O Leilão para contratação de equipamentos e serviços do PNBL - Plano Nacional de Banda Larga foi aberto no dia 29 de Outubro de 2010 e teve o resultado divulgado, na última sexta-feira, dia 05 de Novembro de 2010. A empresa PADTEC, única brasileira na disputa, foi à vencedora. Com isso, caberá à empresa iluminar as fibras ópticas já instaladas em diversas Regiões do País para possibilitar a transmissão de dados, visando a implantação da Internet de Banda larga. A PADTEC vai oferecer soluções baseadas na tecnologia DWDM - Dense Wavelength Division Multiplexing, para compor a rede nacional de telecomunicações da Telebrás.
Segundo o presidente da Telebrás, Rogério Santana, a meta do PNBL é garantir Internet em alta velocidade e baixo preço a mais de 40 milhões de pessoas até 2014, com planos de até R$ 35,00 (trinta e cinco reais) e velocidade mínima de 512 Kbps. Hoje, há no País cerca de 12 milhões de usuários de banda larga. A escolha das primeiras localidades levou em consideração critérios como a distância da linha de fibras ópticas, de até 50km, o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, além da proporção de acessos no município.
Santana anunciou que haverá mais dois leilões neste mês. O pregão para a aquisição de programas de computador, os softwares, e serviços será realizado no dia 19 de novembro, enquanto, o Leilão para contratar enlaces de rádio digital para distribuir o sinal até a sede dos municípios contemplados pelo PNBL está marcado para o dia 22 de novembro.
Vale salientar que o Leilão da Telebrás, atende às regras da Medida Provisória 495/2010, que dá preferência às empresas que têm fábrica no País.
Em Nazaré da Mata, através da ATI - Agência de Tecnologia do Estado de Pernambuco, órgão do Gorno do Estado, a Empresa CMTech - Soluções em Tecnologia (http://www.cmtech.com.br/) está realizando, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, os estudos e a elaboração do Projeto para a interação do município com o pólo de tecnologia da informação de Pernambuco e fortalecimento dos vínculos de cooperação com o Governo do Estado de Pernambuco e o Governo Federal.
O Secretário de Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, José Humberto, declarou: “que a universalização da Banda larga é uma política estratégica para qualquer País, seja para o aumento da produtividade das empresas, como também, para o acesso à informação, acredito que a intenção do Governo Federal, através da implantação do PNBL é dar acesso à infraestrutura para os que hoje não conseguem contratar a Rede e oferecer o serviço em diversas cidades combatendo as disparidades sociais e econômicas, principalmente no que diz respeito ao acesso à informação, servindo para aumentar a eficiência do Estado, que terá um canal direto com a população”.
“Há questões de demanda a serem resolvidas no país, e que geram grande gargalo, uma delas é o fato de mais de 32 milhões de usuários, que podem pagar pelo serviço de banda larga, não terem acesso à Rede por falta de infraestrutura, outro problema diz respeito às pessoas que não têm acesso por morarem em regiões pobres do país, onde a banda larga ainda não chegou, porém com o PNBL o acesso à banda larga, pelos seus custos e dificuldades operacionais para assistir às populações menos favorecidas, que vivem em regiões distantes dos grandes centros urbanos brasileiros, passará a ser uma realidade. É a Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, Trabalhando pela Cidadania, também no fomento a Tecnologia”, concluiu o Secretário José Humberto.