CLIENTE PRECISA FICAR ATENTO À NECESSIDADE DE ADIANTAMENTO
Cada vez mais brasileiros estão solicitando o adiantamento do 13º salário aos bancos. Os recursos correspondentes a um mês de pagamento, na forma de empréstimo, podem ser recebidos em qualquer época do ano pelos correntistas da maioria das instituições financeiras. No Banco do Brasil, por exemplo, o número de adiantamentos concedidos em 2009, até outubro, chegou a 961.603, 29,7% a mais que durante o mesmo período do ano passado.
Para os trabalhadores, porém, é preciso saber a ocasião certa para usar a possibilidade do adiantamento. Cobrando entre 3% e 5% mensais de juros, o 13º apresenta taxas menores em relação a outros serviços bancários, o que pode torná-lo atraente para quem está "apertado". Mas, ao solicitar o adiantamento, o cliente necessita calcular o impacto da medida em seu orçamento, dizem os especialistas, já que deixará de contar com o dinheiro extra no fim do ano.
"Quando a pessoa busca uma opção para liquidar dívidas com juros maiores, a exemplo decheque especial e cartão de crédito, vale a pena tentar adiantar o 13º", recomenda o coordenador do curso de economia da Faculdade Boa Viagem (FBV), Alexandre Jatobá.
"Não sendo para livrar esse tipo de dívida, não vale a pena antecipar. É preciso lembrar que as despesas aumentam no fim do ano, com presentes e festas. No início do ano seguinte, já temos impostos, material escolar. O 13º ajuda a honrar todos esses compromissos", acrescenta.
Em geral, os bancos oferecem a possibilidade de antecipar uma parte daquela que também é conhecida como gratificação natalina para clientes que recebem algum provento em conta corrente na própria instituição. Os juros mensais cobrados no Banco do Brasil variam entre 2,59% e 3,99%. Na Caixa Econômica Federal, a taxa fica entre 2,50% e 2,55%.
Na Caixa, por sinal, a quantidade de pedidos recebidos para adiantamento do 13° também vem crescendo ano após ano. Em 2008, foram 17.000 operações, 45% a mais que no ano anterior. A perspectiva da instituição é de que 2009 feche com umaumento de novamente 45% sobre o último resultado.
Por lei, o prazo para as empresas pagarem a primeira parcela do 13º é até 30 de novembro. A segunda parcela deve ser quitada até 20 de dezembro. Por isso, os trabalhadores ainda têm tempo para solicitar a antecipação do benefício que é um direito dos brasileiros desde 1962. A questão é apenas pesar todos esses fatores para ver se vale a pena.
Fonte: Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário