluir as Festas Populares de Pernambuco partiu do próprio carnavalesco da Escola, Severo Luzardo, que afirmou: “Durante a pesquisa, procuramos por carnavais que tivessem como marca a originalidade, queremos fugir do lugar-comum”, a estética e a cultura dos papangus capturaram logo a atenção do carnavalesco. “Fiquei encantado pelo visual e pelo fato de que movimenta muitos artesãos locais para ser produzido, não é uma coisa fabricada”, conta.

A partir do contato com a Secretaria de Turismo de Bezerros em busca de apoio, a equipe da escola de samba também conheceu os carnavais de Abreu e Lima e Nazaré da Mata. “Os papangus acabaram abrindo caminho para outros aspectos culturais do Estado. O bordado dos caboclos de lança e a autenticidade das cirandas também me impressionaram bastante”, concluiu Luzardo.

A visibilidade que o desfile no Sambódromo dará para o Carnaval no interior de Pernambuco é a principal motivação para o apoio das prefeituras envolvidas no samba-enredo. “Será uma ótima oportunidade para divulgar a cultura dos municípios pernambucanos, além de valorizar o trabalho dos artesãos locais”, esclareceu Sérgio Aroucha, que é o Presidente da ASTUR - Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco. Os próprios artistas de Bezerros, por exemplo, estão criando as fantasias que serão usadas no Rio de Janeiro. “Paulo Câmara, Secretário de Turismo do Estado, “disse que o governo vai apoiar os municípios, mas não antecipou valores”, concluiu Sérgio Aroucha.

Pernambuco figurará no Sambódromo, no desfile ao lado de festas populares do mundo todo, uma vez que a Escola Império da Tijuca irá apresentar as diferentes festas celebradas no período momesco pelos continentes: da famosa Veneza à desconhecida Trinidad e Tobago, assim como os Carnavais da Bolívia e da República Dominicana. Nos últimos anos, além da homenagem ao centenário do frevo, a cultura regional também fez bonito na avenida em 2002, no desfile da Escola Império da Tijuca, que teve como tema a obra do escritor Ariano Suassuna. A Império da Tijuca será a quinta agremiação a desfilar no Sábado de Zé Pereira. Entra na Marquês de Sapucaí com cinco carros alegóricos, um deles destinado às folias brasileiras.

O Secretário de Turismo e Cultura de Nazaré da Mata, Dario Veiga, não só explicou o porquê da exuberância do Carnaval de seu Município como contou um pouco a respeito da origem da folia no local, “as roupas são verdadeiras obras-de-arte bordadas por trabalhadores rurais, gente analfabeta, mas muito habilidosa. Por isso, a Império da Tijuca terá uma ala que representará o maracatu rural. Nossa proposta é formar cinco grupos que produzam 100 fantasias, o equivalente a cerca de R$ 100 mil. O Maracatu representa o estado de Pernambuco como um todo, mas sua origem está mesmo na Zona da Mata, na época da escravidão”.

Diferentemente das duas outras Cidades, que garantem a participação no desfile mesmo sem o aporte do governo do Estado, o Secretário de Turismo e Cultura de Nazaré, explica que sem a parcela de R$ 100 mil do Governo ficará impossível a fabricação das roupas. “Já enviamos DVD para os cariocas aprenderem os passos do maracatu rural, estamos em contato com os artesões locais - na maioria cortadores de cana, trabalhadores rurais - para a confecção do figurino, que é bordado a mão. A vontade de levar o caboclo de lança para a Sapucaí é muito grande, mas o custo é muito alto”, avalia Dário Veiga.

PREFEITURA DE NAZARÉ DA MATA CONCLUI REFORMA DA ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR OSVALDO NEVES DE ALBUQUERQUE MARANHÃO

Prefeitura de Nazaré da Mata inaugura reforma na Escola Doutor Osvaldo Neves de Albuquerque Maranhão, localizada no Engenho Limeirinha.

O prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho – NADO – inaugurou, na noite do ultimo sábado, 14 de Agosto de 2010, obras de reformas na Escola Municipal Doutor Osvaldo Neves de Albuquerque Maranhão, localizada no Engenho Limeirinha, que atende aos alunos de Limeirinha, e que a partir, já da próxima segunda-feira, 16 de Agosto, os estudantes vão estudar em uma estrutura melhor, segura e mais confortável. São diversas melhorias, que irão beneficiar diretamente o aprendizado dos estudantes e oferecer mais conforto e segurança a eles, professores e funcionários. A solenidade também marcou as comemorações do dia do estudante.

Entre as reformas realizadas na Escola, a Prefeitura entregou a recuperação do teto de toda a Escola, assim como a recuperação do piso do pátio, das salas de aula, dos banheiros, além de promover a troca do piso da cozinha, que também ganhou balcão e mobiliário, novos, e teve todo sua rede hidráulica substituída, juntamente com os banheiros, masculino e feminino, que também tiveram todas as conexões trocadas, e substituição da rede elétrica.

A Escola Municipal Doutor Osvaldo Neves de Albuquerque Maranhão é mais uma unidade de ensino completamente reformada entregue pelo Prefeito NADO desde o início da gestão, que destacou a importância de um espaço alegre e aconchegante, para despertar nas crianças a vontade de aprender. “São obras como essa que ressaltam o nosso compromisso com a educação no Município de Nazaré da Mata. Somos sabedores de que a escola é a extensão da casa dos alunos e, por isso, estamos muitíssimo felizes com esse compromisso realizado. É, sobretudo, um grande investimento na rede de educação, pois, com qualidade nas condições de trabalho dos professores e de ensino para os alunos, contribuímos para a formação de cidadãos e cidadãs de bem”, declarou o Prefeito.

O Prefeito ainda acrescentou: “Nos pautamos a Administração em três, principais, frentes de investimento na Educação, sendo a primeira as reformas e ampliações das escolas, alem da construção de uma nova escola; segundo, programas educativos e doação dos uniformes e kit’s de material escolar, em terceiro, a valorização dos professores, que recebem seus salários pautados no piso nacional da educação. O nosso governo tem o mesmo compromisso com todas as áreas, e estamos trabalhando firme para realizar mais sonhos da comunidade”.

O Prefeito NADO lembrou, ainda, que em um pouco mais de um ano e meio, a Prefeitura de Nazaré da Mata entregou à população, completamente reformadas e ampliadas duas Escolas, o Colégio Municipal Dom Mota e a Escola Natércia de Azevedo, obras realizadas com recursos próprios. Além disso, está em andamento o Projeto de informatização da Rede Municipal de Ensino, com salas de computação para uso dos alunos, implantou programas pedagógicos e de estímulo ao raciocínio, e instituiu a valorização dos professores, com o piso salarial e outras medidas.

O Secretário Municipal de Educação, Aderito Hilton, citou que o objetivo da Administração Municipal é melhorar cada vez mais a educação em Nazaré da Mata. “Sinto orgulho em fazer parte desse Governo, que através de grandes desafios, constrói o novo. Agora, a realidade é outra: temos Escolas de qualidade, transporte escolar digno, e Projetos grandiosos e tudo mais, um sonho nosso que foi realizado graças ao nosso Prefeito NADO e a sua competentíssima Equipe”, afirmou.

O Secretário Aderito, afirmou ainda que as reformas que estão sendo realizadas deixam os alunos mais orgulhosos. “O resultado final deixa os nossos alunos mais contentes, satisfeitos e com o progresso na Escola. Foi um ganho excelente para todos nós. A Prefeitura tem nos presenteado e as crianças retribuem com o avanço na aprendizagem como foi percebido com o crescimento dos resultados apresentados com a boa colocação no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDBE). Só temos que agradecer pelas melhorias na qualidade da educação em nossa Cidade”, assinalou.

Durante a solenidade de inauguração das obras o Vice-Prefeito, Maurício Andrade, lembrou do comprometimento com a melhoria na qualidade de vida do cidadão nazareno, que tem sido um dos principais pilares desta gestão. “É com muita alegria que comemoramos a entrega de mais uma Escola Municipal, completamente reformada e reestruturada, e podemos perceber a cada obra, os sorrisos orgulhosos nos rostos dos alunos e de seus pais, pelas melhorias efetuadas em Nazaré da Mata, durante nossa gestão. Nazaré passa a reescrever o seu nome no caminho do desenvolvimento e nos deixa muito felizes é sabermos que fazemos parte também desta história”, ressaltou.

Uma moradora da Comunidade de Limeirinha, mãe de um aluno, disse que está satisfeita com o ensino e o espaço físico da escola. “Todo dia ele (o filho) vem contando boas e diferentes histórias em nossa casa. Sinto que ele está feliz. Quanto ao ensino, não tenho nada a reclamar, pois os professores são exemplares”, disse.

Felicidade, também, para os alunos. “Estamos realizando um sonho, pois, sabemos que o futuro é construído com uma boa educação”, agradeceu uma estudante de dez anos, que concluiu “que agora será possível aproveitar os intervalos da forma que mais gostamos, pois aqui poderemos na hora do recreio e brincar bastante. Isso é muito bom”.

Também estiveram presentes no Evento os demais Secretários Municipais, funcionários, Autoridades municipais, Vereadores e a população de Limeirinha em geral.

OUTRO GRANDE INVESTIMENTO EM LIMEIRINHA

O Evento também marcou a inauguração do novo sistema de iluminação pública da Comunidade de Limeirinha, que foi implantado, recebendo a instalação 19 luminárias completas.

O Prefeito de NADO declarou “que o sistema de iluminação, que considero ser uma das maiores ações já realizadas nesta Comunidade, é de grande importância para os moradores, uma vez que com essa obra melhorarmos a iluminação e aumentamos a segurança. Ações e obras como esta da iluminação em Limeirinha, são graças a coragem de promover investimentos em áreas importantes com recursos próprios. Graças a um grande esforço político-administrativo grandes obras se concretizam durante nossa Administração, cessando assim mais esta longa espera, que durava muitos anos”.

As obras realizadas recebem determinação de que se realizem os serviços primando pela alta qualidade na execução dos serviços sempre. Os serviços executados em Limeirinha eram uma antiga reivindicação da comunidade. Os moradores receberam a obra com entusiasmo e satisfação.

“Estávamos esperando há muitos anos por essas lâmpadas e luminárias, e agora graças a Deus e ao Prefeito NADO, temos iluminação boa aqui em Limeirinha. Para nós, que moramos aqui é uma verdadeira benção, e seremos beneficiados com certeza com mais tranquilidade e segurança em nossa comunidade”, disse um morador esbanjando satisfação.

As obras, em Limeirinha, na Escola Doutor Osvaldo Neves de Albuquerque Maranhão e no Sistema de Iluminação Pública, representaram um investimento total da ordem de quase R$ 15.000,00.

A POPULAÇÃO DE NAZARÉ DA MATA COMEÇA A RESPONDER OS QUESTIONÁRIOS DO IBGE NO CENSO DEMOGRÁFICO 2010

Teve início no domingo, 1.º de Agosto de 2010, o 12.º Censo Demográfico brasileiro, a partir desta semana e pelos próximos três meses, o contingente de 191.972 recenseadores do IBGE percorrerão os 8.514.876,599 km² do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros, com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos, numa mega operação, que envolve o trabalho direto de aproximadamente 230 mil pessoas e cujos resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos.

CENSO REVELARÁ REALIDADE DE CADA MUNICÍPIO

O Censo Demográfico 2010 já teve início em Nazaré da Mata, e os recenseadores estão aplicando os questionários no município. O processo, que segue até o dia 31 de outubro, irá revelar não apenas o novo retrato da sociedade brasileira, como permitir, no caso de aumento da população, novos benefícios para a nossa cidade, como o aumento da verba do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), maior representatividade na Câmara de Vereadores, etc.

O Prefeito NADO lembra que o processo é seguro e que os recenseadores que trabalharão em Nazaré da Mata, estarão identificados com colete, boné e crachá. “Todos os funcionários estarão devidamente identificados e quem tiver dúvidas se a pessoa é mesmo do IBGE poderá ligar para o número 08007218181 e confirmar a identidade do recenseador, lembrando que este número também serve para casos de denúncia”.

O Prefeito lembra ainda que o tempo de resposta do questionário dura em média 15 minutos, e que as informações repassadas são sigilosas, protegidas por lei federal. Após participar do processo, NADO enfatizou a importância de se dar atenção ao Censo. “Eu peço a todos os nazarenos que recebam em suas casas os recenseadores e que respondam todo o questionário sem medo. Esses dados serão importantes e vão ajudar, e muito, o nosso município, por este motivo, é de primordial importância que os cidadãos atendam aos recenseadores.”, concluiu NADO.

Para o Vice-Prefeito, Maurício Andrade, o Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os municípios brasileiros, investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, o questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.

Sobre os domicílios, haverá questões diversas, que variam desde: sobre o uso de medidor e disponibilidade de energia elétrica, a existência de telefone celular e de motocicleta, acesso à Internet, e em relação aos moradores, o IBGE investigará desde a etnia e línguas indígenas faladas ao recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais e o tempo de deslocamento de casa para o trabalho.

A expectativa de Maurício “é que a população de Nazaré da Mata ultrapasse os 31 mil habitantes, e, uma vez que as informações coletadas durante o Censo serão utilizadas no planejamento das políticas púbicas em nível nacional, estadual e municipal para os próximos dez anos e também servirão para tomadas de decisões da iniciativa privada sobre investimentos, é importante que a população receba bem os recenseadores do IBGE e responda corretamente os questionários, pois Nazaré, só terá a ganhar com isto”.

UM PAÍS QUE CONHECE A SI MESMO SÓ TEM A GANHAR.

Ao longo das próximas semanas, e até 31 de outubro, cada domicílio brasileiro receberá a visita de um recenseador do IBGE. É a partir das informações coletadas por eles que o Brasil poderá se planejar para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

Cada um dos 191.972 recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme - colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.

Vale salientar que, essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para 0800-7218181, das 8h às 22h, ou pelo site do IBGE na Internet, através do link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

Salientamos também que em virtude de grande parcela da população passar a maior parte do dia fora de seus domicílios, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.

Outra grande novidade do Censo 2010 é a opção de preencher todo o questionário pela Internet, porém essa possibilidade só é válida após a visita do recenseador, que fornecerá um envelope lacrado contendo códigos (e-tickets) que dão acesso ao questionário, em site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo e a segurança das informações prestadas. É possível responder de qualquer computador, em casa, no trabalho e até em uma lan house. Se faltar luz ou a conexão com a Internet cair durante a resposta, não há problema. As informações já enviadas estarão salvas. Basta, em momento posterior, acessar novamente o site, informar o e-ticket e seguir respondendo. O máximo que se perde são as informações da tela em que a pessoa estava quando da queda de energia ou conexão.

“O Censo 2010 mostrará um país mais escolarizado, mais inserido no mundo digital, mais envelhecido, com nível de renda melhor, com padrões mais difundidos de acesso aos produtos de consumo, com novas estruturas familiares e com a crescente presença da mulher no mercado de trabalho e no ensino superior. Esse é o retrato que vamos registrar”, é o que afirma o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, avaliando as transformações pelas quais o Brasil passou na última década.

Para conseguir tirar essa “fotografia” mais nítida possível dos brasileiros e de suas condições de vida, o IBGE conta, acima de tudo, com a colaboração da população, que deve receber bem o recenseador e responder o questionário corretamente.

O primeiro resultado total da população será conhecido no dia 27 de novembro, e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do Censo.

ASSINADA A “ORDEM DE SERVIÇO” PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA NO LOTEAMENTO CINCO CORAÇÕES

A Prefeitura de Nazaré da Mata deu mais um passo rumo à construção da primeira Escola Municipal, após muitos anos. No dia 05(cinco) de Julho de 2010(dois mil e dez), aconteceu a Cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, autorizando o início das obras. A previsão é de que tudo fique pronto em 180 dias, dessa forma a Escola deve abrir as portas no primeiro semestre de 2011. A Escola terá uma área construída de 855 m2 inserida em uma área reservada para a construção de 4.800 m2 e o valor orçado da obra é de R$ 844 mil reais, conforme Processo Licitatório n.º 022/2010 - Tomada de Preços n.º 003/2010.


Ao assinar a Ordem de Serviço para o início das obras de construção de uma Escola Municipal no Loteamento Cinco Corações, o Prefeito NADO afirmou: “O empreendimento contará com recursos da ordem de R$ 844.481,55 mil reais, e representa o empenho do Prefeito, do Vice-Prefeito, Secretários e de inúmeros servidores municipais em investir na melhoria de qualidade da educação e na capacitação das crianças de Nazaré da Mata”.

“A nova Escola beneficiará os alunos do Ensino Fundamental de Nazaré da Mata, garantindo acesso ao ensino de qualidade. A estrutura da Escola é composta de 06 salas de aula, 01 sala de informática, 01 sala de leitura, cozinha, dispensa, banheiros, dependência administrativa, com Diretoria, Secretaria e Sala dos Professores, almoxarifado, além de grande pátio. Planejada para garantir espaços adequados, as unidades de ensino possibilitará boas condições de trabalho aos profissionais da educação e de aprendizagem aos alunos”, afirmou NADO.

Para o Secretário Municipal de Educação de Nazaré da Mata, Aderito Hilton, a Escola é mais um avanço do Município de Nazaré da Mata no sentido de oferecer melhores condições de educação e de vida para todos. “Qualidade de vida começa com educação. Estamos prestes a realizar um sonho da comunidade do Loteamento Cinco Corações, além de melhorar a estrutura de Educação do município, como tem acontecido em outras pastas da Administração Municipal”, destacou.

E a comunidade do Loteamento Cinco Corações aguarda ansiosa a inauguração da Escola. Gente como o líder comunitário Edmilson, 49, comemora o fato de que a partir do ano que vem seus que filhos, assim como muitas outras crianças da comunidade vão poder estudar em uma Escola próxima de suas casas e com instalações de super novas e altíssima qualidade. “Estamos muitos satisfeitos com o fato da Escola ser construída em nossa comunidade. Acho importante que o Prefeito NADO, tenha olhado para o Loteamento Cinco Corações que, tantos anos, ficou esquecido nas administrações anteriores, e essa Escola é muito especial para a formação das futuras gerações de nosso município”.

Presentes a Cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, além do Preito NADO e do Vice-Prefeito Mauricio Andrade, estavam o Secretário Municipal de Educação, Aderito Hilton, os demais Secretários Municipais, Diretores, Assessores, o Presidente da Confederação Nacional da Indústria e Deputado Federal, Armando Monteiro Neto, o Deputado Federal José Chaves, Vereadores, diversas Autoridades municipais e a população em geral.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

DIA ESTADUAL DO MARACATU .

A beleza das evoluções do maracatu, um fenômeno singular, poderoso, mágico, cósmico, tocando o nosso inconsciente coletivo. É a alma do povo de Nazaré da Mata, irrompendo na vertigem alucinante dos chocalhos dos caboclos de lança em suas evoluções.




O maracatu, uma das mais antigas tradições da cultura popular do Estado de Pernambuco, tem oficialmente, o seu dia de comemoração, 1.º de agosto. A data dedicada ao folguedo homenageia o nascimento do Mestre Luiz de França, do Maracatu Leão Coroado, eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

Maracatu, ou Cambinda, é um cortejo – dança dramática – que re-interpreta o Império Português e as Reinages Francesas (instituições tradicionais da Europa que coroavam anualmente seus reis), convergindo às tradições Africanas. Deriva das nações do Rei do Congo e do Alto do Congo. A instituição Rei do Congo, criada na segunda metade do século 17, tinha por finalidade executar a parte administrativa e a representação do ato dos congos (teatro, música e dança). Os escravos coroavam seus reis e rainhas às portas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Recife.

Chefes tribais africanos trazidos para o Brasil reproduziam gestos da nobreza européia para mostrar a sua força e seu poder, apesar da escravidão. Viajantes do século XVIII já narravam os desfiles destas cortes e as coroações de soberanos do Congo e de Angola no pátio da Igreja do Rosário dos Pretos, no Recife. A palavra maracatu era usada, até o século XIX, para designar qualquer ajuntamento de negros. Pouco a pouco passou a ser empregada para os cortejos de Reis Africanos.

A Lei Estadual n.º 11.506, datada de 22 de dezembro de 1997, não podia ser mais sucinta. Institui em Pernambuco o dia 1.º de Agosto como Dia Estadual do Maracatu e revoga as disposições em contrário.

MARACATU RURAL

Maracatu Rural é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana no qual figuram os conhecidos caboclos de lança. É conhecido também por Maracatu de Baque Solto. Distingue-se do Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado, em organização, personagens e ritmo.
O Maracatu Rural mais antigo é o Cambinda Brasileira. O grupo foi fundado em 1898 e a sede permanece no mesmo lugar, no Engenho do Cumbe, Nazaré da Mata, Zona da Mata de Pernambuco.

Os personagens do Maracatu Rural são: Caboclos de lança (ícones do Carnaval de Pernambuco, junto com os passistas de frevo), Catirina, Mateus, Catita, Reis e Rainhas.

Os principais e mais tradicionais Grupos de Maracatu Rural de Nazaré da Mata, são: Maracatu Leão Brasileirinho, Maracatu Leão Dourado, Maracatu Águia de Ouro, Maracatu Leão de Ouro, Maracatu Leão Africano, Maracatu Leão Formoso, Maracatu Leão Misterioso, Maracatu Leão Cutural, Maracatu Piaba Dourada, Maracatu Leao Nazareno, Maracatu Estrela Brilhante, Maracatu Águia Misteriosa, Maracatu Cambinda Nova, Maracatu Leão da Selva, Maracatu Leão Faceiro, Maracatu Águia Dourada, Maracatu Estrela da Tarde, Maracatu Cambinda Brasileira (o Maracatu mais antigo do Brasil), Maracatu Coração Nazareno (Maracatu formado apenas por mulherse), Maracatu Sonho de Criança (Maracatu formado apenas por crianças).

MARACATU NAÇÃO

Desde o começo, os desfiles traziam vários elementos, sobretudo religiosos, que conservam até hoje, como a Calunga (boneca de cera que encarna os antepassados) e a grande umbela (espécie de chapéu-de-sol) que protege o rei e a rainha, ladeados pelos nobres e plebeus da corte. São mais de 150 pessoas: do ministro ao vassalo, da dama-do-paço ao escravo (que carrega a umbela), do brasabundo (espécie de guarda-costas) ao batuqueiro (músicos).

O ritmo frenético que acompanha o maracatu teve origem nas Congadas, cerimônias de escolha e coroação do rei e da rainha da "nação" negra. Ao primeiro acorde do maracatu, a rainha ergue a calunga para abençoar a "nação". A percussão é baseada em tambores grandes, chamados alfaias, caixas, taróis, ganzás e um gonguê.

Estes grupos são chamados de maracatus nação ou de baque virado ou urbanos. Os mais tradicionais são: Nação do Elefante, Nação do Leão Coroado, Nação da Estrela Brilhante, Nação do Indiano, Nação Porto Rico do Oriente e Nação Cambinda Estrela. Recentemente, surgiram novos grupos preocupados em manter e renovar a tradição dos maracatus, como o Nação Pernambuco.

O Maracatu é a tradição que mantém viva uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras. O ritmo que nasceu no campo, entre os escravos dos engenhos, é hoje responsável por transformar o carnaval de Pernambuco em um dos mais bonitos do país.

ASSINADA A “ORDEM DE SERVIÇO” PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA NO LOTEAMENTO CINCO CORAÇÕES .

A Prefeitura de Nazaré da Mata deu mais um passo rumo à construção da primeira Escola Municipal, após muitos anos. No dia 05(cinco) de Julho de 2010(dois mil e dez), aconteceu a Cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, autorizando o início das obras. A previsão é de que tudo fique pronto em 180 dias, dessa forma a Escola deve abrir as portas no primeiro semestre de 2011. A Escola terá uma área construída de 855 m2 inserida em uma área reservada para a construção de 4.800 m2 e o valor orçado da obra é de R$ 844 mil reais, conforme Processo Licitatório n.º 022/2010 - Tomada de Preços n.º 003/2010.

Ao assinar a Ordem de Serviço para o início das obras de construção de uma Escola Municipal no Loteamento Cinco Corações, o Prefeito NADO afirmou: “O empreendimento contará com recursos da ordem de R$ 844.481,55 mil reais, e representa o empenho do Prefeito, do Vice-Prefeito, Secretários e de inúmeros servidores municipais em investir na melhoria de qualidade da educação e na capacitação das crianças de Nazaré da Mata”.

“A nova Escola beneficiará os alunos do Ensino Fundamental de Nazaré da Mata, garantindo acesso ao ensino de qualidade. A estrutura da Escola é composta de 06 salas de aula, 01 sala de informática, 01 sala de leitura, cozinha, dispensa, banheiros, dependência administrativa, com Diretoria, Secretaria e Sala dos Professores, almoxarifado, além de grande pátio. Planejada para garantir espaços adequados, as unidades de ensino possibilitará boas condições de trabalho aos profissionais da educação e de aprendizagem aos alunos”, afirmou NADO.

Para o Secretário Municipal de Educação de Nazaré da Mata, Aderito Hilton, a Escola é mais um avanço do Município de Nazaré da Mata no sentido de oferecer melhores condições de educação e de vida para todos. “Qualidade de vida começa com educação. Estamos prestes a realizar um sonho da comunidade do Loteamento Cinco Corações, além de melhorar a estrutura de Educação do município, como tem acontecido em outras pastas da Administração Municipal”, destacou.

E a comunidade do Loteamento Cinco Corações aguarda ansiosa a inauguração da Escola. Gente como o líder comunitário Edmilson, 49, comemora o fato de que a partir do ano que vem seus que filhos, assim como muitas outras crianças da comunidade vão poder estudar em uma Escola próxima de suas casas e com instalações de super novas e altíssima qualidade. “Estamos muitos satisfeitos com o fato da Escola ser construída em nossa comunidade. Acho importante que o Prefeito NADO, tenha olhado para o Loteamento Cinco Corações que, tantos anos, ficou esquecido nas administrações anteriores, e essa Escola é muito especial para a formação das futuras gerações de nosso município”.

Presentes a Cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, além do Preito NADO e do Vice-Prefeito Mauricio Andrade, estavam o Secretário Municipal de Educação, Aderito Hilton, os demais Secretários Municipais, Diretores, Assessores, o Presidente da Confederação Nacional da Indústria e Deputado Federal, Armando Monteiro Neto, o Deputado Federal José Chaves, Vereadores, diversas Autoridades municipais e a população em feral.