O Dia Nacional em Defesa dos Municípios, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), foi comemorado, ontem, com protesto em varias cidades do interior do Estado. De acordo com o assessor de Relações Institucionais do Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (Comanas), Luiz Moreira, mais de 14 cidades destas regiões paralisaram, ontem, todas as atividade administrativa, exceto os serviços essenciais da área de saúde. Segundo ele, a intenção é chamar a atenção da sociedade brasileira para as dificuldades que os municípios estão enfrentando, principalmente, em virtude dos problemas ocasionados pela queda das receitas de 2009 e pelo desequilíbrio no financiamento das políticas públicas.
Durante o protesto foi realizada uma passeata, que partiu, por volta das 9h do dia 23 de Outubro, do trevo de acesso a cidade de Araçoiaba, na BR-408, até a sede do Comanas, em Carpina. De acordo com o prefeito de Aliança, na Zona da Mata, e presidente do Comanas, Azoka Gouveia, o principal objetivo da mobilização das prefeituras é chamar a atenção de deputados federais e senadores para que eles possam possibilitar a aprovação da emenda 29. “Essa emenda, quando aprovada, vai determinar a percentagem da transferência dos recursos da união para os municípios”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário