O Programa Academia das Cidades, criado no Recife em 2002 e difundido para outras cidades de Pernambuco a partir de 2007, vai ganhar o Mundo. A fama do programa, que estimula a prática de atividades físicas oferecendo aulas gratuitas de educação física em espaços públicos, chegou aos EUA, onde será adotada, de forma experimental, na cidade de San Diego, Califórnia, nos EUA.

"O programa é um modelo a ser copiado em qualquer cidade do mundo", afirma o entusiasmado Michael Pratt, representante da Divisão de Nutrição, Atividade Física de Obesidade do Cento Nacional de Prevenção de Doenças Crônicas e Promoção da Saúde dos Estados Unidos, que participou do anúncio da implantação do projeto pela Califórnia.
A experiência é resultado de uma pesquisa realizada pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, cujos resultados comprovam que a implantação de espaços públicos de esportes e lazer aumenta a atividade física populacional. "A pesquisa mostra que só o fato de cidade oferecer a prática de atividades físicas estimula até mesmo as pessoas que não participam do programa a se exercitaram", explicou Eduardo Simões, do CDC. O estudo mostra ainda que apenas 20% da população do Recife realiza atividade física recomendada pelo médico.
Pratt não poupou elogios ao programa. "Fiquei encantado com a dinâmica dos profesores que trabalham a atividade física. Isso estimula o combate diabetes, a doenças cardiovasculares, ao câncer do aparelho digestivo e a doenças das articulações", completou.
O resultado foi publicado em artigos científicos que chegaram ao conhecimento da Universiade de San Diego State, que resolveu levar o programa para sua cidade. É a primeira vez que um programa brasileiro será implementado nos Estados Unidos, uma iniciativa que prevê o investimento de US$ 1,1 milhão de dólares durante o período de três anos.

Presente à coletiva, o Secretário das Cidades, do Estado de Pernambuco, Humberto Costa, idealizador do Projeto, fez um balanço do Programa no Recife e em Pernambuco. Segundo ele, a capital conta com 30 academias concluídas, 31 em obras, 11 em funcionamento e 59 com recursos liberados, num total de 119 unidades. Até o final de 2010, devem estar em atividade 185 academias nos 184 municípios mais Fernando de Noronha. "A cidade de Santa Cruz da Baixa Verde tem 11.700 habitantes e 700 pessoas participam do programa: 7% da população local, um número considerado muito alto, principalmente para uma cidade do interior", exemplificou o secretário, satisfeito com a aprovação do projeto.
Fonte: Secretaria Estadual das Cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário