domingo, 28 de novembro de 2010

MAIS DE 14 MILHÕES TERÃO ACESSO A BANDA LARGA ATÉ FIM DO ANO

Até o final do ano, 100 cidades brasileiras vão ter acesso à Internet por meio de Banda larga, beneficiando mais de 14 milhões de pessoas. A informação é da Telebrás.


O Leilão para contratação de equipamentos e serviços do PNBL - Plano Nacional de Banda Larga foi aberto no dia 29 de Outubro de 2010 e teve o resultado divulgado, na última sexta-feira, dia 05 de Novembro de 2010. A empresa PADTEC, única brasileira na disputa, foi à vencedora. Com isso, caberá à empresa iluminar as fibras ópticas já instaladas em diversas Regiões do País para possibilitar a transmissão de dados, visando a implantação da Internet de Banda larga. A PADTEC vai oferecer soluções baseadas na tecnologia DWDM - Dense Wavelength Division Multiplexing, para compor a rede nacional de telecomunicações da Telebrás.


Segundo o presidente da Telebrás, Rogério Santana, a meta do PNBL é garantir Internet em alta velocidade e baixo preço a mais de 40 milhões de pessoas até 2014, com planos de até R$ 35,00 (trinta e cinco reais) e velocidade mínima de 512 Kbps. Hoje, há no País cerca de 12 milhões de usuários de banda larga. A escolha das primeiras localidades levou em consideração critérios como a distância da linha de fibras ópticas, de até 50km, o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, além da proporção de acessos no município.


Santana anunciou que haverá mais dois leilões neste mês. O pregão para a aquisição de programas de computador, os softwares, e serviços será realizado no dia 19 de novembro, enquanto, o Leilão para contratar enlaces de rádio digital para distribuir o sinal até a sede dos municípios contemplados pelo PNBL está marcado para o dia 22 de novembro.

Vale salientar que o Leilão da Telebrás, atende às regras da Medida Provisória 495/2010, que dá preferência às empresas que têm fábrica no País.
Em Nazaré da Mata, através da ATI - Agência de Tecnologia do Estado de Pernambuco, órgão do Gorno do Estado, a Empresa CMTech - Soluções em Tecnologia (http://www.cmtech.com.br/) está realizando, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, os estudos e a elaboração do Projeto para a interação do município com o pólo de tecnologia da informação de Pernambuco e fortalecimento dos vínculos de cooperação com o Governo do Estado de Pernambuco e o Governo Federal.

O Secretário de Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, José Humberto, declarou: “que a universalização da Banda larga é uma política estratégica para qualquer País, seja para o aumento da produtividade das empresas, como também, para o acesso à informação, acredito que a intenção do Governo Federal, através da implantação do PNBL é dar acesso à infraestrutura para os que hoje não conseguem contratar a Rede e oferecer o serviço em diversas cidades combatendo as disparidades sociais e econômicas, principalmente no que diz respeito ao acesso à informação, servindo para aumentar a eficiência do Estado, que terá um canal direto com a população”.


“Há questões de demanda a serem resolvidas no país, e que geram grande gargalo, uma delas é o fato de mais de 32 milhões de usuários, que podem pagar pelo serviço de banda larga, não terem acesso à Rede por falta de infraestrutura, outro problema diz respeito às pessoas que não têm acesso por morarem em regiões pobres do país, onde a banda larga ainda não chegou, porém com o PNBL o acesso à banda larga, pelos seus custos e dificuldades operacionais para assistir às populações menos favorecidas, que vivem em regiões distantes dos grandes centros urbanos brasileiros, passará a ser uma realidade. É a Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, Trabalhando pela Cidadania, também no fomento a Tecnologia”, concluiu o Secretário José Humberto.

FESTIVAL CANAVIAL SERÁ REALIZADO EM NAZARÉ DA MATA E EM OUTRAS REGIÕES

Com inéditos Encontros gigantes de Sanfoneiros, Mestres e Cirandeiros, assim como a realização de Seminários, Palestras e Shows, e também muitas outras manifestações artísticas, deverão movimentar as Cidades de Nazaré da Mata, e também, Tracunhaém, Aliança, Condado e Vicência neste período de final de ano.

Mais uma vez a diversidade cultural, presente na Zona da Mata Norte, do Estado de Pernambuco, estará reunida. Esse encontro ocorrerá durante o FESTIVAL CANAVIAL, que em sua versão 2010, tem inicio previsto para o próximo dia 19 de Novembro e programação que se estenderá até o dia 04 de Dezembro, o Festival promove desde a valorização da cultura regional da mata norte até ações de incentivo à leitura.

Vale salientar que mais uma vez a festa acontece não só em um lugar, mas em vários lugares, mais especificamente em 05 cidades, em Nazaré da Mata, Tracunhaém, Aliança, Condado e Vicência, abrigando uma programação bem extensa, incluindo encontros de mestres, sanfoneiros e cirandeiros, apresentações de maracatus e caboclinhos. Além disso, teremos espaços voltados para seminários e palestras, além da presença de diversos educadores fomentando à leitura para lugares onde não se tem acesso aos livros.


Outras manifestações artísticas estarão presentes nas oficinas de xilogravura, contação de histórias, concurso de redação e recital de poesias.


Novamente a programação desenvolvida para o Festival Canavial se apresenta através de Projetos premiados pelo Ministério da Cultura e pela FUNDARPE, consolidando, ainda mais, uma política cultural para a região da Mata Norte, através de um Festival que tem como objetivo contribuir com as políticas públicas da região, que a algum está integrada ao Movimento Canavial, responsável pela existência do grande número de projetos executados pelos Pontos de Cultura e grupos culturais da região.

As atrações se concentrarão em sete pontos de cultura escolhidos pelo Ministério da Cultura e pela FUNDARPE, pelas Escolas, Praças e Logradouros públicos, Engenhos, Distritos e Sedes dos grupos culturais. O evento, orçado em R$ 352 mil, pode ter uma segunda etapa a realizar-se no mês de Dezembro.

MARACATU DE NAZARÉ DA MATA É TEMA DE UM LIVRO DE FOTOGRAFIAS LANÇADO EM RECIFE

O Fotógrafo recifense Rildo Moura lançou seu olhar sobre o Maracatu Rural com o livro “Cores do Maracatu”, com imagens que traduzem toda a beleza do maracatu rural através das pessoas que o compõem. O Evento aconteceu na Livraria Cultura, na cidade do Recife, no último dia 21 de Outubro, às 19h.

Tradição secular da cultura brasileira, o Maracatu Rural seduz pela beleza cênica, pelo valor de sua simbologia e pelo seu colorido extravagante, notável, por exemplo, na figura mais que característica do Caboclo de Lança. Essa riqueza visual foi captada pelo fotógrafo Rildo Moura, no seu livro CORES DO MARACATU.

Até o momento do desfile, muito se passa para que Caboclos de Lança surjam com suas minimalistas indumentárias nas Ruas de Nazaré da Mata. Todo o processo que envolve a tradição popular do Maracatu Rural, doravante será contado, em fotos, no livro CORES DO MARACATU, que o fotógrafo recifense Rildo Moura lançou dia 21 de Outubro de 2010, às 19h, na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, Bairro do Recife.

Para executar este belíssimo trabalho, apoiado pela Chesf, Rildo Moura foi até Nazaré da Mata, que é considerada a Terra do Maracatu Rural, no período de Carnaval e nos Encontros de Maracatus que ocorrem na Cidade. Registrou todo o processo que guia a celebração da “guerra bonita”, indo desde a confecção das fantasias e adereços até a apresentação em si, por meio de imagens que foram capturadas, com cliques, sobre as pessoas que dão vida a este folguedo carnavalesco do Município.

Ele esteve por três anos, participando com espectador, e fotografando, em Nazaré da Mata, Cidade Pólo do Carnaval Pernambucano, do Encontro de Maracatus, evento que reúne a maior concentração de Maracatus Rurais do Estado de Pernambuco, e as fotos do livro exploram toda a beleza desta arte.

O diferencial deste trabalho de Rildo Moura é que ele não se limitou a capturar apenas o folguedo popular, mas se preocupou em registrar as pessoas que o compõem e sua dedicação aos detalhes: a preparação dos caboclos de lança, as baianas enfeitadas nos seus vestidos, os artesãos preparando as indumentárias, o rei e a rainha à espera do cortejo.

E assim Rildo moura conseguiu registrar, desde a confecção das roupas, na qual acontece o cuidadoso bordado dos adereços, passando pelos momentos em que o Rei e a Rainha estão desfilando com todo o cortejo, pelas ruas nazarenas, após saírem das suas Sedes, até o Encontro de Maracatus, momento do ápice das manifestações, que ocorre na segunda-feira de Carnaval, na Praça Papa João XXIII, popular Praça da Catedral, situada no Centro de Nazaré da Mata.

Nesta empreitada, contou também com orientações de Walter Firmo, renomado fotógrafo carioca, que conheceu durante um workshop no Recife, e que assina o prefácio do livro e orientou na construção do título.

RILDO MOURA – Começou como fotógrafo de “brincadeira”, em 1986, após receber seu primeiro salário e comprar uma câmera. O hobby foi ganhando importância em sua vida graças a um crescente desejo pelo apuro técnico. A partir de 2000, Rildo passa a investir mais seriamente na carreira, tendo participado de grupos de fotografia e mostras coletivas, como o PASPATU e o CAFÉ TORTONI, em São Paulo.

Atualmente, é membro, da seção pernambucana, da FOTOTECH - Associação de Fotógrafos. Em 2008, publicou Teatro de Santa Isabel – Guia Fotográfico, com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura da Cidade do Recife, revelando detalhes geralmente ignorados daquele teatro.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE NAZARÉ DA MATA: RECEBE PRÊMIO GESTOR NOTA 10

O Secretário de Educação, Aderito Hilton, foi contemplado com o Prêmio Gestor Nota 10, oferecido pela Obregon Congressos e Feiras, que por contenção de despesas não viajou para participar da solenidade. A premiação homenageou secretários municipais, durante o Educando 2010, que aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de Novembro, no Salão do Recanto das Águas Resort Spa, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A premiação é uma homenagem ao Secretário pelo trabalhado desenvolvido ao longo do não de 2010 a frente da Secretaria de Educação do Município de Nazaré da Mata.

A Pesquisa realizada pela Obregon Congressos e Feiras, destacou 100 municípios de todo o Brasil, e entre eles Nazaré da Mata é a referencia em Educação da Mata Norte.
Os critérios adotados, pelo Instituto, requerem todos os investimentos e valorização dos alunos e profissionais na área de educação, com o desempenho, avaliados pelos índices exigidos pelo FUNDEP, com aplicações de recursos sendo um dos critérios de maior rigorosidade.

Este é mais um dos prêmios recebido pelo Secretário, Aderito Hilton, ao longo de sua gestão. Além do Prêmio Gestor Nota 10, ele já foi agraciado na gestão compreendida entre os anos de 2000 e 2004, com inúmeras premiações, sendo destacado entre os melhores Secretários de Educação de todo o país, que se destacaram em um universo de mais de 5 mil municípios.

De acordo com o Secretário os Prêmios são o resultado de investimentos sérios, onde a prioridade é o aluno. “Reformamos Escolas, e autorizamos a contrução de uma nova, trabalhamos pela qualificação de professores, lutamos pela qualidade da educação infantil”.
O Secretário, Aderito, enfatizou que muito foi feito, mas que o caminho é longo. “Conseguimos melhorar o Índice da Educação Básica do Município, e tivemos resultados expressivos em nosso Município, mas isso é apenas o começo de um trabalho que ainda irá gerar muitos frutos”.

Aderito Hilton assumiu a pasta da Secretária de Educação em 2009, desde lá vem trabalhando para transformar a forma como é feita a educação no município. “Queremos que nossos alunos do ensino público tenham as mesmas condições de aprendizado que os alunos do ensino particular. Podendo disputar de igual para igual no mercado de trabalho, e isso, só será possível com a parceria e comprometimento do Prefeito NADO, dos nossos professores, coordenadores e gestores escolares”.

PRÊMIO GESTOR NOTA 10: EDUCANDO 2010

O Educando 2010 traz com ele a 5ª Jornada Nacional de Gestores da Educação, onde serão premiados os gestores destaques nacionais no ano de 2010 com o Premio Gestor Nota 10.
Esse Prêmio é o mais importante na área da Educação, onde avalia, e destaca, nacionalmente na área da Educação, seus principais administradores.
As lideranças das Secretarias de Educação e de outras instituições públicas ou privadas deste segmento poderão participar, buscando e levando do Evento as ideias inovadoras e bem sucedidas apresentadas.

PREFEITURA DE NAZARÉ DA MATA E LIGA DESPORTIVA COMEMORAM O SUCESSO DA FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL 2010

O Cruzeiro Futebol Clube é Campeão do Campeonato de Futebol de Nazaré da Mata do ano de 2010.

O Cruzeiro Futebol Clube venceu o Campeonato Municipal de Futebol Amador de Nazaré da Mata, em sua Edição 2010, com uma série de jogos equilibrados em todos os aspectos: disciplinar, físico e tático.

A Prefeitura de Nazaré da Mata e a Liga Desportiva comemoraram o grande sucesso de um dos principais Eventos Esportivos do Município - o Campeonato Municipal de Futebol Amador, cuja organização é da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, através do Secretário Leonardo Martins.

O Cruzeiro Futebol Clube manteve a regularidade no torneio, com isso venceu seus adversários. E na grande final o Cruzeiro Futebol Clube bateu o Veneno Esporte Clube, pelo placar de 2 x 1, e com se diz na gíria do futebol “de virada é mais gostoso”, depois de estar vencendo por 1 x 0 no primeiro tempo o Veneno não suportou a pressão Cruzeirense e tomou a virada, quem estava no Estádio Alfredo Coutinho assistiu o duelo da juventude contra a experiência, e acreditem mesmo o futebol sendo um esporte de força e preparo físico, nesta final prevaleceu a experiência dos jogadores do Cruzeiro que souberam impor seu ritmo e neutralizar o Veneno da equipe adversária literalmente falando.

Comandada pelo Técnico Reginaldo a equipe do Cruzeiro Futebol Clube usou a categoria de alguns dos seus jogadores para vencer a meninada do Veneno. E o Cruzeiro torna-se assim com todos os méritos, a equipe que veio da Zona Rural que mais ganhou títulos em Nazaré da Mata contabilizando, três Títulos de Campeão Nazareno.

A final do Campeonato Municipal de Futebol Amador ocorreu no domingo 19 de Setembro de 2010, a partir das 14h30min no Estádio Alfredo Coutinho, no Bairro do Juá, sendo merecido também o destaque para a arbitragem da Final do Campeonato que ficou por conta do árbitro da Federação Pernambucana de Futebol, Enéias Leite.

O Prefeito NADO afirmou que: “É bom saber que as práticas esportivas estão acontecendo como deveriam. O futebol da nossa Cidade sempre foi motivo de orgulho e por isso deve ser objeto de investimento, ao passo que mantém seus seguidores praticando atividades físicas, formando-os e incluindo-os na sociedade como cidadãos, e também, mantendo-os longe de atividades escusas e das drogas”.

O Secretário Leonardo Martins, declarou: “É assim que tem que ser. Este foi o compromisso assumido pelo Prefeito NADO durante a sua campanha, e esta sendo cumprido, uma vez que, a proposta do Governo Municipal é sempre dar total apoio ao esporte amador em nosso Município”.

“Parabenizo o excelente trabalho dos Clubes nazarenos, de todos os desportistas do futebol da nossa Cidade envolvidos com o Campeonato, e principalmente do Presidente da Liga desportiva de Nazaré da Mata, e meu amigo, Joás Candido Dias. É a Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, Trabalhando pela Cidadania, também no Esporte”, concluiu o Secretário Leonardo Martins.

NAZARÉ DA MATA É INCLUÍDA NO PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA

O Governo Federal anunciou a Lista dos Municípios, incluídos no Plano Nacional da Telebrás, e Nazaré da Mata é um dos contemplados.


O Governo anunciou na sexta-feira, 27 de Agosto de 2010, a Lista das 100 primeiras cidades que serão cobertas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) além das 16 capitais já divulgadas anteriormente. Segundo o Presidente da TELEBRÁS, Rogério Santanna, a relação contempla municípios da Região Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Entre as cidades pernambucanas contempladas estão Carpina, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Paudalho, Limoeiro e Aliança.

Segundo o Executivo, mesmo em cidades de maior porte, a exemplo de Campinas e Guarulhos, em São Paulo, a rede será expandida para a periferia, de modo a promover a universalização do acesso à banda larga. Rogério Santanna afirmou que mais de 50% (cinquenta por cento) dos Municípios escolhidos têm índice de penetração inferior a 0,19% (zero vírgula dezenove por cento) no acesso.

A escolha foi feita pelo grupo responsável por ditar as ações prioritárias do programa federal, o Comitê Gestor dos Programas de Inclusão Digital (CGPID). Antes do anúncio, era esperado somente a lista de cidades das regiões Nordeste e Sudeste, das 15 capitais e do Distrito Federal. Entretanto, foram incluídos seis municípios de Goiás e outros seis de Tocantins. A expectativa é que mais de 14 milhões de pessoas sejam beneficiadas.

Nesse primeiro momento, Rogério Santanna afirmou que a TELEBRÁS não vai operar diretamente no fornecimento do serviço ao consumidor final. Os agentes desse processo serão pequenos provedores locais, que terão de ofertar internet com velocidade mínima de 512 Kbps ao preço máximo de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). “A qualidade do acesso também será maior do que a ofertada pelo mercado e nada impedirá que o provedor atendido possa ofertar velocidade maior”, concluiu, ao se referir ao mínimo de 512 Kbps para os usuários. Em 2011, 1.063 outras cidades serão cobertas e, segundo o presidente da Telebrás, até 2014 todo o país terá conexão pelo PNBL.

De acordo com Rogério Santanna é necessário que haja a manifestação dos provedores para que o serviço possa ser ofertado para o consumidor final. Caso não haja interesse das empresas, a Telebrás deverá aguardar nova definição do CGPID sobre os critérios para oferta direta do serviço ou trocar as cidades por outras enquadradas no mesmo perfil.

As operadoras de telefonia já oferecem serviços de banda larga em 97 das 100 cidades contempladas pelo PNBL. A informação é do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), que divulgou ontem nota oficial. Segundo a entidade, a meta do governo de chegar a 4.283 municípios até 2014 será ultrapassada pela iniciativa privada já em dezembro deste ano. Atualmente, as redes fixas de banda larga já estão presentes em mais de 4,8 mil municípios e, segundo o Sinditelebrasil, as empresas instalarão suas redes (backhaul) em todos os 5.565 municípios brasileiros até o final deste ano.

A entidade critica que, além de demandar a duplicação da infra-estrutura já existente, a lista divulgada pelo governo contempla cidades com média de Índice de Desenvolvimento Humano - IDH de 0,7 (zero vírgula sete), considerado médio-alto numa escala que vai de zero a 1. Segundo o Sinditelebrasil, além de banda larga fixa, pelo menos três operadoras móveis ofertam serviços de internet rápida pelas redes de terceira geração (3G).

Sobre o critério usado pelo governo de seleção de cidades que estão num raio de 50 quilômetros dos chamados Pontos de Presença (PoP), que dão acesso à rede principal de fibras ópticas (backbone).

Veja a lista das 100 primeiras cidades do PNBL:

Alagoas: Arapiraca, Messias, Palmeira dos Índios, Joaquim Gomes, Pilar e Rio Largo.

Bahia: Feira de Santana, Itabuna, Camaçari, Governador Mangabeira, Eunápolis, Governador Lomanto, Muritiba e Presidente Tancredo Neves.

Ceará: Sobral, São Gonçalo do Amarante, Quixadá, Barreira, Maranguape e Russas.

Espírito Santo: Cariacica, Domingos Martins, Conceição da Barra, Piúma, São Mateus, Vila Velha e Itapemirim.

Goiás: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Águas Lindas de Goiás, Itumbiara e Alexânia.

Maranhão: Imperatriz, Paço do Lumiar, Presidente Dutra, Porto Franco, Grajaú e Barra do Corda.

Minas Gerais: Barbacena, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Ibirité, Sabará, Uberaba, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.

Paraíba: Campina Grande, Campo de Santana, Araruna, Riachão, Dona Inês, Bananeiras e Duas Estradas.

Pernambuco: Carpina, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Paudalho, Limoeiro e Aliança.

Piauí: Piripiri, Campo Maior, José de Freitas, Piracuruca, Batalha e São João da Fronteira.

Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Nova Iguaçú, São Gonçalo, Piraí, Mesquita, Rio das Flores, Duque de Caxias e Casimiro de Abreu.

Rio Grande do Norte: Santa Cruz, Nova Cruz, Passa e Fica, Parnamirim, Lagoa d´Anta, Extremoz e Açú.

Sergipe: Nossa Senhora da Glória, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Japaratuba, São Cristóvão, Carira.

São Paulo: Campinas, Guarulhos, Pedreira, Serrana, Conchal, Embu e São Carlos.

Tocantis: Gurupi, Araguaína, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Wanderlândia e Porto Nacional.

NAZARÉ DA MATA SERÁ CONTEMPLADA COM UMA NOVA LOJA DA COMPESA

A Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA, através de um projeto de ampliação de seus serviços de atendimento, vai inaugurar, até o final deste ano, 04 (quatro) novas Lojas de Atendimento nas cidades de Nazaré da Mata, Tamandaré, Timbaúba e Cabo de Santo Agostinho.

As unidades de Atendimento, que serão instaladas nestes municípios, ofereceram aos consumidores, serviços como emissão da 2.ª via de fatura mensal, parcelamento de débitos, alteração cadastral, registro de reclamações, entre muitos outros.

Segundo informações fornecidas por Dirigentes da COMPESA, 18 (dezoito) Lojas de Atendimento já foram inauguradas em todo o Estado nos últimos três anos, sendo destas 16 (dezesseis) no Interior do Estado e outras 02 (duas) localizadas na Região Metropolitana do Recife.

A última Loja de Atendimento, inaugurada e, colocada em funcionamento a disposição da população foi aberta no último dia 1.º de Setembro na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado.

Ao todo o investimento, por parte da COMPESA, gira em torno dos R$ 2 milhões, que estão incluídos, entre outros, custos a aquisição de equipamentos, reformas do espaço físico, sistemas e treinamento de pessoal.

Segundo o Diretor Comercial da COMPESA, Décio Padilha, é importante estar cada vez mais perto dos clientes e oferecer um serviço ainda melhor. “Queremos que o cliente possa vir aqui não apenas registrar reclamações. O objetivo é que o cidadão saiba que aqui ele terá seus problemas resolvidos. Esse é o nosso maior desafio, mas estamos prontos para enfrentá-lo”, destacou Padilha.

Os espaços são confortáveis, dentro do padrão uniforme de identidade visual adotado pela COMPESA. Além disso, todos são bem localizados, perto de pontos de referência, como Bancos, para facilitar o acesso da população.

De acordo com Décio Padilha, “este conjunto de ações faz parte da política da COMPESA de descentralizar o atendimento ao público e de se aproximar dos usuários, propiciando agilidade, comodidade na solução de pendências e solicitação de serviços”.

Para o Prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho - NADO, “com uma estrutura física reformulada e moderna, a Loja de Atendimento, irá oferecer um maior acesso a mais aproximação entre a população nazarena e a COMPESA. Mais este equipamento que será instalado em nossa Cidade, é de grande importância para os munícipes, uma vez que estes passarão a contar com uma nova unidade, com um projeto moderno, de fácil acesso e muito bem localizado para resolver inúmeras questões”.

“Ações como esta da implantação desta Loja de Atendimento da COMPESA em Nazaré da Mata, que era uma antiga reivindicação da comunidade, ocorre graças a importantes parcerias firmadas junto ao Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura de Nazaré da Mata, visando beneficiar a população de nossa Cidade. Graças a um grande esforço político-administrativo conseguimos mais essa realização durante nossa Administração, cessando assim mais um ciclo de perdas, consolidando de vez em Nazaré da Mata, um novo ciclo de conquistas e realizações, completou NADO.

Fonte: COMPESA - Companhia Pernambucana de Saneamento.