domingo, 28 de novembro de 2010

FESTIVIDADES DE COMEMORAÇÃO DO DIA DA PADROEIRA DO ANO DE 2010

As festividades de comemoração do Dia da Padroeira de Nazaré da Mata serão realizadas pela Prefeitura Municipal, através do Prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho, NADO, na terça-feira dia 07 de Dezembro de 2010, a partir das 20h e terá como atrações neste dia as Bandas: Forró Calango Aceso, Voadores do Forró, e a atração principal, Saia Rodada.

Neste dia uma grande estrutura será montada para receber estas atrações. Será armado o Palco na Praça Papa João XXIII, popular Praça da Catedral, “vamos relembrar os grandes sucessos do Forró Calango Aceso, curtir as músicas dos Voadores do Forró, e com certeza a população, e em especial a juventude, nazarena, assim como de toda a Região, deverá ir ao delírio, com o ápice da Festa que será o grandioso Show de Saia Rodada, e o importante e que todos que participem do Evento possam divertir-se mais uma vez com muita tranquilidade, com um clima harmonioso e de segurança, o palco principal do irá receber toda estrutura do Show das Bandas, são muitas toneladas de equipamento de som e luz que compõe o espetáculo”, destacou o Prefeito Nado.

O Prefeito Nado, afirmou ainda que a festividade está sendo realizada com muita dificuldade financeira, devido à crise pela qual estão passando os municípios brasileiros, “este é um esforço único de Nazaré da Mata e estamos fazendo tudo o que é possível para realizar esta Festa. Tivemos que fazer muitas contas e negociar com as Bandas, para ter certeza que conseguiríamos fazer a Festa, sem comprometer o pagamento do salário dos servidores”, explicou o Gestor.

“Acreditamos no sucesso da Festa e sabemos da importância econômica que o Evento tem para a cidade, muitos autônomos programam-se para esta Festa e complementam a renda de suas famílias”, afirmou o Prefeito Nado, aproveitando a oportunidade para convidar a todos para se divertirem nas Festividades de comemoração do Dia da Padroeira de Nazaré da Mata, Nossa Senhora da Conceição.

FESTIVIDADES DE COMEMORAÇÃO DO DIA DA PADROEIRA DO ANO DE 2010

As festividades de comemoração do Dia da Padroeira de Nazaré da Mata serão realizadas pela Prefeitura Municipal, através do Prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho, NADO, na terça-feira dia 07 de Dezembro de 2010, a partir das 20h e terá como atrações neste dia as Bandas: Forró Calango Aceso, Voadores do Forró, e a atração principal, Saia Rodada.

Neste dia uma grande estrutura será montada para receber estas atrações. Será armado o Palco na Praça Papa João XXIII, popular Praça da Catedral, “vamos relembrar os grandes sucessos do Forró Calango Aceso, curtir as músicas dos Voadores do Forró, e com certeza a população, e em especial a juventude, nazarena, assim como de toda a Região, deverá ir ao delírio, com o ápice da Festa que será o grandioso Show de Saia Rodada, e o importante e que todos que participem do Evento possam divertir-se mais uma vez com muita tranquilidade, com um clima harmonioso e de segurança, o palco principal do irá receber toda estrutura do Show das Bandas, são muitas toneladas de equipamento de som e luz que compõe o espetáculo”, destacou o Prefeito Nado.

O Prefeito Nado, afirmou ainda que a festividade está sendo realizada com muita dificuldade financeira, devido à crise pela qual estão passando os municípios brasileiros, “este é um esforço único de Nazaré da Mata e estamos fazendo tudo o que é possível para realizar esta Festa. Tivemos que fazer muitas contas e negociar com as Bandas, para ter certeza que conseguiríamos fazer a Festa, sem comprometer o pagamento do salário dos servidores”, explicou o Gestor.

“Acreditamos no sucesso da Festa e sabemos da importância econômica que o Evento tem para a cidade, muitos autônomos programam-se para esta Festa e complementam a renda de suas famílias”, afirmou o Prefeito Nado, aproveitando a oportunidade para convidar a todos para se divertirem nas Festividades de comemoração do Dia da Padroeira de Nazaré da Mata, Nossa Senhora da Conceição.

ENCONTRO DE CONSELHEIROS OFERECIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

No dia 23 de Novembro do ano em curso realizou-se em Nazaré da Mata, no Auditório do Colégio Municipal Dom Mota, um Encontro oferecido pela Secretaria de Educação do Município, em torno da formação de Conselheiros.


Na ocasião, contamos com a magnífica presença da professora Ieda Nogueira, Presidente Nacional da UNCME - União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação, bem como, membro do Conselho Estadual de Educação, pessoa de renome no Estado de Pernambuco, ou melhor no Brasil, que foi a palestrante do Evento.


A presidir os trabalhos da mesa estava o Secretário Municipal de Educação, Aderito Hilton, conjuntamente a sua equipe, todos engajados para promover o Evento tendo como premissa a responsabilidade e atenção aos convidados, pois no pleno estavam presentes representantes dos conselhos do município, e a meta da Secretaria de Educação é fazer as coisas simples com responsabilidade.


Foi um momento de imenso teor democrático, onde a palestrante consegue nos sensibilizar em torno da participação, buscando que os presentes assumam as responsabilidades de conselheiros, intervindo nas questões sócio-político-pedagógicas. Foi um momento riquíssimo, de conhecimento, bem como formação de atitudes.


No ato, o Secretário anuncia que Nazaré da Mata, hoje, preocupada com o desenvolvimento da cidadania, através da gestão pública municipal vem implementando algumas questões que possibilitam o desenvolvimento cidadão, dentre elas a criação de uma casa para os Conselhos Municipais, onde funcionarão todos os Conselhos do Município nesse recinto.


Na oportunidade, os presentes parabenizaram e agradeceram ao Prefeito Nado, por todos os investimentos, e pela atenção, de forma real e prática, ao slogan do Governo. “Prefeitura Nazaré da Mata - Trabalhando pela Cidadania”.

IBGE APRESENTA NOVOS DADOS DA POPULAÇÃO NO PRÓXIMO DIA 5 DE DEZEMBRO

Serão apresentados, no dia 05 de Dezembro de 2010, pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os resultados finais do Censo Demográfico 2010. Dentre as informações a serem reveladas, está a de que o Município de Nazaré da Mata é 62.º em contingente populacional do Estado de Pernambuco.


Realizado, entre os dias 1.º de Agosto e 31 de Outubro, em todos os 5.565 municípios do Brasil, o Censo Demográfico 2010 também mostrou que a Cidade passou a ser o oitavo município mais populoso da Zona da Mata Norte de Pernambuco.


No último Censo realizado em 2000, a população da Cidade era de 29.254 habitantes. Hoje, após a realização do 12º Censo Demográfico brasileiro, o Município apresenta uma população de 30.163 habitantes.


O objetivo do Censo é contar quantos somos e como vivemos, através da análise de características dos domicílios, das relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça e religião.


O Assessor Técnico Especial, Wester Robson, afirmou “que devido ao aumento do contingente populacional do Município, Nazaré da Mata para o índice 1,2 no Fundo de Participação dos Municípios, o que é uma importantíssima questão para a nossa Cidade, uma vez que poderão ser aumentados os investimentos nas áreas da saúde, educação e infra-estrutura, entre outros”.


Além da alteração de faixa do FPM, devido o crescimento populacional, outra questão importante a ser ressaltada é a possibilidade, com a promulgação da EC n.º 58, do aumento do número de vereadores, possibilitando uma maior representatividade da população nazarena.


Os dados de divulgação que estão sendo apresentados pelo Censo, através do site - http://www.censo2010.ibge.gov.br/dados_divulgados/, poderão ser questionados pela Prefeitura de Nazaré da Mata até o dia 24 de Novembro.

NAZARÉ DA MATA RECEBE O PROJETO “ARTE PARA DAR O QUE FALAR”

Artistas Plásticos fazem residência artística e desenvolvem trabalho com jovens surdos em Nazaré da Mata

Nazaré da Mata foi o local escolhido por 06 artistas plásticos pernambucanos que irão fazer residência artística trabalhando, através de Oficinas, com grupo de 60 jovens surdos dos municípios da Zona da Mata, atendidos pelo CREFAS - Centro de Referência e Formação da Criança e Adolescentes Surdos. A ação acontece até o dia 10 de dezembro de 2010, e recebe o nome de “ARTE PARA DAR O QUE FALAR”.

Após este período, o Projeto, cujo financiamento é do FUNCULTURA, ganha exposição permanente dos trabalhos na principal Praça da Cidade e no Parque dos Lanceiros. A abertura será no dia 12/12 com um grande Show e Performance VJ.

Para aplicação das Oficinas serão formadas duplas de artistas que irão, semanalmente, aplicar oficinas de arte para esses jovens, que na segunda metade do Projeto usarão o conhecimento em intervenções urbanas coletivas. Os artistas são Izidório Cavalcanti, Fábio Rafael, Thelmo Cristóvam, Galo de Souza, Jacaré e Mozart Santos.

Além do FUNCULTURA, a “ARTE PARA DAR O QUE FALAR” é apoiado pela Cáritas Regional NE II, Cáritas Suíça, CREFAS e Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata.

CREFAS - Nasceu da solidariedade entre instituições da Suíça (Cáritas Suíça e Associação de Surdos de Zurique) e do Brasil (AMUNAM– Associação das Mulheres de Nazaré da Mata e Cáritas Regional NE II) e presta atendimento a crianças surdas desde 2006.

CONHEÇA COMO CADA ARTISTA IRÁ TRABALHAR

Izidório Cavalcanti – Pesquisa com pintura em objetos pessoais dos alunos criando links de afetividade entre eles;
Fábio Rafael – pesquisa com monotipia e criação de cartazes lambe-lambe;
Galo de Souza – Oficina de grafitagem;
Jacaré – construção de esculturas a partir de sucata realizando trabalhos com garrafas PET;
Mozart Santos – criação de máscaras de molde vazado (stencil) para pintura e teatro de sombras com as mãos e captação de imagens em vídeo com performance VJ, e
Thelmo Cristóvam – pesquisa psicoacústica, em ramo multidisciplinar, que envolve áreas transversais como matemática, física, biologia e música. A intenção é entender como funcionam os processos cognitivos, físicos e biológicos da escuta.

ESTUDANTES NAZARENOS ASSISTEM PEÇA TEATRAL NO CINEMA SÃO LUÍZ

Juntamente a alunos de mais 23 Escolas Públicas do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Cabo, Abreu e Lima, Palmares e Carpina, estudantes da Escola Dom Vieira, situada à Rua Coelho Neto, S/N, no Bairro do Juá, município deNazaré da Mata, assistiram, no último dia 27 de Outubro, no Cinema São Luiz, na Cidade do Recife, à Peça Teatral Holandesa, intitulada - HISTÓRIAS DE ALÉM-MAR. O Espetáculo é patrocinado pelo FUNCULTURA - Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, e relata a vinda do Conde Maurício de Nassau à Pernambuco.


Pela segunda vez que o Espetáculo foi encenado no local para estudantes da Rede Estadual de Ensino, com sessões realizadas às 8h30 e 10h30. No dia 18 de outubro, aconteceu a primeira apresentação que e contou com a presença de cerca de 1.500 mil jovens, e no mês de novembro, o Espetáculo - Histórias de Além-Mar, já têm apresentações agendadas, para ocorrem no Cine-Teatro Polytheama, na cidade de Goiana, assim como no Cinema Theatro Guarany, na cidade de Triunfo.


Desde o ano passado, quando foi lançado, o Espetáculo está refazendo a rota de Nassau aqui no Estado, indo para cidades como Recife, Itapissuma, Igarassu, Itamaracá e Olinda.


O texto do espetáculo é assinado por Carlos Lagoeiro e Bouke Oldenhof, com direção da holandesa Claudia Maoli. No elenco, os pernambucanos Andrêzza Alves, Júnior Aguiar, Arthur Canavarro, Marinho Falcão e Carlos Ferrera.


Os atores, bem versáteis, se vestem com um figurino de época e interpretam desde navegadores e monarcas a índios. Uma lona delimita o espaço cênico, circundado por bandeiras, estandartes, figurinos, baús, atabaques africanos e um boi voador. A peça também conta com a presença de um percussionista.
“É Através do Teatro queremos apresentar a este estudante a importância de Maurício de Nassau, não apenas sócio-econômica, mas também cultural para Pernambuco” frisou um, dos Diretores de Escola, presente no Evento.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE NAZARÉ DA MATA

Empreendimento, proposto pela COMPESA, a Barragem de Morojozinho, a ser implantada em Nazaré da Mata para reforçar o sistema de abastecimento de água do município.


A Agência Estadual de Meio Ambiente, juntamente com a Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, realizaram a Audiência Pública referente ao empreendimento Barragem de Morojozinho. O evento ocorreu, em Nazaré da Mata, no dia 20 de Outubro de 2010, na Associação Comercial Industrial de Nazaré da Mata, situada na Avenida Otacílio de Azevedo, Bairro do Juá.

O empreendimento, proposto pela COMPESA - Companhia Pernambucana de Saneamento deverá ser, implantado, no Engenho Morojó, em Nazaré da Mata. A barragem será localizada a, cerca de, 6,8 km a oeste da sede do Engenho, tem como finalidade reforçar o abastecimento de água do município de Nazaré da Mata que, atualmente, passa por sérias dificuldades, com um sistema precário de abastecimento.

Durante a Audiência Pública foram discutidos os impactos ambientais, apresentados no EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental), do Projeto de construção da Barragem de Morojozinho, em Nazaré da Mata, nesta que foi uma das etapas cumpridas para a execução do empreendimento. O encontro transcorreu sem polêmicas, havendo apenas alguns questionamentos a respeito da obra e de questões ambientais.

Apesar da realização da Audiência Pública, salientou-se o fato de que a população ainda poderia manifestar-se, em um prazo de dez dias junto à CPRH através do envio de e-mail, por carta ou pessoalmente, apresentando sugestões antes da decisão da concessão da Licença Ambiental, documento imprescindível para serem iniciadas as obras da barragem. Segundo previsão da CPRH, a análise dos estudos de impactos ambientais realizados pela companhia deverá ser concluída em 50 dias.

Segundo o diretor de Controle Operacional da COMPESA, Dr. Sérgio Torres, responsável pela apresentação do Projeto durante a Audiência Pública, que contou com bem mais de 400 participantes, a obra da barragem já foi licitada e a empresa contratada está aguardando apenas a análise da CPRH dos estudos ambientais para liberação da licença, quando só então a obra poderá ser iniciada.

“Este projeto é muito importante para Nazaré porque vai permitir a regularidade do fornecimento de água da cidade num horizonte de 20 anos, acabando assim com o colapso do abastecimento no verão, levando parte da população a ser atendida por carros-pipa”, enfatizou Sérgio Torres.
Nazaré da Mata não foge a regra da maioria dos municípios da região da Mata Norte, que enfrentam deficiências de produção por escassez de fontes hídricas. Sérgio Torres adiantou que o projeto da barragem é simples e deverá ser concluído em seis meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.

Por sua vez, os resultados do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, foram apresentados, pela Sra. Simone Souza - Técnica da Consultoria contratada pela COMPESA, que durante cerca de 40 minutos, explicou todas as fases do diagnóstico e avaliações dos impactos ambientais sobre este empreendimento. “O trabalho foi executado por uma equipe de 14 profissionais, que após análise dos impactos positivos e negativos do projeto, indica a bacia hidrográfica escolhida pela COMPESA como a melhor alternativa para construção da barragem”, frisou Simone Souza.


O Relatório de Impacto Ambiental da Barragem de Morojozinho está disponível no Site do CPRH, desde o mês de agosto, que também disponibiliza a versão impressa do documento em seu Centro de Documentação e Informação Ambiental. O documento aborda questões relativas à implantação e operação do empreendimento, bem como os impactos ambientais e suas medidas de mitigação e compensação.


Uma equipe de mobilização social coordenada pela Agência Ambiental percorreu os municípios de Nazaré da Mata e Buenos Aires, divulgando o Evento em diversos segmentos das duas localidades, a exemplo de Prefeituras Municipais, Secretarias de Infra-Estrutura e Meio Ambiente, além de Organizações Não-Governamentais, entre outros órgãos, e principalmente a própria população. O trabalho considerado importante, uma vez que tem como principal objetivo informar sobre a importância da participação numa Audiência Pública para aqueles moradores a serem beneficiados pelo empreendimento, e foi percebido através do grande contingente de participantes.


A barragem será construída em uma área de 6.24 hectares no Engenho Morojó, localizado no próprio município de Nazaré da Mata, o acesso à Barragem de Morojozinho será feito por meio BR-408, na altura do trevo de acesso ao município de Buenos Aires. Do trevo, através da PE-059, percorrem-se três quilômetros até se chegar ao Engenho Coqueiro, do lado direito dessa rodovia, está localizada uma estrada que leva ao Engenho Morojó, onde passa o Rio Morojozinho, sobre o qual está planejada a construção da referida Barragem, e deverá beneficiar cerca de 40 mil pessoas.

A Barragem de Morojozinho irá regularizar o abastecimento de água de Nazaré da Mata, que enfrenta problemas de falta de água, principalmente no verão, quando cai o nível dos rios que atendem a Cidade, e terá a capacidade de acumular 3,1 milhões de metros cúbicos de água, o que permitirá a retirada de 58 litros de água por segundo. O investimento ultrapassa a casa dos R$ 4 milhões.